Blogs antigos

Os textos nesta categoria foram publicados em encarnações anteriores deste blog.

Fim do forum da Confraria Lúdica

19 May 2013 | 6 min de leitura

No último dia 12 encerrei as atividades do **forum ** da Confraria Lúdica, que vinha funcionando desde 2009. Como alguns dos usuários do **forum ** mandaram mensagens com questionamentos a respeito dessa decisão, resolvi expor aqui em maior profundidade a história do **forum ** e os motivos que levaram ao seu fim. Em 2009, além de continuar participando da Confraria Lúdica, eu estava também engajado com o clube Heavy Games Brasília, fundado nas páginas da Ilha do Tabuleiro. Os veteranos da Ilha podem se lembrar que no segundo semestre deste ano aquele **site ** passou várias semanas fora do ar e, quando voltou a funcionar, o novo **layout ** causou um sem-número de reclamações. Pensando em atender às necessidades do pessoal que estava meio que órfão da Ilha, resolvi pegar as páginas da Confraria, que até então apenas falavam um pouco dela, e instalei nela uma plataforma de **forum **. A seguir, convidei os membros do clube Heavy Games Brasília para participarem do novo espaço. Primeira decepção: a resposta geral foi “aqui está ruim, mas não queremos mudar”, ou (em alguns casos) sua alternativa “só mudamos se você instalar tais e quais funcionalidades”. De fato, este problema das funcionalidades desejadas viria a ser um problema constante para o **forum **.

continua...

Migração

31 Oct 2009 | 1 min de leitura

Para evitar a duplicação de material, bem como para facilitar o intercâmbio da comunidade lúdica, estou a partir de hoje migrando o Falando em Jogos para o forum da Confraria (https://lcduarte.com/forum/viewforum.php?f=13). Estas páginas vão continuar aqui, mas não serão mais atualizadas. A propósito, terei prazer em hospedar outros **blogs ** lúdicos no **forum **, basta entrar em contato comigo para que eu abra o espaço.

continua...

Maharaja de improviso

27 Oct 2009 | 1 min de leitura

Aconteceu de estarmos em casa sem programação, e sugeri um jogo para passar o tempo. Jogamos **Maharaja ** a três: eu, Andréa e Juca; consegui vencer, mas não foi um passeio, os dois jogaram bem.

continua...

Fuga de Nova Caprica

21 Oct 2009 | 1 min de leitura

FInalmente conseguimos explorar toda a expansão **Pegasus ** para o **Battlestar Galactica ** — e que jogo! Os humanos conseguiram vencer, juntamente com a líder cilônia Caprica Six. Jogamos eu, Marcelo, Sérgio, Rafael (os quatro humanos), Andréa (Six), Sílvio e Rodrigo (os cilônios). Coloquei mais detalhes no **forum ** da Confraria, em https://lcduarte.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=5&start=0.

continua...

Dia D do RPG 2009

26 Sep 2009 | 1 min de leitura

Primeiro dia daquele que tem sido o principal evento de RPGs no DF, o (impropriamente chamado) Dia D do RPG. Desta vez dei uma ajuda para o pessoal da organização e acabei convidado para realizar duas atividades. Pela manhã, comecei orientando uma partida de **Betrayal At House On The Hill **, com seis jogadores, que foi um grande sucesso, com os exploradores conseguindo derrotar os Espectros. Depois, ministrei uma palestra sobre jogos de tabuleiro para uma platéia de cerca a 15 pessoas. Fiquei muito feliz com a participação da audiência, que ajudou a fazer desta palestra uma excelente experiência. À tarde, mestrei uma partida de **Pendragon **, usando a aventura do **Torneio dos Sonhos **, na qual os cavaleiros lograram a duras penas derrotar os planos da pérfida rainha Elidia. Uma matéria do **Correio Braziliense **, publicada anteontem, divulgou o evento. Durante a minha preparação para a palestra, encontrei um texto muito interessante da revista **Nova Escola **, com muitas indicações sobre o uso de jogos no meio acadêmico.

continua...

Recebendo amigos

12 Sep 2009 | 1 min de leitura

Tive hoje o prazer de receber os amigos em casa para uma tarde de jogatinas. Fiquei especialmente feliz em ver Renato “Casulo” e Rodrigo, que vieram de Goiânia. Joguei **Ideology **, **Container **, **Battlestar Galactica ** e **Wealth of Nations **; consegui vencer a partida de **Container **.

continua...

Comemorando os 30 anos da Confraria

5 Sep 2009 | 1 min de leitura

Como parte das comemorações dos 30 anos da Confraria, hoje tive o prazer de receber em minha casa os confrades e quase-confrades de Brasília e mais Edward, que veio especialmente do Rio para o evento. Além de Edward, vieram também Luiz Henrique, Udo, Paulo Müller, Claudio, José Theodoro, Breno e Sérgio; Mirian e Juca também abrilhantaram os jogos. Começamos jogando **Ubongo Extreme ** — eu, Juca e Edward, com vitória minha — e seguimos com uma partida de **Container ** entre Juca, Mirian, Edward e eu; Edward venceu. Mais tarde, jogamos outra partida de **Ubongo Extreme **, desta vez entre Breno, Sérgio, Edward e eu, com a vitória de Breno; duas mãos de **Tichu **, opondo a parceria de Breno e Sérgio primeiro a uma parceria Juca e eu, depois à parceria Edward e eu. Breno e Sérgio venceram as duas mãos. FInalmente, com a chegada dos outros confrades, passamos a uma partida de **1870 ** da qual participaram Claudio, Udo, Paulo Müller, Luiz Henrique, Edward e eu. Paulo venceu; eu fiquei em segundo lugar, minha maldição do **1870 ** continua em vigor. FInalmente, enquanto eu explicava as regras do **1870 ** para os confrades que as não conheciam, Breno, Sérgio e Juca jogaram uma partida de **Billabong **.

continua...

