A perspectiva de que heróis são necessários para realizar coisas que outros não podem realizar POR CAUSA DAS LEIS. O paradoxo de defender as leis pela sua perversão e pela sua transgressão. Lott e o golpe para “retorno às instituições vigentes”.

Paradoxos são inevitáveis. Mas, justamente, temos que reconhecê-los pelo que são.

A ideologia do “herói” está presente na Alemanha, nazista ou não (Wagner fala nisso o tempo todo), e nos EUA — e não falo apenas dos quadrinhos.

Os heróis gregos eram bárbarescos! Eram sempre transgressores. Idealizamos pessoas que transcendem pela transgressão.

Batman diz “nós somos criminosos”.

É o homem sobre o cavalo branco, pintado por Jacques-Luis David. Ele nos salva de nós mesmos. Ele nos absolve de nossa reponsabilidade.

Que desastre!