Literatura

Para grande desgosto de alguns professores de Literatura, aqui estão textos sobre livros, quadrinhos, filmes, e outras formas narrativas.

Em memória de Christopher Tolkien

17 Jan 2020 | 1 min de leitura

Christopher Tolkien foi o responsável por manter, editar e divulgar a gigantesca obra de seu pai. Sem o seu trabalho incansável, J. R. R. Tolkien provavelmente seria hoje um nome em notas de rodapé.

continua...

Destruindo tempo e espaço

20 Dec 2019 | 2 min de leitura

Já que o momento é o de mais uma estreia de Star Wars, vou aproveitar para discutir algo que me incomodou bastante no filme The Force Awakens (2015), e que já me incomodara antes em outro filme – Star Trek (2009) –, do mesmo diretor, J. J. Abrams.

O problema que eu identifico está nas estruturas narrativas dos filmes. Em ambos, a relação entre espaço e tempo desaparece. Portanto, também desaparecem as tensões criadas por esta relaçõe.

continua...

Coringa (2019)

24 Oct 2019 | 4 min de leitura

Há alguns dia, fui ver Coringa no cinema. [Nota: há alguns spoilers abaixo.] Um filme perturbador; quase saí antes do final. Reconheço o brilho magistral de Joaquin Phoenix e de Todd Philips, sem discussão.

Acrescento que discutir se o seu Coringa é o verdadeiro seria completa perda de tempo. Assim como acontece com Dom Quixote, Sherlock Holmes, ou uma miríade de outros personagens, cada visão do Coringa é única e pessoal. Arthur Fleck é o Coringa de Todd Philips e de Joaquin Phoenix – e as declarações deles deixam muito claro que eles sabem bem disso. Minhas considerações, abaixo, fundamentam-se em o que é o meu Coringa, e não pretendo que minha interpretação seja mais correta ou superior à do Coringa do filme.

continua...

Wallace e Tolkien

24 Jul 2019 | 2 min de leitura

Em 1984, eu estava em São José dos Campos, fazendo o curso de controlador de tráfego aéreo no IPV. Durante uma conversa com os colegas, lembro de ter mencionado um trecho do livro 2010, de Arthur Clarke. Coloco aqui o trecho como o lera na época, na tradução sofrível que a Nova Fronteira publicou:

continua...