Impressões

Sobre a série Impressões, de livros sobre jogos e jogadores.

A série Impressões é composta por livros que apresentam uma perspectiva impressionista sobre jogos: os resultados de minhas percepções e reflexões sobre jogos e jogadores, ao longo de muitos anos.

Ficarei extremamente feliz em trocar ideias com você sobre estes livros. Eu os escrevo em uma ferramenta chamada git. É muito usada por programadores, mas também funciona muito bem para outros tipos de criação de texto.

Se você quiser participar das conversas e discutir estes livros, crie uma conta gratuita no GitLab. Depois disso, use a funcionalidade Issues para enviar suas participação. Em cada um dos livros abaixo, o link Discussão leva diretamente à página de Issues daquele livro.

1. Homo regulans

O primeiro volume da série funciona como uma introdução geral; embora seu tema geral seja o das relações entre pessoas e regras, esta discussão encontra-se principalmente na terceira parte do livro. As duas primeiras partes servem para estabelecer um conjunto de informações comuns: a primeira parte é um esboço da longa história dos jogos, e a segunda traz discussões sobre os elementos que compõem um jogo.

Neste livro, assim como em outros da série, tenho especial interesse nas pessoas e nas relações que estabelecem – entre si, e com os jogos. Este foco nas pessoas e nas suas relações permite fazer uma brincadeira conceitual: este não é propriamente um livro sobre jogos, e sim sobre a ecologia dos jogadores.

2. Por falar em jogos…

Este livro ainda está em preparação. Seu tema são os pontos de contato entre jogos e linguagem.