AVISO

Este é o forum da Confraria Lúdica, tal como se encontrava quando foi desativado. Recentemente, encontrei por acaso o arquivo de back-up, que eu acreditava ter apagado. Consegui recuperá-lo e decidi colocá-lo no ar novamente, apenas para leitura, para que seus antigos frequentadores possam recuperar memórias deste período.

O back-up incluía todas as mensagens, mas nem todas as imagens -- os avatares, por exemplo, não estão disponíveis.

Espero que esta reconstrução possa ser útil. Caso deseje entrar em contato comigo, por favor use o endereço https://lcduarte.com/contact/.



PS: Minha mensagem com os motivos para o fechamento do forum pode ser encontrada em https://lcduarte.com/blog/436.

Quarta - 21/nov

Este grupo é dedicado a todos os jogadores de Curitiba e arredores. O principal evento do grupo é o Curitiba Lúdica, o evento bimestral de jogos de tabuleiro modernos.
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tiagoperretto
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Quarta - 21/nov

Post by tiagoperretto » Thu Nov 22, 2012 10:11

Olá, pessoas!

Ontem, foram lá em casa o Marcelo, o Jorge e o Pedro para alguns jogos. O que caiu na mesa:

- D-Day Dice (Pedro, Marcelo, Jorge e eu) - jogamos no cenário Merville Battery. Houve vários momentos de "estamos ferrados se isso não ocorrer", mas conseguíamos, por efeitos diversos (especialistas, itens ou trocas) o que era preciso para continuar avançando e resistindo às perdas. As quatro unidades chegaram até o bunker, mas a unidade do Jorge cometeu um erro de cálculo (e comunicação) e foi eliminado ao tentar invadir o local. Assim, o resultado foi derrota;

- World War 5 (Pedro, Marcelo, Jorge e eu) - pareceu bem ruinzinho, mas depois, ao ler sobre ele, vi que a regra correta é que a ação de grow pode ser somente utilizada no continente inicial do jogador. Isso certamente faz uma tremenda diferença. Assim, esperem ver o jogo esta sexta;

- Tower of Babel (Pedro, Marcelo, Jorge e eu) - aqui houve opiniões divididas: isso porque o Pedro sofreu com o azar da compra das cartas (mas o mesmo pode ocorrer na compra das peças no Tigris & Euphrates, que dura consideravelmente mais, então, para variar, é mais um sinal do Pedro ficando velho e ranzinza). Em todo caso, na partida até perto do fim todos estavam embolados, mas a vantagem nas posições das construções das Maravilhas era minha, porém a última jogada do Jorge foi de mestre e ele ganhou a maioria em uma das Maravilhas e me mandou para segundo (parece pouco, mas o caso rendeu 16 pontos - 8+ para ele e 8- para mim), o que, ao final decidiu a partida em favor do Jorge, que venceu com 82 pontos, contra meus 75.

E foi isso!

Abs,

doizinho
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Re: Quarta - 21/nov

Post by doizinho » Thu Nov 22, 2012 10:16

tiagoperretto wrote:(mas o mesmo pode ocorrer na compra das peças no Tigris & Euphrates, que dura consideravelmente mais, então, para variar, é mais um sinal do Pedro ficando velho e ranzinza)

=)) =)) =)) =)) =)) =)) =)) =)) =)) =))
É bem por aí mesmo...

Abraço
Fabiano

Aiwendil
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Re: Quarta - 21/nov

Post by Aiwendil » Thu Nov 22, 2012 09:59

Entendi posteriormente que eu tinha possibilidades de fazer um jogo um pouco melhor do que fiz, no entanto ainda ficaria travado esperando chegar minha vez para completar algo sozinho até que minha mão voltasse a ter cartas para disputar o jogo.

Antes um velho ranzinza :ugeek: do que um conformado O0 ! Vocês gostam de quase qualquer coisa!!!!

tiagoperretto
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Re: Quarta - 21/nov

Post by tiagoperretto » Fri Nov 23, 2012 08:50

Aiwendil wrote:Entendi posteriormente que eu tinha possibilidades de fazer um jogo um pouco melhor do que fiz, no entanto ainda ficaria travado esperando chegar minha vez para completar algo sozinho até que minha mão voltasse a ter cartas para disputar o jogo.

Antes um velho ranzinza :ugeek: do que um conformado O0 ! Vocês gostam de quase qualquer coisa!!!!