Sábado de jogos

8 Aug 2009 | 1 min de leitura

Hoje tive a alegria de receber um convite de meu amigo Jean Marconi para participar de um sábado letivo no colégio CIMAN, onde ele leciona. Levei dois jogos, **Betrayal at House on the Hill ** e **TIcket to Ride **. Jean, por sua vez, levou o **Transamerica ** e o **Mamma Mia! **; todos fizeram sucesso. Primeiro eu, Jean e Juca jogamos **Betrayal at House on the Hill **, que consegui vencer como O Flautista. Depois, Juca foi jogar **Mamma Mia! ** e eu fiquei conversando com Ricardo Stumpf, outro amigo que há tempos não encontrava. Finalmente, joguei uma partida de **Ticket to Ride ** com Juca e Gabriela. Os dois jogaram muito bem; Juca liderou a pontuação por quase todo o jogo, mas consegui vencer ao final. Gabriela, em particular, demonstrou um grande senso de **fair play **. Meus agradecimentos a Jean e a todos os participantes.

continua...

RPGCon 2009 — Comentários

6 Jul 2009 | 1 min de leitura

Pelo menos no que me diz respeito, a RPGCon 2009 foi um completo sucesso. Isso não quer dizer que não tenha havido problemas, mas estes não estragaram a experiência de todo positiva. Quero aproveitar para estender um respeitoso obrigado a toda a equipe que nos proporcionou um fim de semana de muita diversão. Douglas, Vasco, Janaína, Rafael, Jaime, Lobo, Tomas, Ricardo, Ana e outros de quem infelizmente não aprendi os nomes, estão todos de parabéns pelo seu trabalho e pelo seu alto astral. Como recomendações para o próximo ano, gostaria de sugerir o seguinte: Um mapa do evento seria muito útil. O colégio Notre Dame era um verdadeiro labirinto, especialmente se considerarmos que as atrações estavam espalhadas por três andares. A área de alimentação precisa ser redimensionada, estava muito pequena para as necessidades do evento. Senti falta de uma programação das mesas de jogo, que são afinal o cerne de um evento de RPG. Os poucos jogadores que se interessavam em jogar alguma coisa fora do nicho D&D tinham que sair perguntando de mesa em mesa o que se jogava ali. Para finalizar: espero que, no próximo ano, a Confraria Lúdica possa estar mais uma vez prestigiando este evento.

continua...

RPGCon 2009 -- Primeiro dia

6 Jul 2009 | 2 min de leitura

Como eu já havia mencionado anteriormente, fui prestigiar a RPGCon 2009, o primeiro evento nacional independente de RPGs, neste fim de semana em São Paulo. Eu e Edward chegamos na sexta-feira, dia 3, pela hora do almoço, almoçamos e fomos dar uma força para o pessoal que estava arrumando o local da convenção. Fomos recebidos com muito carinho por todos e ajudamos a arrumar os livros usados que seriam vendidos na feira durante o evento. Depois, saímos para jantar e o pessoal continuou lá trabalhando. No sábado, chegamos cedo, antes dos portões se abrirem, para ajudar nos preparativos finais. Quando as portas se abriram, dirigi-me à área de jogos para a primeira de quatro aventuras que iria mestrar, **O Torneio dos Sonhos **, para Pendragon. Eu e Edward não precisamos esperar muito; logo uma turma muito simpática se uniu a nós e começamos a aventura, que transcorreu muito bem. Mariana, a jovem de vermelho na foto acima, até mesmo apelou para o Poetinha e seu cavaleiro declamou um poema para uma dama que os hospedou: De todo o meu amor serei atento Ante e com tal zelo, sempre e tanto Que mesmo em face ao maior encanto Nele encontrará meu pensamento Depois, fomos almoçar; o almoço foi um tanto demorado, pois a fila estava grande e lenta.

continua...

RPGCon 2009 -- Segundo dia

6 Jul 2009 | 1 min de leitura

No segundo dia da RPGCon 2009, eu e Edward chegamos um pouco depois de as portas se abrirem e seguimos direto para a área de jogos. Desta vez eu ia mestrar uma partida de Hero na 2ª Guerra Mundial, **To Catch a King **, que eu já mestrara com sucesso em uma campanha no ano passado. Os jogadores demoraram um pouco a aparecer, mas afinal um grupo de amigos veio jogar e todos se saíram muito bem. O almoço de domingo transcorreu sem os problemas de sábado e pude retornar cedo à área de jogos, enquanto Edward mais uma vez ia ajudar na feira de livros usados. A aventura da tarde era **Stormrider **, para Ars Magica. O mesmo grupo que jogara conosco pela manhã estava à minha espera e não precisei ficar esperando por jogadores. Mais uma vez a aventura transcorreu sem problemas, de forma muito divertida. Depois, tive a chance de ir passear um pouco pelo evento, revendo amigos que há muito não via, como Fábio Tola e Antônio Marcelo. Tive ainda a oportunidade de encontrar André, sobrinho de Lídia, que fez a gentileza de dar-nos uma carona de volta ao hotel. Eu e Edward fomos depois pegar os nossos respectivos vôos e nossa viagem lúdica chegava ao fim.

continua...

3º RPG Itinerante

27 Jun 2009 | 1 min de leitura

Hoje participei do 3º RPG Itinerante, mestrando uma aventura de Ars Magica ("Promises, Promises") e depois jogando uma partida de **Shadows Over Camelot ** — que eu venci como traidor. Foi uma tarde bem proveitosa, as duas partidas correram muito bem.

continua...

RPGCon 2009

6 Jun 2009 | 1 min de leitura

A Devir cancelou o EIRPG 2009, mas um grupo de organizações abnegadas está fomentando em seu lugar a RPGCon 2009 (http://rpgcon.com.br/). Eu e Edward estaremos lá, representando a Confraria Lúdica com muito orgulho.

continua...

