AVISO

Este é o forum da Confraria Lúdica, tal como se encontrava quando foi desativado. Recentemente, encontrei por acaso o arquivo de back-up, que eu acreditava ter apagado. Consegui recuperá-lo e decidi colocá-lo no ar novamente, apenas para leitura, para que seus antigos frequentadores possam recuperar memórias deste período.

O back-up incluía todas as mensagens, mas nem todas as imagens -- os avatares, por exemplo, não estão disponíveis.

Espero que esta reconstrução possa ser útil. Caso deseje entrar em contato comigo, por favor use o endereço https://lcduarte.com/contact/.

PS: Minha mensagem com os motivos para o fechamento do forum pode ser encontrada em https://lcduarte.com/blog/436.

Terça - 11/dez

Este grupo é dedicado a todos os jogadores de Curitiba e arredores. O principal evento do grupo é o Curitiba Lúdica, o evento bimestral de jogos de tabuleiro modernos.
Post Reply
tiagoperretto
Crash Test Meeple

Terça - 11/dez

Post by tiagoperretto » Wed Dec 12, 2012 10:18

Olá, pessoas!

Ontem vieram à minha casa o Jorge, o Caco e o Marcelo para uma noite de jogos. O que jogamos:

- Ingenious: Travel Edition (Jorge e eu) - apesar de conhecer as regras, nunca tinha antes jogado o Ingenious. Foi uma partida bem disputada, a qual venci por 10 a 8;

- Eminent Domain (Marcelo, Caco, Jorge e eu) - jogamos uma versão mais light (já que praticamente todos desconheciam as regras), sem os poderes das tecnologias (valiam somente os símbolos e os pontos). O começo viu uma rápida expansão de todos, com bastante Sondagens e Colonizações. O Jorge e o Caco reforçaram suas expansões com ações de Guerra, enquanto o Marcelo e eu buscamos produzir e vender. Na contagem final, quase um photo-finish: 26 pontos para mim contra 25 pontos do Caco;

- Airlines Europe (Marcelo, Caco, Jorge e eu) - é basicamente o irmão gêmeo um pouco mais simplório do Union Pacific. Nele os jogadores aumentam as linhas aéreas de diversas companhias e, com isso, aumentam o valor de mercado dela - então, quando chegar um dos três gatilhos de pontuação, as mais valiosas renderão pontos para quem tiver ações delas (o 1º leva mais, o 2º a metade, o 3º a metade da metade, etc). Quando coloca-se um avião da companhia no tabuleiro, o valor da cia aumenta de acordo com o valor pago. Sempre que usa a ação de colocar aviões, o jogador pega uma carta de títulos de ação entre as opções disponíveis. Outras ações disponíveis: abaixar cartas de títulos (as ações das companhias), que rende $2 por título (carta) abaixado; trocar 1 título de uma cia qualquer por 1 título da companhia aérea especial ou 3 títulos de qualquer cia por 2 títulos da companhia aérea especial; e ganhar $8. Cias aéreas com mais títulos têm mais aviões (ou seja, podem subir mais de valor, mas é mais difícil ter controle acionário delas). O jogo ocorreu de forma bem tranquila, sem momentos de AP, ainda que tenham sido poucas as cias em que houve disputa pelo controle acionário (a azul, a vermelha e a branca foram as mais brigadas). Ao final, eu me preparava para a dança da vitória após o anúncio das pontuações quando o Caco fez uma recontagem safada e viu que tinha errado, assim o resultado foi: 101 pontos para o Caco contra 95 pontos meus e 83 pontos do Marcelo e do Jorge;

- Carcassone: New World (Jorge, Marcelo e eu) - finalizamos a noite com algo mais leve. A luta pela vitória, a princípio, ficou entre o Jorge e eu, enquanto o Marcelo lamentava o azar. Então o Marcelo correu um risco de meter um trabalhador em um grande campo, mas tudo deu certo: o campo foi fechado e de quebra ele conseguiu fechar um lago também. O resultado foi um tremendo salto em pontos: eu tentei ir atrás e não consegui. Placar final: 63 pontos para o Marcelo e 61 para mim.

E foi isso!

Abs,

libonati
Crash Test Meeple

Re: Terça - 11/dez

Post by libonati » Thu Dec 13, 2012 12:44

Estava a fim de conhecer o Airlines Europe. Ouvi dizer que o fator aleatório dele é menor que o do Union Pacific, mas pelo visto é bem parecido!