A questão não é a reclamação em si, é a razão. Como eu disse, a mesma coisa poderia acontecer no Tigris & Euphrates, se você só pegasse, sei lá, peças verdes e pretas. Você quer vermelhas, para fazer algumas guerras internas, ou uns azuis para aumentar sua pontuação geral, mas acaba só vendo 1 delas em cada 10 que pega. E para o Tigris sua nota é 9,5. Ou seja, uma nota que vem de uma época em que as fotos eram em preto-e-branco e você ainda gostava de jogos! :lol:

Não são jogos iguais, mas têm similaridade na coleta de recursos (peças no Tigris, cartas no Tower of Babel) que afetam diretamente suas possibilidades de pontuação. Não dá nem para dizer que no Tigris na vez dos outros eles não dão pontos aos demais - é verdade, mas no Tigris você pode ser expulso de um espaço, com poucas chances de voltar.

Enfim, de qualquer modo, eu pensei em duas variantes para o jogo de forma a deixá-lo mais ao seu gosto. Mostrarei o que é hoje à noite!

Abs,

Aiwendil
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Re: Quarta - 21/nov

Post by Aiwendil » Fri Nov 23, 2012 11:45

Veremos se nossos pensamentos são similares,

também pensei numa variação que possa tornar o jogo mais interessante. Ainda não aplicaria qualquer nota para o Babel, precisaria jogá-lo mais e não aplicaria qualquer conceito diante da partida que fizemos. Não culpo o jogo nesse caso, mas sim a partida.

tiagoperretto
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Re: Quarta - 21/nov

Post by tiagoperretto » Fri Nov 23, 2012 12:59

Conversaremos hoje à noite! Não quero dar informações prévias para que você não queria acabar com meu ânimo! Huauahahehe. Seu velho.

libonati
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Re: Quarta - 21/nov

Post by libonati » Fri Nov 23, 2012 02:39

tiagoperretto wrote:
Aiwendil wrote:Entendi posteriormente que eu tinha possibilidades de fazer um jogo um pouco melhor do que fiz, no entanto ainda ficaria travado esperando chegar minha vez para completar algo sozinho até que minha mão voltasse a ter cartas para disputar o jogo.

Antes um velho ranzinza :ugeek: do que um conformado O0 ! Vocês gostam de quase qualquer coisa!!!!


A questão não é a reclamação em si, é a razão. Como eu disse, a mesma coisa poderia acontecer no Tigris & Euphrates, se você só pegasse, sei lá, peças verdes e pretas. Você quer vermelhas, para fazer algumas guerras internas, ou uns azuis para aumentar sua pontuação geral, mas acaba só vendo 1 delas em cada 10 que pega. E para o Tigris sua nota é 9,5. Ou seja, uma nota que vem de uma época em que as fotos eram em preto-e-branco e você ainda gostava de jogos! :lol:

Não são jogos iguais, mas têm similaridade na coleta de recursos (peças no Tigris, cartas no Tower of Babel) que afetam diretamente suas possibilidades de pontuação. Não dá nem para dizer que no Tigris na vez dos outros eles não dão pontos aos demais - é verdade, mas no Tigris você pode ser expulso de um espaço, com poucas chances de voltar.

Enfim, de qualquer modo, eu pensei em duas variantes para o jogo de forma a deixá-lo mais ao seu gosto. Mostrarei o que é hoje à noite!

Abs,


Perdão, não conheço o tower of babel e não lembro de tudo do tigris, só que estou invicto, mas me parece que você está comparando duas mecânicas em separado, sem obervar o contexto organizacional das demais mecânicas. Vários jogos tem pontos aleatórios, o Railroad Tycoon, por exemplo, que quando vc urbaniza um local pega cubos aleatórios no saco preto, ou o oltre mare, que vc pega cartas aleatoriamente e isso não deixa os jogos ruins. Já, isso é um ponto negativo para o carcassonne, pq afinal pegar um tile no escuro representa um terço da mecânica de jogo, e você não tem oq fazer depois de pagar esse tile, tem que se virar com o que tem.

Então, é importante avaliarmos o conjunto das mecânicas e não uma em separado, não adianta vc me dizer ahhh vc deu 8 para o galatica e 2 pra o the resistance.

Por isso, a reclamação do Pedro pode fazer sentido, se defrontada com o conjunto de mecanicas entre tower e tigris.

Quero conhecer esse jogo ai!

