Jogos

Falando em jogadores e jogos: reminiscências, resenhas, explicações, e outros textos.

Jogando com os genes II

24 Oct 2020 | 6 min de leitura

Como ensinar as leis de Mendel com cartas de baralho.

continua...

Jogando com os genes

10 Oct 2020 | 3 min de leitura

Em abril de 2016, um ano após concluir meu mestrado, participei da organização de um evento acadêmico sobre jogos na UFPR. Seu título: “1º Colóquio de Perspectivas Acadêmicas sobre Jogos de Tabuleiro e RPGs”. A intenção era um evento de alcance regional, com talvez vinte ou trinta participantes.

continua...

Pandemic

28 Feb 2020 | 3 min de leitura

As notícias sobre a epidemia do coronavírus continuam ocupando as manchetes dos jornais. Os esforços de contenção estão se mostrando insuficientes; provavelmente logo a Organização Mundial de Saúde vai declarar que a epidemia se transformou em uma pandemia.

Profissionais da área de epidemiologia estão familiarizados com o ciclo de progressão de uma epidemia ou pandemia. Mas leigos também podem aprender um pouco sobre o assunto com um jogo: Pandemic (Matt Leacock, 2008).

continua...

Em memória de Francis Tresham

24 Oct 2019 | 1 min de leitura

Francis Tresham não criou muitos jogos. Mas criou dois grandes ícones dentre os jogos de tabuleiro modernos: 1829 (publicado em 1974) e Civilization (1980).

continua...

40 anos da Confraria Lúdica

12 Oct 2019 | 1 min de leitura

Não foi em um Dia das Crianças, e os três jovens já não eram crianças – embora não fossem ainda adultos. Reuniam-se quase todos os dias, à tarde, para jogar. No início, 1914 e War, com alguns dos jogos publicados na coleção Todos os Jogos para variar um pouco.

continua...

Enturmando

9 Aug 2019 | 4 min de leitura

Escrevendo sobre a Confraria Lúdica e os grupos de jogadores, lembrei de dois textos que coletei há anos. Foram escritos por dois amigos do Heavy Games Brasília, e contam como eles chegaram até a formidável comunidade dos jogadores. Bruno e Zinho contam:

continua...

Aniversário da Confraria Lúdica

9 Aug 2019 | 2 min de leitura

A minha querida Confraria Lúdica está completando quarenta anos. Não temos a memória do dia exato de 1979 no qual ela foi fundada; há alguns anos, combinamos que o mês de agosto seria o mês de fundação, mas não nos preocupamos em determinar um dia exato.

continua...

Fomento à criação de jogos

24 Jul 2019 | 1 min de leitura

Criadores de jogos, atenção. http://www.cultura.pr.gov.br/2019/07/3940/Governo-do-Parana-lanca-edital-com-categoria-inedita-para-producao-de-games.html

continua...

Rafael e a Segunda Frente

6 Jun 2017 | 2 min de leitura

6 de junho de 1944. Normandia. O futuro da guerra na Europa começa a se desenhar.

Uma das maiores invasões anfíbias já realizadas tornou-se um cenário irresistível para muitos criadores de jogos. Geralmente, estes jogos focam nas operações na própria Normandia.

continua...

The Campaign for North Africa

19 May 2015 | 3 min de leitura

The Campaign for North Africa (CNA para os íntimos) tem a fama de ser o maior de todos os monster games. Por que esta fama? War in the Pacific ocupa uma área maior (o mapa do CNA tem 3 m de comprimento), Fire in the East tem mais peças (o CNA tem 1800 peças).

continua...

1856

18 May 2015 | 44 min de leitura

O texto a seguir é uma introdução às regras do 1856, um jogo da série 18XX.

continua...

Resenha -- Command at Sea

17 Jun 2008 | 4 min de leitura

**Command at Sea ** é um **wargame ** naval, parte da trilogia **Admiralty **, publicado pela Clash of Arms Games. CaS cobre os engajamentos aeronavais da 2ª Guerra Mundial; os outros componentes da trilogia, **Fear God and Dread Nought ** e **Harpoon **, cobrem respectivamente a 1ª Guerra e o período moderno. Os três jogos são simulações bastante detalhadas, mas (como se verá mais abaixo) o conhecimento das regras não é necessário para todos os jogadores.

continua...

Resenha -- 1870

2 Jun 2008 | 7 min de leitura

A série de jogos 18xx, iniciada na década de 1970 com o jogo **1829 **, já deu origem a várias dezenas de jogos. Tive durante muito tempo o **1830 **, publicado pela antiga Avalon Hill, mas vendi-o há alguns anos sem nunca tê-lo jogado. Agora, depois de ler mais a respeito da série, voltei a interessar-me e decidi adquirir o **1870 ** (http://www.boardgamegeek.com/game/424), um jogo de ferrovias e mercado de capitais. Veja a seguir as minhas impressões sobre o jogo, após duas partidas bastante intensas.

continua...

Resenha -- The Republic of Rome

14 Apr 2008 | 4 min de leitura

**The Republic of Rome ** (ROR; http://www.boardgamegeek.com/game/1513) é um jogo semi-cooperativo que simula o funcionamento do Senado da República romana durante os anos entre a Primeira Guerra Púnica e o colapso da República às mãos dos generais.

continua...

Resenha -- Twilight Struggle

29 Feb 2008 | 5 min de leitura

**Twilight Struggle ** (http://www.boardgamegeek.com/game/12333) é um jogo para dois jogadores que simula a Guerra Fria entre Estados Unidos e União Soviética.

continua...

Resenha -- Ubongo

20 Feb 2008 | 2 min de leitura

Normalmente não me ligo muito em jogos abstratos, mas Ubongo (a palavra em swahili para "cérebro") foi uma agradável exceção. Trata-se de um jogo rápido e divertido, que tem agradado a pessoas de **backgrounds ** bem diversos por aqui.

continua...

Resenha -- Container

18 Feb 2008 | 6 min de leitura

Ontem joguei três partidas de Container, o que traz meu total a quatro. Achei-o um jogo muito interessante e pretendo continuar a jogá-lo. Veja minha resenha do jogo…

continua...

Resenha -- Brass

11 Feb 2008 | 9 min de leitura

Após completar cinco partidas de **Brass **, já me sinto à vontade para resenhá-lo. Este é um jogo razoavelmente complexo, cheio de nuances de regras, o que fez com que minhas duas primeiras partidas fossem jogadas com vários erros. Depois destas duas partidas, reli as regras com atenção e fui anotando nossos erros. Enchi uma página com estas anotações e voltei a jogar. Nem por isso achei as regras demasiado complexas, apenas chamo a atenção de quem quiser aprender a jogar apenas lendo o livro de regras que o consulte constantemente, para prestar atenção a todos os detalhes. Após as primeiras partidas, as nuances são facilmente assimiladas e o jogo flui com relativa facilidade.

continua...