Confraria lúdica

40 anos da Confraria Lúdica

12 Oct 2019 | 1 min de leitura


Não foi em um Dia das Crianças, e os três jovens já não eram crianças – embora não fossem ainda adultos. Reuniam-se quase todos os dias, à tarde, para jogar. No início, 1914 e War, com alguns dos jogos publicados na coleção Todos os Jogos para variar um pouco.


continua...

Aula na Psicologia

30 Aug 2017 | 5 min de leitura


O jogo Lobisomem em uma aula na Psicologia, para explorar dinâmicas de grupo.

continua...

Jargão

10 Oct 2011 | 2 min de leitura


Este jogo é bom porque é rápido.

continua...

Domingo animado

29 Jun 2008 | 1 min de leitura


Hoje o domingo foi animado, muitos amigos vieram jogar. Primeiro joguei uma partida de **Tichu ** em parceria com Rita contra Breno e Sérgio, que ganharam. Depois, Claudio e Theodoro chegaram e jogamos **Railroad Tycoon **, que eu ganhei. Para encerrar a noite, eu, Marcelo, Claudio, Theodoro e Breno jogamos **Traders of Genoa **, que Theodoro ganhou.

continua...

Jogando e ganhando

28 Jun 2008 | 1 min de leitura


Hoje Claudio e Marcelo vieram para cá e jogamos dois jogos: primeiro, uma demorada partida de **Through the Ages ** e, depois, uma rápida partida de **Railroad Tycoon **. Consegui vencer as duas, a primeira com dificuldade e a segunda com facilidade, para grande desgosto do Marcelo.

continua...

Through the Ages

25 Jun 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo veio para jogar e decidimos enfrentar o **Through the Ages **. Foi uma boa partida, pela primeira vez consegui chegar ao fim do jogo. Marcelo ganhou bem, resistindo a uma guerra potencialmente devastadora que declarei na antepenúltima jogada.

continua...

Tirando o atraso

23 Jun 2008 | 1 min de leitura


Hoje comecei a tirar o atraso das últimas semanas. Primeiro joguei uma partida de **On the Underground ** com Breno, que ganhou; depois Theodoro chegou e jogamos uma partida de **Caylus **, também vencida por Breno; e finalmente jogamos **Leonardo da Vinci **, que Theodoro venceu. Uma boa maneira de passar a tarde de domingo.

continua...

Longa jornada noite adentro

21 Jun 2008 | 1 min de leitura


Finalmente contratei um novo motorista. Isto me deixa novamente com tempo livre para jogar, o que Marcelo, Claudio e Breno aproveitaram pelo fim da tarde. Primeiro, Breno venceu Marcelo duas vezes no **Tzaar **, depois joguei com eles dois uma partida de **Ingenious ** enquanto esperávamos Claudio. Marcelo acha que seu filho Henrique, que tem 10 anos e é aficionado por xadrez, poderá se interessar por estes dois jogos. Quando Claudio chegou, começamos uma partida de **1870 ** — minha quinta, a segunda para Claudio e Breno e a primeira para Marcelo. Infelizmente tivemos que começar o jogo à luz de velas (!

continua...

Mais uma vez o 1870

14 Jun 2008 | 1 min de leitura


Ando ocupado nos últimos dias, pois nosso motorista se demitiu e estou conduzindo minha família para todos os seus compromissos e não resta muito tempo para jogar. De qualquer maneira, hoje aproveitei para jogar mais uma partida de **1870 **. Joguei com Maurício, um amigo que não via há tempos, e meus confrades Claudio, Paulo Müller e Luiz Henrique. Foi uma boa partida, embora não tenha ido até o fim por causa do adiantado da hora; Paulo conquistou uma bela vitória.

continua...

Novamente o Through the Ages

29 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje Claudio, Marcelo e eu encaramos novamente o **Through the Ages **. Conseguimos chegar apenas até a metade da fase II, mas foi uma partida bem interessante. Temos que marcar um dia com tempo suficiente para jogá-lo até o fim.

continua...

Jogo novo chegando

28 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje recebi um jogo novo: **1870 **, da série **18xx **. Já tive o **1830 **, mas achei-o muito esquisito na época e acabei por vendê-lo. Hoje passei a tarde estudando o **1870 ** e acredito ter acertado, parece ser um jogo muito bom e parece ser o tipo de jogo de que a Confraria gosta. Agora vejamos quando consigo estreá-lo.

continua...

