Fim do forum da Confraria Lúdica

No último dia 12 encerrei as atividades do forum da Confraria Lúdica, que vinha funcionando desde 2009. Como alguns dos usuários do forum mandaram mensagens com questionamentos a respeito dessa decisão, resolvi expor aqui em maior profundidade a história do forum e os motivos que levaram ao seu fim.

Em 2009, além de continuar participando da Confraria Lúdica, eu estava também engajado com o clube Heavy Games Brasília, fundado nas páginas da Ilha do Tabuleiro. Os veteranos da Ilha podem se lembrar que no segundo semestre deste ano aquele site passou várias semanas fora do ar e, quando voltou a funcionar, o novo layout causou um sem-número de reclamações.

Pensando em atender às necessidades do pessoal que estava meio que órfão da Ilha, resolvi pegar as páginas da Confraria, que até então apenas falavam um pouco dela, e instalei nela uma plataforma de forum. A seguir, convidei os membros do clube Heavy Games Brasília para participarem do novo espaço.

Primeira decepção: a resposta geral foi "aqui está ruim, mas não queremos mudar", ou (em alguns casos) sua alternativa "só mudamos se você instalar tais e quais funcionalidades". De fato, este problema das funcionalidades desejadas viria a ser um problema constante para o forum. Várias funcionalidades foram sugeridas, mas a principal era a de um mecanismo para marcação de mesas de jogo que avisasse os interessados automaticamente.

Bem, apesar do insucesso em convencer o pessoal do HGB a migrar, mantive o forum em funcionamento, com alguns usuários que começavam a se interessar. Em meio a isso tudo, tive que lidar com mudanças radicais em minha vida, que entre outras coisas me trouxeram para Curitiba.

Em Curitiba, continuei a fazer o mesmo que eu fizera com tanto sucesso em Brasília: conhecer gente nova por intermédio dos jogos de tabuleiro. Anunciei minha chegada nas redes sociais e nas listas de e-mail e funcionou; várias pessoas apareceram e, além de me ajudarem a me instalar em minha nova cidade, começaram a participar do forum. Foi lá que nasceu a Curitiba Lúdica, um evento de jogos de tabuleiro em Curitiba, que eu tive o privilégio de ajudar a começar.

Mas o meu graal pessoal ainda era conseguir ser uma alternativa ao site da Ilha. Continuei aperfeiçoando quando podia o software do forum, colocando novas funcionalidades. Embora alguns poucos usuários tenham se oferecido para ajudar com algumas tarefas, a verdade é que ninguém demonstrou o empenho necessário e a operação do forum continuou a ser realizada somente por mim.

Isso quase levou ao fechamento do forum em 2011, quando minhas finanças pessoais estavam em um verdadeiro nadir. Tentei manter o forum à força de propaganda nele, mas descobri que não havia tráfego suficiente para gerar qualquer quantia significativa. Tentei também recorrer a usuários pagantes, mas (outra decepção) somente dois usuários em meio a quase duzentos ajudaram. Felizmente a crise passou e o forum não precisou fechar as portas.

Em abril de 2012, o HGB finalmente migrou para o forum da Confraria e parecia que íamos conseguir decolar. Mas, junto com a migração, vinham as exigências, a principal das quais continuava a ser a marcação de mesas indicada acima. As minhas tentativas neste sentido continuaram a ser ignoradas, frequentemente com o comentário "está muito difícil de usar, queremos algo mais fácil".

Eu nunca considerei que o forum era uma obra pefeita e acabada, e continuava a procurar maneiras de atender a esses usuários que queriam mais. Por meu lado, eu também queria mais - uma base de dados de jogos (como a da Ilha ou a do BGG), espaços para clubes, imagens, etc.

Essas considerações levaram-me a migrar o forum em meados de 2012, para a plataforma Drupal, que minhas pesquisas indicaram ser um content management system inteiramente gratuito e que poderia atender a essas ambições. Para minimizar o impacto da mudança, procurei manter o forum (que então funcionava com a plataforma phpBB) coexistindo com o Drupal.

Bem, o tiro saiu pela culatra. Não apenas o software de combinação entre o Drupal e o phpBB estava cheio de problemas, como os usuários não gostaram das novas funcionalidades e não as usaram - mesmo os que se ofereceram para ajudar a testá-las. Terminei por tentar resolver de vez o problema de interconectividade entre as duas plataformas migrando o forum para o Drupal. O tratamento funcionou, mas matou o paciente.

O fato é que a esta altura os usuários habituais de Curitiba tinham debandado do forum em busca de um espaço particular seu, e o HGB voltou a usar a sua lista de e-mails. O resultado foi uma debandada geral do forum da Confraria.

Ainda tentei uma última cartada. Coloquei um anúncio no forum brasileiro do Drupal pedindo um desenvolvedor especializado nesta plataforma, para migrar de vez o forum phpBB para o Drupal e, mais importante, para instalar finalmente as funcionalidades que tantos pediram. Infelizmente, o desenvolvedor contratado pegou o dinheiro e sumiu sem escrever uma linha de código sequer. O contrato foi rescindido, mas o dinheiro foi devolvido.

Este acúmulo de decepções e problemas convenceu-me que não valia a pena dar murros em ponta de faca. Assim, decidi encerrar as operações do forum.

Desde então, além dos pedidos de maiores explicações (que espero ter atendido neste texto), recebi também diversas manifestações de apoio; muito obrigado. Mas o problema com o forum vai além dos problemas que eu tentei resolver e possivelmente piorei; nas palavras de um dos usuários que me escreveu, "Sou da área de TI, e vejo que o Brasil tem demanda mas falta profissionalismo. Sem contar com usuários exigentes, impacientes, reclamões e principalmente pouco fiéis."

Ele pode ter razão. Não guardo mágoas de ninguém, mas o fato é que houve muitas exigências e quase nenhuma ajuda. Por outro lado, parece existir um certo exclusivismo em alguns jogadores - do tipo "este grupo de jogo é nosso e não queremos compartilhar essa experiência com mais ninguém". Isso se materializou em pedidos de áreas exclusivas e reservadas no forum e, afinal, na debandada de usuários que eu mencionei acima.

Não, não tenho mágoas de ninguém. Mas revolto-me contra este sentimento de exclusivismo. Quem me conhece pessoalmente sabe que, assim como eu abro as portas de minha casa para quem quer conhecer e jogar os jogos modernos, assim fiz com as páginas da Confraria. O hobby precisa de portas abertas para crescer.

As portas do forum da Confraria tiveram que ser fechadas. Por enquanto. Não desisti dos jogos modernos, nem desisti das pessoas que conheci graças a eles. O que o futuro reserva? Não sei. Pode ser que em alguns meses ou anos os meus sonhos mais uma vez ganhem realidade. Mas esta fase está encerrada.

Agradeço, de coração, a todos os usuários do forum. Foi muito bom receber vocês em minha casa na Internet.

Previous Post Next Post


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, except where otherwise noted.