Oi, Dani. Vou esboçar a ideia que eu mencionei acima.
Ela surgiu quando eu li este texto do Bret Devereaux, um historiador:
https://acoup.blog/2020/07/24/collections-bread-how-did-they-make-it-part-i-farmers/
Uma parte importante do texto é mostrar que o foco das atividades agrícolas antigas era a redução de risco e não o aumento da eficiência. Só que isso me chamou imediatamente um contraste com o Agricola, que é justamente um jogo ao estilo “montar uma máquina eficiente”.
E pensar neste contraste me fez lembrar do que conversamos sobre a disciplina de design de jogos que você ministra. Poderia usar isso na disciplina, ou em um curso de extensão.
Minha ideia: a atividade teria dois tipos de insumos/fundamentos. Por um lado, este texto do Devereaux e mais material da História, e por outro o próprio Agricola. A partir destes dois fundamentos, a ideia seria pedir aos alunos que criassem um jogo que demonstrasse o foco em redução de risco e não em eficiência.
Existem versões online gratuitas do Agricola. Então, seria perfeitamente possível fazer um curso destes por videoconferência para as aulas teóricas e práticas, inclusive dos protótipos dos alunos. Isto envolveria a parte de design gráfico e a parte de design do sistema de jogo em si.
Conversei sobre a ideia com a profa. Martha Hameister, do DeHis, e ela adorou a ideia. A Martha participou do curso no qual fiz a coleta de dados do meu mestrado, e desde então tem participado de várias iniciativas no DeHis envolvendo o uso de jogos para o ensino de história.