Dia Internacional do Jogo de Tabuleiro

28 May 2009 | 1 min de leitura

Hoje a turma do clube *Heavy Games Brasília * e a Confraria Lúdica se reuniram para comemorar em grande estilo o Dia Internacional dos Jogos de Tabuleiro. Foram jogadas partidas de diversos jogos; pessoalmente, joguei **King of Siam ** (duas vezes), **Tichu ** e **Shadows Over Camelot **. **King of Siam ** **Before the Wind ** **Glory to Rome ** **Container ** A turma toda

continua...

Primeira vitória dos humanos

23 May 2009 | 1 min de leitura

Hoje, pela primeira vez, vi os humanos vencerem os cilônios em **Battlestar Galactica **. Jogamos eu mesmo, Thiago, Thaís, Diego, Vivianne e Rafael. Vivianne e Rafael eram os cilônios; Thiago revelou-se simpatizante, mas favorável aos humanos. Empregando uma estratégia criada pelo Zinho, os humanos arriscaram-se bastante por todo o jogo, sempre procurando saltar o mais depressa possível, ainda que perdendo recursos. Funcionou, embora as jogadas finais tenham sido bem tensas. Depois, Vivianne, Rafael, Breno e eu jogamos uma partida de **Container **, que Breno venceu. Thaís, Rafael, Vivianne e Diego A situação dos recursos ao final da partida

continua...

Sexta proveitosa

27 Mar 2009 | 1 min de leitura

Hoje a noite foi proveitosa. Primeiro Claudio chegou e jogamos uma partida de **Caylus **; Claudio dominou o início do jogo, mas depois consegui emparelhar e acabei vencendo. Depois, tive o prazer de receber uma nova jogadora, Daniele, que veio com Rafael e Vivianne. Lídia e eu orientamo-los a jogar uma partida de **Ubongo **, que Rafael venceu; depois engatamos uma partida a seis de **Betrayal at the House on the Hill **. Para seu deleite, Rafael foir revelado como o traidor, mas ele e a Casa Viva acabaram derrotados quando Daniele matou o coração da casa. Finalmente, Claudio precisou ir embora e os cinco remanescentes jogamos **Niagara **, que Lídia venceu. **Ubongo ** **Betrayal at House on the Hill **

continua...

Jogando no sábado

28 Feb 2009 | 1 min de leitura

Hoje recebi a visita de Thiago Boaventura e sua adorável esposa, Thaís, e de Antônio Nóbrega, todos membros do clube Heavy Games. Jogamos primeiro uma partida de **Container **, que Antônio venceu, e depois para relaxar jogamos uma rápida partida de **Betrayal at House on the Hill **; Thaís foi a traidora (invisível), mas conseguimos derrotá-la. Os dois jogos eram desconhecidos para todos, menos para mim. O **Container ** agradou bastante, mas o **Betrayal ** não fez sucesso com os amigos. **Container ** **Betrayal at House on the Hill **

continua...

Duas estréias

24 Feb 2009 | 1 min de leitura

Hoje Claudio e José Theodoro vieram jogar um pouco e aproveitamos para estrear dois jogos novos: **Tombouctou ** e **TInner’s Trail **. Ambos agradaram bastante; Theodoro venceu as duas partidas.

continua...

Retiro Lúdico, parte II

22 Feb 2009 | 1 min de leitura

O Retiro Lúdico foi um sucesso em seu segundo dia. Participaram Zinho, Daniel, Breno, Sérgio, Rita, Rafael, Vivianne, Milena, André, Max, Claudio, José Theodoro, Lídia, Thalia e eu mesmo. Jogamos **Neuroshima Hex **, **Ubongo **, **End of the Triumvirate **, **Bohnanza **, **Confucius **, **Age of Empires III **, **Chicago Express **, **Shadows Over Camelot ** e um jogo que Sérgio está desenvolvendo, chamado **Cada Um no Seu Quadrado **. **End of the Triumvirate ** **Ubongo ** **Bohnanza ** **Confucius ** **Age of Empires III ** **Chicago Express ** **Cada Um no Seu Quadrado ** **Shadows Over Camelot **

continua...

Retiro Lúdico, parte I

21 Feb 2009 | 1 min de leitura

Começou hoje o Retiro Lúdico, com a participação de dez jogadores: Thiago, Rafael, Milena, Vivianne, Daniel, Breno, Sérgio, Rita, Lídia e eu mesmo. Foram várias partidas; comecei com uma partida de **Lord of the RIngs: the Confrontation **, prossegui com **Traders of Genoa **, **Battlestar Galactica ** e **Chicago Express **, sem falar em uma partida não completada de **After the Flood **. Outros jogos no dia foram **Pandemic **, **Wasabi **, **Indonesia ** e **Ra **. Amanhã tem mais. **Pandemic ** **After the Flood ** **Wasabi ** **Traders of Genoa ** **Battlestar Galactica ** **Indonesia **

continua...

Empires in Arms

1 Feb 2009 | 1 min de leitura

Hoje jogamos uma partida experimental de um famoso wargame, o **Empires in Arms **, um excelente jogo sobre a guerras napoleônicas. Jogamos eu (Turquia), Rafael (Prússia), Luís Paulo (Rússia), Paulo Müller (Grã-Bretanha), Udo (França), Claudio (Espanha) e Sérgio (Áustria). Como imaginado, não conseguimos levar o jogo até o fim, mas conseguimos mostrar os principais sistemas do jogo para os novatos. De qualquer maneira, não creio que tenham gostado o bastante para quererem encarar uma campanha completa. Depois que acabamos quase todos saíram, mas Claudio se demorou um pouco por aqui e ainda jogamos duas partidas de **Ubongo **, que eu consegui vencer.

continua...

Jogando o 1856

15 Jan 2009 | 1 min de leitura

Hoje jogamos o **1856 ** a quatro — eu mesmo, Breno, Sérgio e Rafael. Depois, para espairecer, jogamos uma partida de **Pillars of the Earth **, que só eu conhecia. Breno venceu as duas partidas; o **1856 ** empolgou, mas o **Pillars ** desapontou meus amigos.

continua...

