Acabo de me dar conta de algo interessante sobre Austerlitz. Foi uma “batalha decisiva” nas guerras napoleônicas — mas, crucialmente, apenas porque Áustria e Rússia ainda estavam usando as regras do “jogo dos reis” do século XVIII. Basicamente, “quem perde a batalha importante pede a paz”. Quando a Áustria voltou à guerra contra a França, estava jogando pelas novas regras, criadas pelos exércitos revolucionários franceses.