Perreto, os caras aí tudo maior de idade e vc pega a versão light do eminent domain??? Que bichisse!
O jogo deve ficar bem mais rápido sem a árvore tecnológica, mas meio insonso, não??

tiagoperretto
Crash Test Meeple

Post by tiagoperretto » Thu Dec 13, 2012 03:39

libonati wrote:Estava a fim de conhecer o Airlines Europe. Ouvi dizer que o fator aleatório dele é menor que o do Union Pacific, mas pelo visto é bem parecido!

É um pouco menor sim, por causa de um único ponto (ao meu ver, pelo menos): que é possível construir em qualquer rota, basta ter o dinheiro exigido. No Union Pacific tem o problema com os tipos de trilho e como as cartas para colocar os trens são compradas no escuro, a aleatoriedade sobe. Por outro lado, foi justamente esse ponto que deixou o UP acima do Airlines para mim - as companhias não tem somente a diferença entre as quantidades de aviões disponíveis (o mesmo número de cartas de título que a cia tem - igual ao UP), mas também é preciso levar em consideração os tipos de trilhos em que elas podem construir. É um nível a mais que eu aprecio. No UP havia momentos em que não havia mais para onde crescer, ou as escolhas eram bem difíceis. No Airlines, não vi ninguém, em momento algum, ter problemas para alocar um avião.

libonati wrote: Perreto, os caras aí tudo maior de idade e vc pega a versão light do eminent domain??? Que bichisse!
O jogo deve ficar bem mais rápido sem a árvore tecnológica, mas meio insonso, não??

Ah, o Eminent é complexo por si só, pelo menos para aprender o andamento. Jogar sem as tecnologias claro que é bem mais palha que a versão normal, mas é era para aprender. Na próxima, já vai no full mode.

Abs,

libonati
Crash Test Meeple

Post by libonati » Thu Dec 13, 2012 03:53

tiagoperretto wrote:
libonati wrote: Perreto, os caras aí tudo maior de idade e vc pega a versão light do eminent domain??? Que bichisse!

Ah, o Eminent é complexo por si só, pelo menos para aprender o andamento. Jogar sem as tecnologias claro que é bem mais palha que a versão normal, mas é era para aprender. Na próxima, já vai no full mode.

Abs,

O Marcelo e o Jorge tinham um conhecimento parcial cada um... se juntasse os dois saía alguém com experiência de uma partida hauhaauahuaha!!!
Para mim e pro Radalle que foi sem cuspe mesmo hauahuaah!!!

Mas enfim, sem as tecnologias massa de troca, acredito que o jogo se condense em ter planetas! Considerando, ainda, que não compensa de vez vc ter variedade de planetas ou planetas produtores... investe só no que dá ponto!!

tiagoperretto
Crash Test Meeple

Post by tiagoperretto » Thu Dec 13, 2012 05:14

libonati wrote:
tiagoperretto wrote:

Abs,

O Marcelo e o Jorge tinham um conhecimento parcial cada um... se juntasse os dois saía alguém com experiência de uma partida hauhaauahuaha!!!
Para mim e pro Radalle que foi sem cuspe mesmo hauahuaah!!!

Mas enfim, sem as tecnologias massa de troca, acredito que o jogo se condense em ter planetas! Considerando, ainda, que não compensa de vez vc ter variedade de planetas ou planetas produtores... investe só no que dá ponto!!

Foi quase isso, mas só quase. Eu venci com o menor número de planetas e justamente optando por planetas que valem menos pontos, mas que produziam ou recursos coringas ou dois recursos. Foi devido aos pontos das trocas que venci.

Abs,

libonati
Crash Test Meeple

Post by libonati » Thu Dec 13, 2012 06:46

Veja vc, que impressão errada eu tive do jogo!!! Mas se eu estiver correto, certamente com tecnologias, vc teria dado uma volta nos caras!!!

tiagoperretto
Crash Test Meeple

Post by tiagoperretto » Fri Dec 14, 2012 08:49

libonati wrote:Veja vc, que impressão errada eu tive do jogo!!! Mas se eu estiver correto, certamente com tecnologias, vc teria dado uma volta nos caras!!!

Ah, sei não. O jogo justamente permite ir por caminhos diversos - colonizar ou dominar planetas sempre será uma estratégia viável, basicamente similar ao caminho militar no Race for the Galaxy.

Abs,

Post Reply