AVISO

Este é o forum da Confraria Lúdica, tal como se encontrava quando foi desativado. Recentemente, encontrei por acaso o arquivo de back-up, que eu acreditava ter apagado. Consegui recuperá-lo e decidi colocá-lo no ar novamente, apenas para leitura, para que seus antigos frequentadores possam recuperar memórias deste período.

O back-up incluía todas as mensagens, mas nem todas as imagens -- os avatares, por exemplo, não estão disponíveis.

Espero que esta reconstrução possa ser útil. Caso deseje entrar em contato comigo, por favor use o endereço https://lcduarte.com/contact/.

PS: Minha mensagem com os motivos para o fechamento do forum pode ser encontrada em https://lcduarte.com/blog/436.

Sexta, 16 de novembro

Este grupo é dedicado a todos os jogadores de Curitiba e arredores. O principal evento do grupo é o Curitiba Lúdica, o evento bimestral de jogos de tabuleiro modernos.
Post Reply
Rafaelfo
Área de Curitiba

Sexta, 16 de novembro

Post by Rafaelfo » Sat Nov 17, 2012 02:28

Ontem marcamos partidas aqui em casa, começando às 16h e se extendendo até as 4h do dia seguinte. Tivemos presentes apenas 8 pessoas no total, sendo que ao mesmo momento estavam no máximo 6. Entretanto foi um final de tarde/noite muito produtivo!

Os presentes foram:
Gabriel Lodi
Cinthia Lodi
Libonati
Marcelo
Tânia
Evandro
Jacky
Rafaelfo

Abrimos o dia com Strasbourg, este que o Sr. Libonati praticamente nos ameaçou para ser colocado à mesa. Neste tabuleiro, cada jogador faz o papel de uma família ascendente na cidade de Estrasburgo (França), competindo pela maior influência na cidade através do controle de guildas manufatureiras. O jogo se mostrou muito interessante, com um sistema de leilões baseado em stacks de cartas, novo para mim (não sei se para os outros jogadores também). A partida foi relativamente tranquila entre os jogadores, mas por uma combinação de fatores a vitória ficou comigo (61 pontos), seguido pelo Libonati (43), Cinthia (34) e Gabriel (23).

Com a chegada do Marcelo, partida do Libonati e logo depois a chegada da Tânia, o Gabriel, Cithia e Marcelo dirigiram seus caminhões espaciais em uma partida do cada vez mais popular, nas terras curitibocas, Galaxy Trucker. Não sei de muitos detalhes da partida mas esta foi jogada apenas até a fase II e a vitória ficou com o Gabriel.

Enquanto isso, Tânia e eu jogamos uma rápida partida do Famiglia, este card game irrecusável. Foi uma partida rápida, talvez comprometida por alguns detalhes que possivelmente não ficaram 100% claros na minha explicação. A vitória ficou comigo (80 pontos), contra 61 da Tânia.

Então o Marcelo já teve que partir também, e ficaram Gabriel, Cinthia, Tânia e eu para uma partida de Fairy Tale. É um jogo ímpar, que segundo o Lodi foi uma das inspirações para o 7 Wonders (e faz todo sentido, hehe). Gostei bastente da mecânica e o jogo em si é muito rápido! O estilo mangá não me agrada muito, mas as ilustrações são de fato muito bonitas. A vitória ficou com a Cinthia (46 pontos), seguida por meus 42 pontos, depois Tânia (34) e Gabriel (33).

Durante a partida anterior, chegaram o Evandro e a Jacky e colocamos o novíssimo Robo Rally à mesa! Olha, em uma noite que conta com Galaxy Trucker e Robo Rally é impossível não rir (muito). Que bom presente este recebido pelo Gabriel! O jogo é uma bagunça, onde os robôs de uma fábrica (em horário fora de expediente) competem insanamente em uma corrida através de checkpoints (representados por bandeiras). O sistema de ordens (programação) que os jogadores devem dar aos robôs é fenomenal, mas pode ser arruinado completamente por um comando mal inserido ou, mais comumente, quando há colisão entre os robôs, que pode fazer com que um deles saia totalmente do caminho planejado, levando ao caos e até extermínio próprio durante os próximos comandos. Jogamos no mapa Risky Exchange, um dos iniciais, e a vitória ficou com o brutamonte Trundle Bot, controlado por mim (3 bandeiras), seguido pelo falecido Zoom Bot (Evandro, 2 bandeiras). Spin Bot e Twonky (Tânia e Cinthia, respectivamente) ficaram com uma bandeira cada. Hulk X90 e Twitch (Gabriel e Jacky) vagaram pela fábrica inteira (literalmente) sem conseguirem checkpoints. Atenção senhores: este jogo vai ficar gasto bem rápido de tanto ver mesas nos próximos meses!

