Felix

Felix

O dia 26 de dezembro é normalmente o dia de dar uma arrumada na casa, após os acontecimentos do Natal. Este último dia 26 caiu em uma sexta-feira, que é o dia de coleta de lixo em nossa rua; assim, no fim da tarde Adelaide e eu fomos levar o saco de lixo para fora.

A família que mora em frente recentemente passou por uma situação difícil: uma das crianças precisou de uma cirurgia cardíaca. Quando saímos, notamos que Luciane, a vizinha, estava conversando com algumas pessoas na rua, e fomos lá saber como estavam as coisas.

Felizmente a cirurgia do pequeno correu bem, e ele já está se recuperando. Mas o que se tornou o foco da conversa foi o cãozinho que estava no colo de Luciane.

Ficamos sabendo que o cãozinho tinha sido descoberto poucos minutos antes, escondido embaixo de um monte de entulho que está na frente da casa de um outro vizinho. O cãozinho provavelmente tinha ido se abrigar da forte chuva e granizo que caíra mais cedo. Ele claramente tinha sido abandonado, provavelmente naquele mesmo dia.

Luciane estava com ele no colo, mas não sabia o que fazer com ele. Eu disse que nós o abrigaríamos, e entraríamos em contato com algumas organizações sérias que conhecemos --- como o Beco da Esperança --- para conseguirmos um lar definitivo para ele.

Embora fosse já o fim da tarde, Adelaide achou melhor dar um banho no cãozinho. Feliz ideia. Ele estava completamente infestado por pulgas. Adelaide continuou a banhá-lo, enquanto eu corri a uma clínica veterinária próxima e comprei um produto antipulgas e algumas outras coisas úteis. Enquanto eu pagava, vi ao lado do caixa uma plaquinha de identificação à venda, com o nome Felix.

Quando cheguei de volta a casa, ajudei Adelaide a secar o cãozinho e aplicamos-lhe o antipulgas. Adelaide perguntou qual seria o nome do cãozinho, e eu na mesma hora respondi Felix. Adelaide conhece latim, então entendeu prontamente; pois felix significa afortunado, e eu achei que o cãozinho tinha sido muito afortunado de ter sido resgatado das ruas. Ela gostou da sugestão, e o cãozinho ganhou seu nome.

No dia seguinte, fomos à loja na qual habitualmente compramos produtos para nossos bichinhos --- a Rei dos Animais --- e compramos o que mais faltava para cuidarmos de Felix. Foi nesta altura que eu me dei conta de algo que Adelaide já notara: eu tinha resolvido que adotaríamos Felix, e que o seu lar não seria temporário. Adelaide e Gabriel concordaram, então Felix é o mais novo membro da família.

Como acontece sempre que uma família aumenta, a chegada de Felix está provocando algumas alterações em nossa vida, mas felizmente para melhor. Nós ganhamos um presente de Natal inesperado, e penso que o mesmo aconteceu com ele.

Não é a primeira vez que vejo animais abandonados, e não é a primeira vez que os adotamos. Mas a repetição não traz a compreensão. Felix é um cãozinho dócil e carinhoso, e abandoná-lo foi um ato de crueldade. Simples assim.

Previous Post Next Post


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License, except where otherwise noted.