Through the Ages

23 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje conseguimos jogar o **Through the Ages ** a quatro: Sérgio, Marcelo, Claudio e eu mesmo. Apesar de os outros três não conhecerem o jogo, achei melhor passar logo ao jogo completo, para que o jogo fosse mais interessante. Decisão acertada: embora as jogadas tenham sido demoradas, foram bastante intensas e o jogo foi muito interessante. Ele realmente fica muito melhor com quatro jogadores. Mas, devido ao adiantado da hora, não pudemos levá-lo até o fim, chegamos apenas até o fim da Era I. Devido a alguns erros que notamos no decorrer da partida, não declaramos vencedor. No fim da noite, o grupo de **Call of Cthulhu ** se reuniu para continuarmos a campanha **Masks of Nyarlathotep **, desta vez com mais um jogador: Janary uniu-se ao grupo.

continua...

Decepção

21 May 2008 | 1 min de leitura


Marcelo hoje saiu decepcionado daqui; ele e Claudio vieram pelo fim da tarde para jogarmos um pouco, mas hoje não era seu dia. Primeiro Claudio ganhou bem no **Caylus ** e ele ficou em último; depois eu ganhei no **Formula Dé ** e ele novamente ficou em último. Melhor sorte da próxima vez, caro confrade. Depois que Claudio e Marcelo saíram, Theodoro apareceu. Aproveitei para ensinar-lhe o **Through the Ages ** e o fiz tão bem que perdi de novo…

continua...

Desforra

16 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo veio para jogarmos mais um pouco e reeditamos a nossa partida melada de **Twilight Struggle **. Desta vez os americanos levaram a melhor e ele concedeu a vitória no quarto turno. Depois, estreamos o **On the Underground **; o jogo não o agradou muito e eu acabei ganhando neste também. À noite, o grupo de **Call of Cthulhu ** continuou a campanha **Masks of Nyarlathotep **. Os investigadores foram ao Cairo, onde encontraram várias pistas que começam a fazer as coisas se encaixarem.

continua...

Jogo melado

14 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo veio para jogar um pouco, mas não tinha muito tempo. Resolvemos jogar uma partida de **Twilight Struggle **. Ele jogou com a URSS e saiu-se muito bem, mas no fim do terceiro turno percebemos que faltava uma carta crucial no maço da **Early War **: a contagem do Oriente Médio (ela estava no maço da **Late War **). Interrompemos o jogo, mas tenho certeza que ele teria vencido.

continua...

Estreando o Mare Nostrum

11 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje Claudio e Marcelo vieram pelo fim da tarde para jogarmos um pouco. Estreamos o **Mare Nostrum **, primeiro com uma partida interrompida depois de algumas jogadas devido a muitos erros, e em seguida com uma partida completa que consegui vencer. Achei-o um jogo muito interessante, mas parece que ele será muito melhor com quatro ou cinco jogadores.

continua...

Encerrando o feriado

4 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje meu pai voltou a Belo Horizonte pela manhã e, à tarde, alguns amigos vieram para encerrarmos o feriado com uma tarde de jogos. Primeiro eu e Breno jogamos **La Cittá **, que eu não conhecia; jogo bastante interessante. Depois, Sérgio, Marcelo e Claudio chegaram e jogamos uma partida de **The Republic of Rome **. Marcelo e Claudio se decepcionaram com o jogo, que acabou novamente em derrota para Roma. Finalmente, depois que Sérgio saiu, fechamos a noite com uma partida de **Caylus **, vencida por Marcelo.

continua...

Véspera de feriado

30 Apr 2008 | 1 min de leitura


Não sei se vou conseguir jogar muito neste feriado prolongado, mas pelo menos hoje consegui jogar um pouco. Claudio e Marcelo vieram para cá e jogamos uma partida de **Caylus ** que eu consegui vencer por uma margem apertada, e depois jogamos uma partida de **Maharaja ** que Claudio ganhou de forma brilhante.

continua...

Mais The Republic of Rome

27 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje jogamos mais uma partida de **The Republic of Rome **, desta vez usando as **Living Rules ** disponíveis no BGG. Foi uma partida renhida e Breno esteve a um passo de vencer, mas mais uma vez Roma foi derrotada. Pena. Jogamos eu, Breno, Theodoro e Sérgio.

continua...