Mais Advanced Civilization

11 Jan 2009 | 1 min de leitura

Hoje jogamos novamente o **Advanced Civilization **, desta vez a seis: Arthur, Sérgio, Breno, Iury, Rafael e eu mesmo. Embora eu tenha tido uma boa abertura e um bom **mid-game **, terminei em quarto; Sérgio ganhou, seguido bem de perto por Iury e com Rafael logo atrás.

continua...

De volta

29 Dec 2008 | 1 min de leitura

Estou de volta a Brasília, depois de passar a semana do Natal em Santo Amaro da Imperatriz (SC) com a minha família. Foi uma semana muito agradável e, como levei vários jogos na bagagem, também foi ludicamente proveitosa. Jogamos **Bohnanza **, **Ticket to Ride **, **Shadows Over Camelot ** e **Carcassonne: Hunters and Gatherers **. A equipe de recreação do hotel Plaza Caldas, onde nos hospedamos, ficou fascinada com os jogos modernos e estão vivamente interessados em acrescentar alguns a seu acervo.

continua...

Jogando no domingo

7 Dec 2008 | 1 min de leitura

Hoje à noite teremos o jantar anual da Confraria. Mas, pela tarde, José Theodoro esteve aqui e aproveitamos para uma partida de **On the Underground **, que ele venceu.

continua...

Jogando 1870

16 Jul 2008 | 1 min de leitura

Hoje Breno, Sérgio, Rita e eu jogamos uma partida de **1870 **. Sérgio ganhou bem e eu fiquei em terceiro, ainda não foi desta vez que eu consegui ganhar este jogo. Mas infelizmente cometemos dois erros. Sérgio, uma companhia pode resgatar apenas *uma * ação em toda uma rodada de capitais. Além disso, eu lembrei o limite errado: pelo menos 60% da companhia tem que estar em mãos de jogadores ou no mercado aberto. Além disso, uma companhia só fica operacional *após * a rodada de capitais e não durante ela, mesmo que 60% sejam vendidos. Assim, é impossível resgatar um certificado durante a rodada de capitais inicial. Resultado: esta tática não é tão **game-breaking ** assim…

continua...

Nephilim no Conjunto Nacional

13 Jul 2008 | 1 min de leitura

Hoje tive a oportunidade de mestrar uma aventura de **Nephilim ** (2ª edição francesa) na 1ª Tarde de RPG no Conjunto Nacional. Participaram da aventura Lídia, Antônio, Fábio, Max e Tatiana; somente Lídia já conhecia o ambiente. Foi uma aventura muito boa e todos se divertiram bastante. Da esquerda para a direita: Tatiana, Max e Fábio.

continua...

Jogos novos chegando

30 Jun 2008 | 1 min de leitura

Acabo de receber uma encomenda com dois jogos encomendados já há algum tempo: **Hannibal: Rome vs Carthage ** e **Pandemic **. Já joguei o **Hannibal ** e gostei muito; o **Pandemic ** me interessou por ser um jogo cooperativo do qual falam muito bem. Agora é estreá-los.

continua...

Domingo animado

29 Jun 2008 | 1 min de leitura

Hoje o domingo foi animado, muitos amigos vieram jogar. Primeiro joguei uma partida de **Tichu ** em parceria com Rita contra Breno e Sérgio, que ganharam. Depois, Claudio e Theodoro chegaram e jogamos **Railroad Tycoon **, que eu ganhei. Para encerrar a noite, eu, Marcelo, Claudio, Theodoro e Breno jogamos **Traders of Genoa **, que Theodoro ganhou.

continua...

Jogando e ganhando

28 Jun 2008 | 1 min de leitura

Hoje Claudio e Marcelo vieram para cá e jogamos dois jogos: primeiro, uma demorada partida de **Through the Ages ** e, depois, uma rápida partida de **Railroad Tycoon **. Consegui vencer as duas, a primeira com dificuldade e a segunda com facilidade, para grande desgosto do Marcelo.

continua...

Masks of Nyarlathotep de novo

27 Jun 2008 | 1 min de leitura

Hoje continuamos a nossa campanha **Masks of Nyarlathotep **. Os investigadores conseguiram sair vivos do Egito e vão seguir rumo ao Quênia. Já descobriram muitas peças do quebra-cabeças, mas alguns detalhes cruciais ainda estão ausentes.

continua...

Through the Ages

25 Jun 2008 | 1 min de leitura

Hoje Marcelo veio para jogar e decidimos enfrentar o **Through the Ages **. Foi uma boa partida, pela primeira vez consegui chegar ao fim do jogo. Marcelo ganhou bem, resistindo a uma guerra potencialmente devastadora que declarei na antepenúltima jogada.

continua...

Tirando o atraso

23 Jun 2008 | 1 min de leitura

Hoje comecei a tirar o atraso das últimas semanas. Primeiro joguei uma partida de **On the Underground ** com Breno, que ganhou; depois Theodoro chegou e jogamos uma partida de **Caylus **, também vencida por Breno; e finalmente jogamos **Leonardo da Vinci **, que Theodoro venceu. Uma boa maneira de passar a tarde de domingo.

continua...

