Jogo de Aniversário

Sumário: Hoje meu confrade Claudio veio comemorar o aniversário de 13 anos de seu filho Claudio, trazendo-o com dois colegas para uma boa jogatina. Claudio (flho) já conhecia vários jogos modernos, mas para os seus colegas foi uma revelação, acostumados que estavam apenas a jogos disponíveis no mercado brasileiro. Contando ainda com nosso confrade José Theodoro, começamos com uma partida de **Citadels ** e engatamos depois três partidas de **Ubongo **, uma de **Mistery of the Abbey ** e uma de **Gemblo **, esta com a participação de Lídia. Foi uma noite extremamente agradável. Ao chegar, um dos rapazes (Vitor) olhou a minha coleção de jogos e perguntou, meio perdido, se eu tinha **War **, **Banco Imobiliário ** ou **Detetive **.

Publicação: 29 Feb 2008
Tempo de leitura: 2 min

Assuntos: blog antigo relatos-de-partidas
Palavras-chave: Confraria Lúdica Gemblo Ubongo Citadels Lidia Villafañe Claudio Corrêa aniversário Theodoro Menck Mystery of the Abbey Claudio Corrêa Filho foto

Este texto foi publicado em um de meus blogs antigos, e ainda não foi revisado.

Hoje meu confrade Claudio veio comemorar o aniversário de 13 anos de seu filho Claudio, trazendo-o com dois colegas para uma boa jogatina. Claudio (flho) já conhecia vários jogos modernos, mas para os seus colegas foi uma revelação, acostumados que estavam apenas a jogos disponíveis no mercado brasileiro. Contando ainda com nosso confrade José Theodoro, começamos com uma partida de **Citadels ** e engatamos depois três partidas de **Ubongo **, uma de **Mistery of the Abbey ** e uma de **Gemblo **, esta com a participação de Lídia.

image

Foi uma noite extremamente agradável. Ao chegar, um dos rapazes (Vitor) olhou a minha coleção de jogos e perguntou, meio perdido, se eu tinha **War **, **Banco Imobiliário ** ou **Detetive **. Respondi que sim, mas que andava dando preferência aos jogos mais modernos, acrescentando que achava uma boa idéia se eles aproveitassem a ocasião para conhecê-los também. Entreguei-lhes o baralho com os jogos da minha coleção (criado em http://www.superpowernosissies.com/games/idkwdywtp/index.php), com uma breve descrição em português de cada jogo, para que eles escolhessem os jogos que lhes parecessem mais interessantes. Acabaram escolhendo mais de vinte jogos, variando de **Republic of Rome ** a **Citadels **. Como éramos seis e um de nós tinha um horário apertado, decidi começar pelo **Citadels **. Gostaram muito e jogaram bem e um deles (André) quase ganhou, mas a partida acabou sendo vencida por meu confrade José Theodoro. Depois, Theodoro saiu e sugeri que jogássemos **Ubongo **; fiquei de árbitro nas duas primeiras partidas, enquanto Claudio e os rapazes jogavam, depois Claudio (pai) e eu trocamos de lugar para que eu jogasse uma partida. Estou destreinado no **Ubongo **, perdi feio. Claudio (filho) empatou ou ganhou as três partidas, mas seus colegas não ficaram muito atrás. Como Vitor tinha pedido algum jogo semelhante ao **Detetive **, sugeri a seguir uma partida de **Mistery of the Abbey **. Foi muito divertido e todos jogaram bem. O fim do jogo foi cabeça a cabeça, mas consegui falar ao Abade antes dos demais e ganhei. Finalmente, encerramos a noite com uma partida de **Gemblo **, sugerido por Claudio (pai). Lídia participou também, já que o **Gemblo ** não permite partidas com cinco jogadores. Foi a primeira vez que joguei este jogo a seis e, pela segunda vez, vi alguém conseguir acabar o jogo colocando todas as peças — Claudio (pai), com uma bela vitória. Os três rapazes saíram daqui muito satisfeitos e extremamente interessados em conhecer mais sobre os jogos mais modernos. Aparentemente, consegui mais alguns convertidos…