Curso de Extensão: Jogos Cooperativos

Apresentação

Jogos de tabuleiro cooperativos não são novidade; a base de dados no Boardgamegeek registra 2.831 jogos neste estilo, com os mais antigos remontando ao século XIX.

Dentro deste recorte do universo lúdico, existem muitas variedades de interações entre os jogadores. Alguns exemplos:

Pandemic Os jogadores agem em conjunto para descobrir curas para doenças, e vencem ou perdem em grupo.

Inkognito Quatro jogadores estão divididos em duas parcerias quando o jogo começa, mas ainda não sabem quem é parceiro de quem. É necessário equilibrar a necessidade de cooperar com outros, para descobrir o seu parceiro e realizar sua missão, e ao mesmo tempo atrapalhar a missão da outra dupla.

Ultimate Werewolf Uma equipe de humanos enfrenta uma equipe de lobisomens, mas estes estão ocultos em meio aos humanos.

Hanabi Os jogadores colaboram para criar um espetáculo de fogos de artifício, mas as comunicações entre eles são consideravelmente limitadas.

Shadows Over Camelot Os jogadores desempenham missões dos cavaleiros do rei Arthur, mas um dentre eles é secretamente um traidor e quer destruir o reino.

Como se pode imaginar, cada um estes casos apresenta uma dinâmica diferente para o processo cooperativo (e existem outras dinâmicas ainda). A proposta aqui exposta é a da realização de um curso de extensão, voltado para a exploração das várias formas de cooperação e de colaboração nos jogos de tabuleiro. Neste sentido, este curso seria de interesse para os participantes do projeto de pesquisa voltado para o Desenvolvimento de Competências para a Colaboração em Design. Além disso, o estudo das dinâmicas de cooperação nos jogos também é de interesse para interessados na criação de jogos cooperativos, seja com um propósito comercial ou com um propósito educativo.

As aulas serão predominantemente práticas, com partidas dos jogos apresentados. Estes jogos integram a minha coleção e serão escolhidos para evidenciar dinâmicas variadas de processos cooperativos e colaborativos em jogos de tabuleiro.

Cronograma

As aulas acontecerão sempre nas manhãs de sábado, das 08:00 h às 12:00 h. A sala será indicada oportunamente.

Os dias das aulas serão os seguintes:

  • Abril: dia 25.
  • Maio: dias 2, 9, 16, 23 e 30.
  • Junho: dias 6, 13, 20 e 27.

Quem pode participar?

Embora o curso tenha sido pensado principalmente para os alunos de graduação e pós-graduação em Design, quaisquer pessoas interessadas em jogos de tabuleiro e em cooperação podem participar: alunos de outros cursos, docentes, funcionários e pessoas da comunidade externa à UFPR. O curso tem 8 vagas, e a participação é gratuita.

​O certificado de participação será emitido ao final, desde que o aluno tenha tido pelo menos 80% de presença nas atividades, e seja aprovado na atividade de avaliação.

Previous Post Next Post


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, except where otherwise noted.