Pandemia

A COVID-19 e a histeria

18 Mar 2020 | 4 min de leitura


Sim, a reação a esta pandemia pode ser chamada de “histeria”. Isso não quer dizer que esteja errada.

Em todos os países do mundo nos quais o vírus está identificado, os resultados mostram que há muitas mais pessoas infectadas do que as que são identificadas. Países que realizam mais testes com sua população (Coreia do Sul) identificam quase todos, paises que quase não realizam testes (EUA, Brasil) podem ter dezenas mais de infectados do que os identificados. O paciente que morreu ontem, em São Paulo, era o porteiro de um edifício no Paraíso, em São Paulo. Estava doente há dias. O vírus somente foi identificado após a sua morte. Seus familiares, vários deles idosos, não conseguem sequer ser atendidos, muito menos testados, para avaliar a possibilidade de infecção.


continua...

Pandemic

28 Feb 2020 | 3 min de leitura


As notícias sobre a epidemia do coronavírus continuam ocupando as manchetes dos jornais. Os esforços de contenção estão se mostrando insuficientes; provavelmente logo a Organização Mundial de Saúde vai declarar que a epidemia se transformou em uma pandemia.

Profissionais da área de epidemiologia estão familiarizados com o ciclo de progressão de uma epidemia ou pandemia. Mas leigos também podem aprender um pouco sobre o assunto com um jogo: Pandemic (Matt Leacock, 2008).


continua...