Caylus em dose tripla

23 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje Claudio e Marcelo vieram para cá e jogamos três partidas de **Caylus **. Na primeira enfrentei e derrotei Claudio. Depois disso, Marcelo chegou e jogamos mais uma, na qual os dois empataram; e encerramos a noite com mais uma, na qual venci os dois por uma boa margem.

continua...

Dia equilibrado

21 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje foi um dia bem equilibrado para a Confraria. Primeiro joguei **Caylus ** com Marcelo e ganhei, depois Claudio chegou e jogamos **Maharaja ** e ele mesmo ganhou. Mais tarde, Theodoro também chegou e jogamos uma partida de **Container **, que ele ganhou, e encerramos a noite com uma partida de **Ra ** vencida por Marcelo.

continua...

Outra visita significativa

20 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje foi a vez de meu caro confrade Adriano, seu filho Thiago e sua esposa Larissa nos visitarem. Nós não víamos Adriano e Larissa desde fevereiro, quando se mudaram para Curitiba. Naturalmente, foi uma oportunidade para jogarmos um bocado. Eu e Marcelo começamos com uma partida (não concluída) de **Caylus **, seguida por uma de **Leonardo da Vinci ** quando os outros chegaram, e finalmente uma partida de **Shadows Over Camelot ** com sete jogadores (mas sem o traidor), vencida pelos cavaleiros com alguma dificuldade. Depois, saímos para jantar e colocar as novidades em dia.

continua...

Sexta-feira

18 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje não tivemos nossa partida habitual de **Call of Cthulhu **. Em compensação, joguei uma partida de **Maharaja **, vencida por meu confrade Marcelo, e depois uma de **Cuba **, vencida por Lídia. Entre uma e outra, Sérgio ensinou Lídia a jogar **Blokus **, ganhando fácil a primeira partida contra ela e imediatamente perdendo a partida subseqüente.

continua...

E ainda mais Maharaja

11 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje Claudio, Marcelo e eu jogamos mais uma partida de **Maharaja **; desta vez, Claudio conquistou uma apertada vitória. À noite, prosseguimos a campanha **Masks of Nyarlathotep ** do RPG **Call of Cthulhu **. Os intrépidos investigadores exploraram uma misteriosa loja no Harlem e saíram quase ilesos: um deles sofreu um ataque de esquizofrenia.

continua...

Mais Maharaja

10 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo e Claudio voltaram a aparecer e jogamos mais um pouco. Claudio e eu empatamos uma partida de **Ubongo ** e, depois que Marcelo chegou, jogamos duas de **Maharaja **; ganhei a primeira e Claudio ganhou a segunda.

continua...

Estréia

8 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje meus confrades Marcelo e Claudio apareceram para jogarmos um pouco. Estreamos o **Maharaja ** e este revelou-se um jogo bastante bom; jogamos duas partidas. Ganhei a primeira e Claudio ganhou a segunda. Veja a foto…

continua...

El Grande

6 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje meus confrades José Theodoro e Marcelo vieram e jogamos uma disputada partida de **El Grande **; Theodoro liderou a contagem por boa parte de jogo, mas eu e Marcelo conseguimos reverter este quadro e acabei vencendo com uma pequena vantagem sobre Marcelo. Bom jogo.

continua...

Sexta-feira

28 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje meus confrades Claudio e Marcelo vieram para jogarmos mais um pouco. Jogamos uma partida de **Merchant of Venus **, que eu não jogava há uns vinte anos, e Marcelo ganhou. Depois jogamos **Railroad Tycoon ** e Claudio venceu a disputada partida.

continua...

Mais Twilight Struggle

27 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo pediu a revanche das duas últimas partidas de **Twilight Struggle **, que eu ganhei com os soviéticos. Mas ainda não foi desta vez; hoje joguei com os americanos e, reconhecidamente graças à boa sorte, ganhei de novo.

continua...

