Tipos de Suprimentos: Combustível

No CNA, o combustível inclui gasolina e lubrificantes. Um ponto de combustível corresponde a aproximadamente 35 galões de gasolina e lubrificantes.

Praticamente toda movimentação com veículos consome combustível. As raras exceções são: reboque de veículos em pane ou destruídos, motocicletas e raiders.

Além disso, reparos em veículos também consomem combustível.

O combustível capturado ao inimigo pode ser usado sem restrições.

Consumo

Cada tipo de veículo no jogo tem uma taxa de consumo de combustível. Esta taxa corresponde ao gasto, em pontos de combustível, quando o veículo gasta 5 pontos de movimentação (ou fração disso).

Por exemplo: no fim da página Cartas de Organização, apresentei o exemplo do 10º regimento de artilharia (italiano), que na chegada tem 6 canhões 75/27, três canhões 100/17, e 2 pontos AA pesados. Para cada um destes três tipos de armamento, precisamos consultar a Carta de Características de Tanques e Canhões para determinar a sua taxa de consumo de combustível. Neste caso é fácil: todos têm taxa 1.

Assim, se o 10º regimento de artilharia usar toda a sua capacidade de movimentação (15 pontos), os seus 11 canhões vão consumir (15÷5)×1×11 pontos de combustível — 33 pontos de combustível para mover uma unidade tamanho batalhão...

Vamos ver um caso um pouco mais complexo. O batalhão panzer I/5 chega à África com 1×Pz I, 4×Pz II, 1×PzIIIE, 7×PzIIIH e 1×PzIVD. A taxa de consumo dos Pz I e Pz II é 2, a dos Pz IIIE e PzIIIH é 3, e a dos Pz IVD é 4. Se o batalhão I/5 usar 24 pontos de movimentação, vai consumir 140 pontos de combustível — confirmar esta conta fica como dever de casa.

Efeitos

Veículos sem combustível não podem se mover.

Transporte

Todo veículo consegue levar consigo combustível suficiente para uma movimentação completa ("tanque cheio"). Se não quiser consumir o combustível que tem nos tanques, o veículo pode consumir combustível que esteja no hexágono do início da movimentação. Se ele começar uma nova movimentação, o combustível terá que estar presente no novo ponto de origem.

Um caminhão transportando combustível pode consumir sua própria carga.

Um ponto de combustível pesa 1/8 de tonelada.

No transporte rodoviário, um caminhão leve transporta 50 pontos de água, um caminhão médio transporta 120 pontos de água, e um caminhão pesado transporta 250 pontos de água.

Previous Post Next Post


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, except where otherwise noted.