Isto aqui o que é?

Isto aqui é um pouquinho de um brasileiro que pensa e é feliz.

Estas páginas são uma mistura de blog, podcast, e repositório de meus trabalhos. Muita coisa sobre jogos, jogadores, e ludologia; e também poesia, política, história, reflexões sobre questões pessoais… qualquer coisa que me atraia a atenção. Muito do que já publiquei na Internet encontra-se aqui; mas note que muitos dos textos mais antigos não foram revisados e nem organizados.

Uso dois “codinomes” aqui. O primeiro é “Quartel-Mestre”. Este é o meu título na Confraria Lúdica, provavelmente o grupo de jogadores mais antigo no Brasil, ainda em atividade. É uma expressão militar antiga, e indica o responsável pelos suprimentos. Nos primeiros anos da Confraria, os suprimentos mais importantes eram os jogos e o lanche…

Já “The Rules Lawyer” é uma brincadeira mais recente, e vem dos RPGs. Formei-me em Direito, e fui advogado (não-praticante…) por muitos anos; hoje, estou desligado da OAB, então já não sou advogado. Mas, há bastante tempo, venho pesquisando regras de jogo, e a relação entre jogadores e regras; e, em inglês, a expressão “Rules Lawyer” – literalmente, “advogado das regras” – indica aquele jogador chato que fica insistindo em todas as regras, mesmo as que prejudicam os seus colegas. Adotei a expressão como o nome do meu podcast.

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.