8ª Open House Lúdica

23 Mar 2008 | 1 min de leitura


Ontem tivemos a 8ª Open House Lúdica, a primeira com as novas mesas da sala de jogo. Foi uma excelente reunião, com a participação de 21 pessoas. Mais detalhes… Participaram Antônio, André, Mariana, Rafael, Rodrigo, Breno, Thalia, Lídia, Lia, Carlos, Cristiana, Marília, Eduardo, Claudio e seu filho Claudio, outro André, Maurício, Patrícia, Sérgio e Rita. Jogamos Ubongo (2 vezes), Niagara, Blue Moon City, Ticket to Ride, La Cittá, Railroad Tycoo_n, Carcassonne_, _Ingenious_, _Werewolves of Miller’s Hollow_, _Brass_, _Betrayal at House on the Hill_, _Colossal Arena_ e _Shadows Over Camelot_. A reunião começou às 14:30 e foi até as 01:30 da manhã de domingo.

continua...

E continua a maré

21 Mar 2008 | 1 min de leitura


Minha maré de sorte continua. Hoje Marcelo veio jogar mais uma partida de **Twilight Struggle ** e mais uma vez ganhei com os soviéticos. Depois que Claudio chegou, jogamos uma partida de **King’s Gate ** que Claudio venceu, seguida de uma partida de **Railroad Tycoon ** na qual venci Marcelo por 2 pontos e encerramos a noite com uma partida de **Formula Dé ** que também venci, depois que Marcelo rodou espetacularmente a duas curvas do final.

continua...

Jogando na Semana Santa

20 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo e eu jogamos outra partida de **Twilight Struggle **. Joguei novamente com os soviéticos, mas desta vez consegui dominar cedo o jogo e ganhei no quarto turno. Depois, jogamos uma partida de **Great Wall of China ** enquanto esperávamos Claudio chegar; Marcelo não gostou do jogo, mesmo tendo ganhado. Depois que Claudio chegou, jogamos uma partida de **El Grande ** e consegui ganhar novamente. Finalmente, Claudio e eu encerramos a noite com uma partida de **Railroad Tycoon **, que também ganhei. No geral, um bom dia lúdico.

continua...

Twilight Struggle

19 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo eu eu jogamos uma disputadíssima partida de **Twilight Struggle **. Joguei com os soviéticos e, embora tenha conseguido boas posições no jogo, não consegui traduzi-las em pontos como gostaria. Quando começou o último turno, eu estava em vantagem, mas Marcelo conseguiu reverter isso com a contagem da África — o único continente que ele dominava. Uma merecida vitória para ele, mas certamente foi a partida de TS mais interessante que já jogamos.

continua...

Mais Tycoon

18 Mar 2008 | 1 min de leitura


Continua o empate no **Railroad Tycoon **: hoje eu ganhei a primeira e Marcelo ganhou a segunda partida. A seguir, começamos (mas não acabamos) uma partida de **Power Grid ** enquanto aguardávamos o Claudio chegar. É um jogo interessante, mas em minha opinião não merece a posição que ocupa no **ranking ** do BGG. Depois que o Claudio chegou, jogamos **Credo **, com as cartas recém-traduzidas, mas por comum acordo encerramos o jogo sem acabá-lo. Achamo-lo um jogo muito aleatório; talvez com mais jogadores fique melhor, vamos ver.

continua...

Railroad Tycoon

17 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje meu confrade Marcelo veio para jogarmos um pouco. Jogamos duas partidas de **Railroad Tycoon **; ele ganhou bem a primeira e eu ganhei apertado a segunda. A dinâmica do jogo a dois fica bem diferente do jogo com cinco ou seis pessoas, é um jogo bem interessante.

continua...

Jogos da sexta

14 Mar 2008 | 1 min de leitura


Bem, hoje foi um bom dia de jogos. À tarde, joguei **Gemblo ** com meu confrade Marcelo e ganhei pela primeira vez este jogo. Depois, Claudio chegou e jogamos duas partidas de **Railroad Tycoon **. Claudio ganhou a primeira e eu ganhei a segunda. À noite, nosso grupo de **Call of Cthulhu ** encerrou com louvor a campanha **Shadows of Yog-Sothoth **. Não gostei muito desta campanha como publicada, precisei fazer várias adaptações para que ela fluísse direito. Foi a primeira campanha publicada para **Call of Cthulhu **, e parece quase um **dungeonfest ** sem o **dungeon **. As aventuras são frouxamente conectadas, os ganchos para começá-las são risíveis e alguns dos cenários são simplesmente inaceitáveis.

continua...

