Tipos de Suprimentos: Água

Apesar de o teatro de guerra na África do Norte ser uma região majoritariamente desértica, a água geralmente não foi um fator operacional relevante. Nunca era abundante, mas normalmente era suficiente para as necessidades militares.

No CNA, a água pode ser obtida em poços. Todas as raras cidades têm poços, e vários poços isolados podem ser encontrados (chamados "Bir"). Os poços podem ser "envenenados" — com sal, não com veneno! — para negar seu uso pelo inimigo, e podem secar devido ao uso. Um poço salgado pode ser recuperado, e os poços secos ficam novamente cheios com chuvas. Unidades de engenharia podem construir aquedutos, para levar água para pontos distantes — e o jogador aliado pode usar qualquer hexágono operacional de ferrovia como um aqueduto.

Oásis são uma fonte permanente de água, mas não podem servir como ponto de origem de um aqueduto. Por outro lado, não secam e não podem ser envenenados.

Consumo

Cada batalhão de infantaria, ou cada companhia de infantaria — não importa qual o seu tamanho em pontos TOE — consome um ponto de água por OpStage.

Cada veículo — seja caminhão, tanque, canhão, carro de combate, ou ponto TOE de reconhecimento — consome um ponto de água por OpStage.

O CNA inclui a famosa regra do macarrão (52.6), que exige água adicional para as unidades italianas, mas eu prefiro jogar sem ela... convenhamos que os italianos já têm problemas suficientes sem esta regra.

Efeitos

Veículos sem água não podem se mover, e nem realizar assalto direto ofensivo. Veículos sem água podem se defender de um assalto direto, mas com sua força reduzida à metade.

Unidades de infantaria não podem exceder a sua capacidade de movimento em um OpStage no qual não receberam água. Assim como no caso dos veículos, elas não podem realizar assalto direto ofensivo, e se defendem com metade da força.

Se uma unidade de infantaria continuar sem receber água, sofrerá a perda de 1 ponto TOE para cada OpStage subsequente.

Transporte

Um ponto de água pesa 1/6 de tonelada.

No transporte rodoviário, um caminhão leve transporta 40 pontos de água, um caminhão médio transporta 100 pontos de água, e um caminhão pesado transporta 200 pontos de água.

Previous Post Next Post


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, except where otherwise noted.