Longa jornada noite adentro

21 Jun 2008 | 1 min de leitura

Finalmente contratei um novo motorista. Isto me deixa novamente com tempo livre para jogar, o que Marcelo, Claudio e Breno aproveitaram pelo fim da tarde. Primeiro, Breno venceu Marcelo duas vezes no **Tzaar **, depois joguei com eles dois uma partida de **Ingenious ** enquanto esperávamos Claudio. Marcelo acha que seu filho Henrique, que tem 10 anos e é aficionado por xadrez, poderá se interessar por estes dois jogos. Quando Claudio chegou, começamos uma partida de **1870 ** — minha quinta, a segunda para Claudio e Breno e a primeira para Marcelo. Infelizmente tivemos que começar o jogo à luz de velas (!) mas, depois que a energia foi restaurada, pudemos continuar sem maiores problemas. Foi uma partida longa, mas conseguimos levá-la até o fim. Durante muito tempo achamos que o jogo estava a ser decidido entre eu e Marcelo, mas Breno acabou ficando em primeiro, Claudio em segundo, eu em terceiro e Marcelo em último. Como em outras oportunidades, o **debriefing ** do jogo mostrou que ele novamente foi um sucesso.

continua...

Mais uma vez o 1870

14 Jun 2008 | 1 min de leitura

Ando ocupado nos últimos dias, pois nosso motorista se demitiu e estou conduzindo minha família para todos os seus compromissos e não resta muito tempo para jogar. De qualquer maneira, hoje aproveitei para jogar mais uma partida de **1870 **. Joguei com Maurício, um amigo que não via há tempos, e meus confrades Claudio, Paulo Müller e Luiz Henrique. Foi uma boa partida, embora não tenha ido até o fim por causa do adiantado da hora; Paulo conquistou uma bela vitória.

continua...

Jogando o 1870 até o fim

8 Jun 2008 | 1 min de leitura

Hoje, pela primeira vez, conseguimos levar uma partida de **1870 ** até o fim do dinheiro do banco. Jogamos eu, Sérgio, Rita, Gunther e Mirella. Sérgio venceu bem, mas desta vez consegui pelo menos ficar em segundo lugar. Já dá para ter uma idéia bem melhor da dinâmica do jogo agora e mais uma vez o jogo fez sucesso, todos gostaram.

continua...

Masks of Nyarlathotep

6 Jun 2008 | 1 min de leitura

Minha semana não foi tão lúdica quanto eu gostaria, devido a imprevistos no campo familiar. De qualquer maneira, hoje à noite o nosso grupo de **Call of Cthulhu ** continuou a campanha **Masks of Nyarlathotep ** — e sobreviveram a um encontro com o próprio!

continua...

Jogos de Maio

1 Jun 2008 | 1 min de leitura

Maio foi um mês ludicamente mais fraco, somente 24 partidas no total. O jogo mais jogado foi **Through the Ages **, com 6 partidas, seguido por **On the Underground ** (3 partidas), **Caylus ** (2 partidas), **La Città ** (2 partidas), **Mare Nostrum ** (2 partidas) e **Twilight Struggle ** (2 partidas). Os demais foram jogados apenas uma vez cada: **1870 ** **Blue Moon City ** **Container ** **Formula Dé ** **Leonardo da Vinci ** **The Republic of Rome ** **Ubongo **

continua...

Mais 1870

1 Jun 2008 | 1 min de leitura

Hoje joguei novamente o **1870 **, desta vez com Breno, Sérgio e Rita. Foi uma boa partida, corrigindo os erros que cometi ontem, mas mais uma vez não fiquei bem colocado, Breno ganhou. Ainda assim, continuo gostando muito do jogo e pretendo jogá-lo mais vezes.

continua...

Estreando o 1870

31 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje estreamos o **1870 ** em família: eu, Lídia, Luciane e Alexandre. Foi um jogo longo (6 horas) e acabou com uma bela vitória de Alexandre. Mas sinto que cometemos vários erros e vou reler as regras para tirar isso a limpo.

continua...

Continuando Masks of Nyarlathotep

30 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje nosso grupo de **Call of Cthulhu **continuou a campanha **Masks of Nyarlathotep **. As intrépidas personagens continuam a investigar o Cairo e conseguiram puxar mais alguns fios da meada, mas muito ainda os aguarda.

continua...

Novamente o Through the Ages

29 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje Claudio, Marcelo e eu encaramos novamente o **Through the Ages **. Conseguimos chegar apenas até a metade da fase II, mas foi uma partida bem interessante. Temos que marcar um dia com tempo suficiente para jogá-lo até o fim.

continua...

Jogo novo chegando

28 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje recebi um jogo novo: **1870 **, da série **18xx **. Já tive o **1830 **, mas achei-o muito esquisito na época e acabei por vendê-lo. Hoje passei a tarde estudando o **1870 ** e acredito ter acertado, parece ser um jogo muito bom e parece ser o tipo de jogo de que a Confraria gosta. Agora vejamos quando consigo estreá-lo.

continua...

Clube HG

25 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje vieram jogar amigos do Clube Heavy Games Brasília. Primeiro jogamos **Mare Nostrum ** a cinco: eu, Sérgio, Thiago, Zinho e Breno, com uma bela vitória do Zinho. Depois, Sérgio saiu e jogamos uma partida curta de **Through the Ages ** (com as regras completas), que eu consegui vencer. Cada vez gosto mais destes dois jogos; o **Mare Nostrum ** realmente fica muito bom com cinco jogadores e o **Through the Ages ** continua encantando.

continua...

Jogando com a família

24 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje meu cunhado Luís Cláudio veio com meus sobrinhos passar a tarde conosco, e minha irmã Luciane trouxe o Raphael. Casa cheia, mas isso não nos impediu de jogar. Primeiro, orientei Thalia e os primos a jogarem **Mistery of the Abbey **. Depois, eu, Lídia, Luciane e Alexandre jogamos dois jogos que Luciane e Alexandre não conheciam: **On the Underground ** (Lídia ganhou) e **Container ** (Luciane ganhou). À noite, o grupo da campanha **O Triunfo da Sombra ** continuou a sua seqüência de vitórias, resgatando Radagast, Frodo, Merry e Pippin de Orthanc, no caminho aproveitando para matar Saruman.

continua...