Abraços!!

tiagoperretto
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Re: Quarta - 21/nov

Post by tiagoperretto » Fri Nov 23, 2012 05:16

O impacto em ambos os jogos é o mesmo da coleta de recursos aleatórios. A minha comparação não foi incidental. Só não vou discorrer sobre a plenitude dos efeitos e partes das mecânicas quando é uma em particular que interessa. Ou seja, a parte relevante é:

Tigris - compra peças no escuro
ToB - compras cartas no escuro

Tigris - usa-se peças para marcar pontos
ToB - usa-se cartas para marcar pontos

Tigris - escolhe-se onde colocar as peças
ToB - escolhe onde usar as cartas

Tigris - no turno dos outros pode-se fazer guerra (externa ou interna) com outros e o resultado depende das peças colocadas anteriormente e/ou das que se têm no momento do ataque
ToB - no turno dos outros chama-se para participar da construção e o resultado da participação dos outros depende das cartas que tiverem em mãos

Etc, etc.

O resultado final é o mesmo: em ambos os jogos a coleta (no escuro) dos recursos afeta diretamente o potencial de pontos do jogador. Há outros fatores que contam? Sim, em ambos.

No entanto, o Tigris é um dos favoritos do Pedro. Ou seja, tornou-se um velho ranzinza.

Mas, como ele reconheceu, foi a partida, não necessariamente o jogo. Ou seja, como bem lembro da última partida em que eu e ele tivemos de Tigris, ele também ficou emburrado e reclamando que não pegou uma peça vermelha quase o jogo todo. Certamente ele não gostou da partida. E naquele dia ele daria nota 6 para o Tigris e diria que tudo depende de sorte no jogo. Mas num tempo mais feliz ele viu as potencialidades do jogo e que, mesmo havendo sorte, há bem mais também. Então deu nota 9,5.

Expliquei-me melhor?

Abs,

doizinho
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Re: Quarta - 21/nov

Post by doizinho » Fri Nov 23, 2012 05:23

Quer dizer que o Pedro só dá nota boa pra um jogo quando ele vai bem, é isso mesmo meu amigo secreto? Preciso saber pra ver como proceder no Twilight Struggle de hoje a noite.


Abraço
Fabiano

warrior
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Re: Quarta - 21/nov

Post by warrior » Fri Nov 23, 2012 08:04

Deixa ele ganhar!!!

libonati
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Re: Quarta - 21/nov

Post by libonati » Sat Nov 24, 2012 12:00

tiagoperretto wrote:O impacto em ambos os jogos é o mesmo da coleta de recursos aleatórios. A minha comparação não foi incidental. Só não vou discorrer sobre a plenitude dos efeitos e partes das mecânicas quando é uma em particular que interessa. Ou seja, a parte relevante é:

Tigris - compra peças no escuro
ToB - compras cartas no escuro

Tigris - usa-se peças para marcar pontos
ToB - usa-se cartas para marcar pontos

Tigris - escolhe-se onde colocar as peças
ToB - escolhe onde usar as cartas

Tigris - no turno dos outros pode-se fazer guerra (externa ou interna) com outros e o resultado depende das peças colocadas anteriormente e/ou das que se têm no momento do ataque
ToB - no turno dos outros chama-se para participar da construção e o resultado da participação dos outros depende das cartas que tiverem em mãos

Etc, etc.

O resultado final é o mesmo: em ambos os jogos a coleta (no escuro) dos recursos afeta diretamente o potencial de pontos do jogador. Há outros fatores que contam? Sim, em ambos.

No entanto, o Tigris é um dos favoritos do Pedro. Ou seja, tornou-se um velho ranzinza.

Mas, como ele reconheceu, foi a partida, não necessariamente o jogo. Ou seja, como bem lembro da última partida em que eu e ele tivemos de Tigris, ele também ficou emburrado e reclamando que não pegou uma peça vermelha quase o jogo todo. Certamente ele não gostou da partida. E naquele dia ele daria nota 6 para o Tigris e diria que tudo depende de sorte no jogo. Mas num tempo mais feliz ele viu as potencialidades do jogo e que, mesmo havendo sorte, há bem mais também. Então deu nota 9,5.

Expliquei-me melhor?

Abs,


Explicou-se melhor, com certeza!!! A aleatoriedade é ruim quando ela define até onde vc pode ir num jogo e claro, quando seu azar se repete por diversas vezes na partida. Mas é boa a sensação de não saber oq vai acontecer, dá um plus a mais que só vem a somar.

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