Após a insanidade robótica, Evandro, Jacky, Cinthia e Tânia jogaram uma partida de Vale dos Monstros, vencida pelo Evandro. Seguiram com Toledo e, pelo que relataram, a Jacky venceu com 19 pontos, seguida absolutamente de perto pelos outros 3 jogadores, todos com 18 pontos!

Durante as duas partidas acima, o Gabriel e eu resolvemos mergulhar nos dois conflitos mais importantes do século XX. Iniciando pelo Memoir 44, que eu já conhecia na versão digital mas ainda não na original (tabuleiro), jogamos o mapa St-Vith, Ardennes. Achei o jogo bem bom, pois apesar de não ter muitos detalhes como outros jogos do gênero e ser muito levado pela sorte (decorrente das roladas de dados de ataque e compra de cartas), é um jogo rápido, que com certeza requer estratégia e possui uma mecânica de cartas singular, bem interessante. A vitória ficou com os Aliados (Comandante Martins, 6 pontos), que com táticas agressivas no início do conflito e tiros certeiros dos infantes defenderam St-Vith dos invasores do Eixo, comandado pelo Sturmbannführer Lodi (3 pontos).

Continuamos os conflitos bélicos e políticos com o Cold War: CIA vs. KGB. Fizemos uma partida até a metade (50 pontos) para podermos juntar novamente o pessoal remanescente em uma única mesa. O conflito entre as superpotências foi ferrenho e vencido pela CIA (Gabriel, 50 pontos), esmagando a KGB (Rafael, 25 pontos). Aparentemente o Gabriel gostou bastante do jogo, pegando-o emprestado para jogar mais vezes. Realmente é um cardgame que cumpre o que propõe e trás para a mesa o clima "tenso" da guerra fria e seus agentes de campo.

Então o Evandro e a Jacky se despediram e restaram novamente 4 pessoas (Gabriel, Cinthia, Tânia e eu). Bom... Galaxy Trucker então! :) Fizemos uma partida completa (3 rodadas) e naturalmente caótica. Por alguns motivos, principalmente pela viagem relativamente tranquila na terceira rodada e uma boa dose de sorte, me tornei o caminhão galático mais rentável da galáxia (57 dinheiros), com o segundo lugar conquistado pela Cinthia (24), depois pelo Gabriel (19) e Tânia (1). Como o autor confere o título de vencedor a todos os jogadores que fizerem ao menos 1 dinheiro galático, saimos por muito pouco todos vitoriosos em nossa jornada!

E ficamos por isso!

Agradeço a visita de todos e espero que tenham se divertido também!

Grande abraço,
Rafael.

tiagoperretto
Crash Test Meeple

Re: Sexta, 16 de novembro

Post by tiagoperretto » Sat Nov 17, 2012 07:33

Poxa, pena não ter podido (pelo sono!) de ir. E bom saber da boa recepção do RoboRally. Quanto tempo durou a partida? Meu temor com o jogo é que, lendo sobre ele, o mesmo pode durar 2h+ com gente jogando sem ter nem mais o que fazer após alguns azares.

Rafaelfo wrote:Então o Marcelo já tave que partir também, e ficaram Gabriel, Cinthia, Tânia e eu para uma partida de Fairy Tale. (...) A vitória ficou com a Cinthia (46 pontos), seguida por meus 42 pontos, depois Tânia (34) e Gabriel

Jogaram com a variante do olho fechado?

Rafaelfo wrote:niciando pelo Memoir 44, que eu já conhecia na versão digital mas ainda não na original (tabuleiro), jogamos o mapa St-Vith, Ardennes. Achei o jogo bem bom, pois apesar de não ter muitos detalhes como outros jogos do gênero e ser muito levado pela sorte (decorrente das roladas de dados de ataque e compra de cartas), é um jogo rápido, que com certeza requer estratégia e possui uma mecânica de cartas singular, bem interessante.

