The Campaign for North Africa

The Campaign for North Africa (CNA para os íntimos) tem a fama de ser o maior de todos os monster games. Por que esta fama? War in the Pacific ocupa uma área maior (o mapa do CNA tem 3 m de comprimento), Fire in the East tem mais peças (o CNA tem 1800 peças).

A resposta está no comprometimento maciço de tempo necessário para jogar uma partida completa: 1200 horas, pelo menos. Além disso, as regras sugerem que o jogo seja disputado por equipes, com quatro ou cinco jogadores para o Eixo e outros tantos para os Aliados. Felizmente o jogo inclui cenários menores, que podem ser completados em relativamente pouco tempo e com menos jogadores.

Surpreendentemente, CNA não é um jogo difícil. As regras são bastante diretas, embora haja uma grande quantidade delas. O tempo exigido para suas partidas deriva principalmente de sua atenção à logística. Uma vez que os suprimentos eram o calcanhar-de-aquiles dos exércitos no deserto, toda a ênfase do jogo está neles. Assim, temos quatro tipos de suprimentos - água, combustível, munição e provisões. O nível de detalhes do jogo chega a preciosismos como um consumo de água aumentado para os italianos (devido à prevalência de massas em suas rações) e taxas de evaporação (de água e combustível) aumentadas para os Aliados - pelo menos enquanto eles não copiam o modelo de bidão usado pelos alemães.

Sim, as regras incluem as taxas de evaporação dos líquidos, bem como há regras para a pane de veículos (que depende do tipo de veículo e do tipo de terreno). Naturalmente, também há regras para as atividades mais típicas, como o transporte de pessoal, equipamentos e suprimento (por via terrestre, aérea e naval), o impacto da artilharia e dos carros de combate, e assim por diante.

Cada divisão tem uma ficha a ser preenchida com os dados das unidades que a compõem. Estes dados incluem a quantidade de pessoal, os veículos utilizados, a carga destes veículos, moral da tropa, etc. As fichas vão sendo atualizadas à medida que o jogo prossegue, portanto é importante manter as informações escritas a lápis. Felizmente, a guerra no deserto nem de longe chegou perto da densidade operacional das frentes européias, o que significa que geralmente há poucas divisões de cada lado.

A divisão de trabalho mínima para cada lado é um comandante logístico e um comandante operacional. As regras mencionam um comandante aéreo, mas o próprio autor do jogo (Richard Berg) recomenda que as regras aéreas avançadas não sejam usadas - o jogo aéreo está "quebrado" e as regras aéreas básicas são suficientes para representar o impacto da aviação neste teatro.

Recomendo o CNA para quem quer ter uma experiência bastante próxima da vida de um oficial de estado-maior.

Quartel-mestre

Polímata.

Próximo
Anterior

Relacionados