Hoje li uma matéria, publicada em El País há dois anos:
https://brasil.elpais.com/eps/2021-08-20/o-que-ocorre-em-nosso-cerebro-ao-ler-um-romance.html
A matéria refere a pesquisa do prof. Keith Oatley, da Universidade de Toronto. Sua página tem vários artigos publicados sobre os efeitos mentais da leitura da ficção.
Um trecho em especial, no texto em El País, me chamou a atenção:
“A pesquisa de Oatley confirma o que Stevenson disse: ao compartilhar indiretamente as sutilezas e atribulações da história, e ao fazer inferências sobre o desenvolvimento da trama, o leitor expande sua empatia. Ou seja, alinhamos nossas emoções e pensamentos com os dos personagens. Com imagens de ressonância magnética funcional, comprovou-se que quando as pessoas leem que descrevem uma ação, como ‘subindo as escadas’, a leitura leva à simulação do conteúdo motor e emocional no cérebro, acompanhada por mudanças nas regiões cerebrais que provocam a ação, como se o leitor a estivesse realizando.”
Pensei de imediato: isso acontece com jogos?