Bem, se você curtiu talvez interesse saber que o sistema das cartas do Memoir não é exatamente singular, estando mais para, hã, plural? É o mesmo utilizado na série Command and Colors e no BattleLore.

Rafaelfo wrote:Por alguns motivos, principalmente pela viagem relativamente tranquila na terceira rodada e uma boa dose de sorte, me tornei o caminhão galático mais rentável da galáxia (57 dinheiros), com o segundo lugar conquistado pela Cinthia (24), depois pelo Gabriel (19) e Tânia (1).

A.k.a.: Surra! Nem somando chegam na sua pontuação. Foi no estilo meia-nave feita de ouro puro desenvolvido pelo Libonati?

Abs,

Rafaelfo
Área de Curitiba

Post by Rafaelfo » Sat Nov 17, 2012 08:50

Perreto,

O Robo Rally acredito que demorou entre 90 e 120 minutos. Acho que pode extrapolar isso facilmente, realmente, mas depois de um tempo estavamos resolvendo os turnos de jogo beeeem rápido.

Pro Memoir, não conheço os outros jogos citados por ti. O que acho muito "diferente" no Memoir é o lance das ordens em seções específicas do tabuleiro. É assim nesses jogos também?

Minha nave na terceira rodada do Galaxy Trucker tinha 14 astronautas (praticamente uma nave colônia), 5(7) motores e uma cacetada de depósitos de materiais. Entretanto ela não batia muito (5.5). Aconteceu que dei sorte e não apareceu mais do que meia dúzia de cartas hostis, fazendo com que desse pra se aproveitar de tudo que eram cargas perdidas no espaço e planetas por ai, haha.

libonati
Crash Test Meeple

Post by libonati » Sun Nov 18, 2012 05:30

É uma pena que tenha ficado tão pouco nesta sexta. Mas as chatas obrigações me impediram de jogar por 12 horas seguidas uma seleção bem interessante de jogos.
Fico feliz que o casal Jacky e Evandro tenham voltado às mesas, fazia tempo que não apareciam.
Gostei bastante do único jogo que joguei, Strausburg. Esperava bem menos dele, mas se monstrou relativemente fácil, sem muita aleatoriedade e com decisões difíceis a serem tomadas. O Rafael se deu bem por poder parar seus membros de família perto de prédios e isso ainda estar contemplado em suas cartas de objetivo, o que lhe permitiu nos surrar. Mas mecãnicas inteligentes, elegantes e fluídas é o mínimo que espero do Feld. Esse é o jogo dele, dentre os que conheço, com um alto grau de interação entre os jogadores, perdendo, acredito, apenas para o impronunciável.
Espero poder jogá-lo novamente em breve.

evandronauta
Área de Curitiba

Post by evandronauta » Tue Nov 20, 2012 11:34

Opa, estamos na área novamente...
Ficamos um pouquinho afastados, fiquei quase um mes em São José dos Campos, mas agora ta tudo normalizado :D

Foi uma ótima noite de jogos... o Robo Rally realmente muito divertido, só chateou o fato do meu robo ser empurrado (em mais de uma vez, atraído, né Elfo!) pro limbo várias vezes...

libonati
Crash Test Meeple

Post by libonati » Tue Nov 20, 2012 11:40

evandronauta wrote:Opa, estamos na área novamente...
Ficamos um pouquinho afastados, fiquei quase um mes em São José dos Campos, mas agora ta tudo normalizado :D

Bom ouvir isto!!! Em dezembro estou a fim de estrear o riseof empires e como sei que o sr., dentre outros desta honrosa lista, gosta de jogos mais pesados, está convidado a participar.

evandronauta
Área de Curitiba

Post by evandronauta » Wed Nov 21, 2012 09:22

libonati wrote:
Bom ouvir isto!!! Em dezembro estou a fim de estrear o riseof empires e como sei que o sr., dentre outros desta honrosa lista, gosta de jogos mais pesados, está convidado a participar.

Maravilha, só marcar!!!

Post Reply