Through the Ages

23 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje conseguimos jogar o **Through the Ages ** a quatro: Sérgio, Marcelo, Claudio e eu mesmo. Apesar de os outros três não conhecerem o jogo, achei melhor passar logo ao jogo completo, para que o jogo fosse mais interessante. Decisão acertada: embora as jogadas tenham sido demoradas, foram bastante intensas e o jogo foi muito interessante. Ele realmente fica muito melhor com quatro jogadores. Mas, devido ao adiantado da hora, não pudemos levá-lo até o fim, chegamos apenas até o fim da Era I. Devido a alguns erros que notamos no decorrer da partida, não declaramos vencedor. No fim da noite, o grupo de **Call of Cthulhu ** se reuniu para continuarmos a campanha **Masks of Nyarlathotep **, desta vez com mais um jogador: Janary uniu-se ao grupo. Os investigadores prosseguiram as pesquisas no Cairo e conseguiram destruir uma múmia para impedir a sua ressurreição.

continua...

Decepção

21 May 2008 | 1 min de leitura

Marcelo hoje saiu decepcionado daqui; ele e Claudio vieram pelo fim da tarde para jogarmos um pouco, mas hoje não era seu dia. Primeiro Claudio ganhou bem no **Caylus ** e ele ficou em último; depois eu ganhei no **Formula Dé ** e ele novamente ficou em último. Melhor sorte da próxima vez, caro confrade. Depois que Claudio e Marcelo saíram, Theodoro apareceu. Aproveitei para ensinar-lhe o **Through the Ages ** e o fiz tão bem que perdi de novo…

continua...

Estreando o Through the Ages

20 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje Breno veio para estrearmos o **Through the Ages **. Achei-o um jogo muito bom, mesmo perdendo as duas partidas… Mas acho que vai ser um jogo muito diferente com mais pessoas jogando. Depois que jogá-lo mais farei uma resenha dele.

continua...

Dia D RPG -- Segundo Dia

18 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje foi o segundo e último dia do Dia D RPG. Mestrei uma partida de **Nephilim: Initiation **, com a aventura **Retour à Venise **. Depois, começamos uma partida de **Shadows Over Camelot **, mas infelizmente não houve tempo hábil para acabá-la. À noite, eu e Lídia encerramos o fim de semana com uma partida de **On the Underground **. Ela achou o jogo interessante e conseguiu empatar no final.

continua...

Dia D RPG -- Primeiro Dia

17 May 2008 | 1 min de leitura

Começou hoje o Dia D RPG. À tarde, eu e Arthur fomos para o Centro Comunitário Athos Bulcão, da Universidade de Brasília. Hoje mestrei uma aventura clássica de **Pendragon, The Tournament of Dreams **, e foi um grande sucesso; todos os jogadores se divertiram a valer. À noite, continuamos a campanha **O Triunfo da Sombra **, com um estrondoso sucesso para o grupo: conseguiram recuperar e destruir um Silmaril e matar o Balrog.

continua...

Desforra

16 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje Marcelo veio para jogarmos mais um pouco e reeditamos a nossa partida melada de **Twilight Struggle **. Desta vez os americanos levaram a melhor e ele concedeu a vitória no quarto turno. Depois, estreamos o **On the Underground **; o jogo não o agradou muito e eu acabei ganhando neste também. À noite, o grupo de **Call of Cthulhu ** continuou a campanha **Masks of Nyarlathotep **. Os investigadores foram ao Cairo, onde encontraram várias pistas que começam a fazer as coisas se encaixarem.

continua...

Jogos novos

16 May 2008 | 1 min de leitura

Acabo de chegar do correio, com alguns jogos novos que tinham ficado retidos na alfândega devido à greve da Receita. Chegaram **On the Underground **, **Cone of Fire ** e **Through the Ages **, além do **Player’s Guide to Paths of Glory **. Um bocado de coisa com que me ocupar depois do Dia D.

continua...

Jogo melado

14 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje Marcelo veio para jogar um pouco, mas não tinha muito tempo. Resolvemos jogar uma partida de **Twilight Struggle **. Ele jogou com a URSS e saiu-se muito bem, mas no fim do terceiro turno percebemos que faltava uma carta crucial no maço da **Early War **: a contagem do Oriente Médio (ela estava no maço da **Late War **). Interrompemos o jogo, mas tenho certeza que ele teria vencido.

continua...

Dia D RPG

12 May 2008 | 3 min de leitura

Convido todos a participarem do Dia D RPG, nos dia 17 e 18 de maio — é, eu sei que são dois dias, mas o nome é este mesmo. Veja mais detalhes sobre o evento e sobre a minha participação… Onde, quando, como O Dia D RPG acontece nos dias 17 e 18 de maio, simultaneamente em mais de 30 cidades do Brasil e do exterior. Em Brasília, o evento acontecerá no Centro Comunitário Athos Bulcão, da Universidade de Brasília, das 09:00h às 18:00h tanto no sábado quanto no domingo. O preço da entrada é um quilograma de alimento não-perecível; os alimentos arrecadados serão doados a um orfanato. O Centro Comunitário fica no **campus ** da UnB, na L4 norte, em frente aos clubes da APCEF-DF e Minas Brasília. A UnB tem uma página explicando como chegar ao **campus ** de carro. Quem depende de ônibus tem duas alternativas: descer na L2 norte e seguir a pé até o Centro Comunitário, ou pegar um carro da linha 110 ou da linha 110.2 (R$2,00) na rodoviária e descer bem em frente ao Centro Comunitário. Um mapa do local foi preparado pela organização do evento. ### Programação A página de programação traz as principais atividades que acontecerão durante o evento, mas outras atividades podem ainda ser programadas.

continua...

Estreando o Mare Nostrum

11 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje Claudio e Marcelo vieram pelo fim da tarde para jogarmos um pouco. Estreamos o **Mare Nostrum **, primeiro com uma partida interrompida depois de algumas jogadas devido a muitos erros, e em seguida com uma partida completa que consegui vencer. Achei-o um jogo muito interessante, mas parece que ele será muito melhor com quatro ou cinco jogadores.

continua...