Estréia

6 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo, Claudio, Breno e eu estreamos o **Cuba **. Achei-o um jogo muito interessante, comparável ao **Puerto Rico ** mas (em minha opinião) melhor que ele. Vou jogá-lo mais algumas vezes antes de postar aqui uma resenha mais detalhada.

continua...

Jogo de Aniversário

29 Feb 2008 | 2 min de leitura


Hoje meu confrade Claudio veio comemorar o aniversário de 13 anos de seu filho Claudio, trazendo-o com dois colegas para uma boa jogatina. Claudio (flho) já conhecia vários jogos modernos, mas para os seus colegas foi uma revelação, acostumados que estavam apenas a jogos disponíveis no mercado brasileiro. Contando ainda com nosso confrade José Theodoro, começamos com uma partida de **Citadels ** e engatamos depois três partidas de **Ubongo **, uma de **Mistery of the Abbey ** e uma de **Gemblo **, esta com a participação de Lídia. Foi uma noite extremamente agradável. Ao chegar, um dos rapazes (Vitor) olhou a minha coleção de jogos e perguntou, meio perdido, se eu tinha **War **, **Banco Imobiliário ** ou **Detetive **.

continua...

Maré de Sorte

28 Feb 2008 | 1 min de leitura


Acho que estou em uma maré de sorte. Hoje meu confrade José Theodoro e eu jogamos uma partida de **Twilight Struggle ** e uma de **Roma ** e ganhei as duas. Claro, era a primeira vez que ele jogava um e outro, mas sorte é sorte…

continua...

Mais jogos

27 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje meus confrades vieram para cá e pudemos jogar três partidas: uma de **Brass ** e duas de **Container **; ganhei as três. Curiosamente, nas duas partidas de **Container ** eu tinha muito poucos **containers ** na ilha; na primeira partida fiz $10 e na segunda $5 com os produtos na ilha, mas fiz muito dinheiro nos outros negócios do jogo.

continua...

Aproveitando a sexta-feira...

22 Feb 2008 | 1 min de leitura


… meus confrades vieram para cá e jogamos duas partidas de **Container **, duas de **Gemblo ** e uma de **El Grande **. Marcelo ganhou uma de **Container ** e eu a outra, Claudio ganhou as duas de **Gemblo ** e Marcelo venceu a de **El Grande **.

continua...

Container

21 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje meus confrades vieram para cá e jogamos mais duas partidas de **Container **. Muito interessante, mas infelizmente nas duas vezes fiquei em segundo lugar. Melhor sorte da próxima vez…

continua...

Jogatina de domingo

17 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje a Confraria tinha planejado jogar **Advanced Civilization ** mas, devido ao **quorum ** inadequado, optamos por outros jogos. Primeiro jogamos duas partidas de **Caylus Magna Carta **, depois duas de **Gemblo **, uma de **Age of Empires III ** e encerramos a noite com três partidas de **Container **. Foi a última jogatina de que nosso confrade Adriano e sua esposa Larissa participaram antes de sua viagem para Curitiba. Desta vez Marcelo saiu feliz, ganhou quase todas as partidas, exceto a primeira de **Caylus Magna Carta ** e a última de **Container **, vencidas por mim. Veja a foto do **Age of Empires III **…

continua...

Bota-fora

14 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje à noite nos reunimos no Pizzaiolo para uma despedida em regra de nosso confrade Adriano e sua esposa Larissa, que vão para Curitiba na semana que vem. Veja a foto…

continua...

Lista five-and-dime 2007

13 Feb 2008 | 4 min de leitura


Meu amigo Fàbio Tola postou ontem na lista BG-BR uma mensagem mencionando uma pesquisa anual baseada nos jogos jogados pelo menos cinco e dez vezes durante um ano. Como 2007 foi o primeiro ano em que marquei todas as minhas partidas (graças ao Boardgamegeek), estou em condições de montar a minha própria lista **five-and-dime ** para 2007. Vou começar pelos jogados cinco vezes… **Mistery of the Abbey ** (5). Um jogo de dedução bem simples, uma espécie de **Detetive ** ( **Clue **) turbinado. Não gosto muito dele, mas faz um certo sucesso com jogadores iniciantes. **Louis XIV ** (5).

continua...