Tabuleiro e RPG

10 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje Luciane e Alexandre vieram almoçar conosco e, mais tarde, enquanto Raphael dormia, eu a Lídia jogamos **La Cittá ** com eles. Foi um fracasso: o jogo não agradou e jogar a quatro pareceu-me muito menos interessante que a partida com dois jogadores que me apresentou o jogo, no úlitmo domingo. Acabamos encerrando o jogo sem terminá-lo quando Raphael acordou para mamar. Para compensar, jogamos a seguir uma partida de **Blue Moon City **, que Luciane venceu. Mais tarde, nosso grupo da campanha **O Triunfo da Sombra ** chegou e pudemos continuar a nossa campanha. O grupo conseguiu enfim chegar à Montanha Solitária mas lá descobriram que Frór, o ferreiro que eles procuravam para reforjar Anglachel, tinha sido capturado por orcs e levado a Dol Guldur. Nossos corajosos participantes enfrentaram o desafio de penetrar na antiga fortaleza de Sauron e conseguiram resgatar Frór, trazendo-o de volta a Erebor onde Anglachel foi reforjada como **Morgûr **, o Coração Negro. Próxima parada: Moria, para descerem às profundezas em busca de um silmaril.

continua...

Delta Green

9 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje Sérgio não pôde vir para nossa partida de **Call of Cthulhu **. Por outro lado, Breno veio participar para conhecer este jogo. Assim, resolvemos fazer uma aventura singular para que ele se acostumasse com o estilo do CoC e escolhi uma aventura do livro **Delta Green **. Foi uma partida muito divertida e eles até mesmo conseguiram sair vivos…

continua...

Encerrando o feriado

4 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje meu pai voltou a Belo Horizonte pela manhã e, à tarde, alguns amigos vieram para encerrarmos o feriado com uma tarde de jogos. Primeiro eu e Breno jogamos **La Cittá **, que eu não conhecia; jogo bastante interessante. Depois, Sérgio, Marcelo e Claudio chegaram e jogamos uma partida de **The Republic of Rome **. Marcelo e Claudio se decepcionaram com o jogo, que acabou novamente em derrota para Roma. Finalmente, depois que Sérgio saiu, fechamos a noite com uma partida de **Caylus **, vencida por Marcelo.

continua...

O Lado Negro da Força

3 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje fizemos um churrasco como parte das comemorações do 70º aniversário de meu pai. À noite, após o jantar, encerramos as comemorações de maneira lúdica — ensinando **Ticket to Ride ** para ele e Letícia. Jogaram bem, mas Lídia ganhou por boa margem. O mais importante: ele gostou do jogo. Veja a foto…

continua...

Jogos de Abril

1 May 2008 | 1 min de leitura

Meu abril foi mais lúdico que março: 40 partidas no total. Desta vez, o campeão de partidas foi **Maharaja ** (10 partidas), seguido por **Ubongo ** (6 partidas), **Caylus ** (5 partidas), **Cuba ** (3 partidas), **Container ** (2 partidas) e **The Republic of Rome ** (2 partidas). Os demais, abaixo, foram jogados uma vez cada: **Brass ** **Caylus Magna Carta ** **Cosmic Eidex ** **Die Kutschfahrt zur Teufelsburg ** **El Grande ** **Hannibal: Rome vs Carthage ** **Leonardo da Vinci ** **On the Underground ** **The Princes of Florence ** **Ra ** **Shadows Over Camelot ** **Twilight Struggle **

continua...

Uma comemoração

1 May 2008 | 1 min de leitura

Hoje comemoramos o 70º aniversário de meu pai, com um dia de antecedência. Foi uma reunião memorável e não deixou de ter seu aspecto lúdico; enquanto o almoço estava sendo preparado, ensinei-o a jogar **Ubongo **. Venci a primeira partida e logo depois Thalia o venceu em sua segunda partida. Apesar da derrota dupla, ele parece ter ficado impressionado com o jogo, o primeiro jogo moderno que ele conhece. Depois do almoço e do bate-papo pós-prandial, nossos parceiros lúdicos habituais, Alexandre e Luciane, jogaram uma partida de **Leonardo da Vinci ** com Lídia e comigo; foi a minha segunda partida e a primeira para os demais. Consegui uma vitória apertada (1 ponto de diferença). Agora, vamos ver se consigo trazer meu pai ainda mais para o lado negro da Força.

continua...

Véspera de feriado

30 Apr 2008 | 1 min de leitura

Não sei se vou conseguir jogar muito neste feriado prolongado, mas pelo menos hoje consegui jogar um pouco. Claudio e Marcelo vieram para cá e jogamos uma partida de **Caylus ** que eu consegui vencer por uma margem apertada, e depois jogamos uma partida de **Maharaja ** que Claudio ganhou de forma brilhante.

continua...

Mais The Republic of Rome

27 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje jogamos mais uma partida de **The Republic of Rome **, desta vez usando as **Living Rules ** disponíveis no BGG. Foi uma partida renhida e Breno esteve a um passo de vencer, mas mais uma vez Roma foi derrotada. Pena. Jogamos eu, Breno, Theodoro e Sérgio.

continua...

O Triunfo da Sombra

26 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje o **quorum ** estava reduzido, mas ainda assim jogamos nosso RPG ambientado na Terra Média alternativa, **O Triunfo da Sombra **. Desta vez, o grupo subiu o curso do Bruinen até o sopé das Montanhas Nebulosas, enfrentando dois trolls no caminho, e depois tomou o caminho norte do Passo Alto para atravessar as montanhas. No passo, foram atacados por orcs e, embora vitoriosos, foram forçados a fugir e demandar o vau do Carrock. A seguir, a Floresta Tenebrosa.

continua...

Hannibal

25 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje Breno e eu aprendemos a jogar **Hannibal: Rome vs. Carthage **. Jogo muito interessante, cheio de nuances e muito fiel ao seu tema. Coloquei-o na minha **wishlist **. À noite, o nosso grupo de **Call of Cthulhu ** continuou a campanha **Masks of Nyarlathotep **. Os investigadores conseguiram levar um grupo de cultistas à prisão, além de encontrarem mais alguns fios da meada do grande plano que suspeitam estar por trás dos acontecimentos. Próxima parada: Cairo.

continua...

Caylus em dose tripla

23 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje Claudio e Marcelo vieram para cá e jogamos três partidas de **Caylus **. Na primeira enfrentei e derrotei Claudio. Depois disso, Marcelo chegou e jogamos mais uma, na qual os dois empataram; e encerramos a noite com mais uma, na qual venci os dois por uma boa margem.

continua...

Dia equilibrado

21 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje foi um dia bem equilibrado para a Confraria. Primeiro joguei **Caylus ** com Marcelo e ganhei, depois Claudio chegou e jogamos **Maharaja ** e ele mesmo ganhou. Mais tarde, Theodoro também chegou e jogamos uma partida de **Container **, que ele ganhou, e encerramos a noite com uma partida de **Ra ** vencida por Marcelo.

continua...

Outra visita significativa

20 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje foi a vez de meu caro confrade Adriano, seu filho Thiago e sua esposa Larissa nos visitarem. Nós não víamos Adriano e Larissa desde fevereiro, quando se mudaram para Curitiba. Naturalmente, foi uma oportunidade para jogarmos um bocado. Eu e Marcelo começamos com uma partida (não concluída) de **Caylus **, seguida por uma de **Leonardo da Vinci ** quando os outros chegaram, e finalmente uma partida de **Shadows Over Camelot ** com sete jogadores (mas sem o traidor), vencida pelos cavaleiros com alguma dificuldade. Depois, saímos para jantar e colocar as novidades em dia.

continua...

Um visitante importante

19 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje recebemos um visitante importante: nosso sobrinho Raphael, que está com dois meses de idade. Aproveitamos para jogar um pouco com Luciane e Alexandre; jogamos uma partida de **Cuba ** e uma de **Maharaja **, ambas vencidas por Lídia.

continua...

Sexta-feira

18 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje não tivemos nossa partida habitual de **Call of Cthulhu **. Em compensação, joguei uma partida de **Maharaja **, vencida por meu confrade Marcelo, e depois uma de **Cuba **, vencida por Lídia. Entre uma e outra, Sérgio ensinou Lídia a jogar **Blokus **, ganhando fácil a primeira partida contra ela e imediatamente perdendo a partida subseqüente.

continua...

Recebendo um visitante

16 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje tivemos a oportunidade de receber um visitante, Eduardo, de Salvador — mais conhecido na *bg-br * pelo seu codinome *dudamms * — e naturalmente aproveitamos para jogar um bocado. Começamos por uma partida de **Container **, seguida por uma de **Cuba **, uma de **Die Kutschfahrt zur Teufelsburg **, e finalmente uma de **Maharaja **. Infelizmente, sendo um dia de semana, não foi possível continuarmos. Veja as fotos… **Container ** **Cuba **

continua...

The Republic of Rome

13 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje tive oportunidade de conhecer um novo e interessante jogo de cartas — **Cosmic Eidex **, inspirado no jogo **Skat ** — e de jogar um velho favorito que não jogava há muito: **The Republic of Rome **. Além disso, entre o primeiro e o último, jogamos uma partida de **Brass **. Mas hoje não dei sorte, fiquei em último no **Cosmic Eidex ** e no **Brass ** (Breno ganhou ambos) e todos perdemos no **Republic of Rome **.

continua...

Jogando no Sábado

12 Apr 2008 | 1 min de leitura

Foi um bom sábado lúdico. À tarde, joguei cinco partidas de **Ubongo ** e uma de **The Princes of Florence ** em casa de minha sogra; à noite, continuamos a campanha **O Triunfo da Sombra **. Desta vez, o grupo conseguiu recuperar Gurthang, a espada de Túrin, e encontrar Eluréd e Elurín, perdidos desde a Primeira Era do mundo.

continua...

E ainda mais Maharaja

11 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje Claudio, Marcelo e eu jogamos mais uma partida de **Maharaja **; desta vez, Claudio conquistou uma apertada vitória. À noite, prosseguimos a campanha **Masks of Nyarlathotep ** do RPG **Call of Cthulhu **. Os intrépidos investigadores exploraram uma misteriosa loja no Harlem e saíram quase ilesos: um deles sofreu um ataque de esquizofrenia.

continua...

Mais Maharaja

10 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje Marcelo e Claudio voltaram a aparecer e jogamos mais um pouco. Claudio e eu empatamos uma partida de **Ubongo ** e, depois que Marcelo chegou, jogamos duas de **Maharaja **; ganhei a primeira e Claudio ganhou a segunda.

continua...

Estréia

8 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje meus confrades Marcelo e Claudio apareceram para jogarmos um pouco. Estreamos o **Maharaja ** e este revelou-se um jogo bastante bom; jogamos duas partidas. Ganhei a primeira e Claudio ganhou a segunda. Veja a foto…

continua...

Conhecendo um jogo novo

7 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje Breno veio devolver o **Imperial ** e aproveitamos para jogar um pouco. Primeiro ele me apresentou um jogo muito interessante, o **On The Underground ** — que parece ser baseado no problema do **Travelling Salesman ** — e depois jogamos uma disputada partida de **Twilight Struggle **. Ele ganhou bem o **Underground **, mas consegui arrancar uma suada vitória soviética no último turno do TS.

continua...

El Grande

6 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje meus confrades José Theodoro e Marcelo vieram e jogamos uma disputada partida de **El Grande **; Theodoro liderou a contagem por boa parte de jogo, mas eu e Marcelo conseguimos reverter este quadro e acabei vencendo com uma pequena vantagem sobre Marcelo. Bom jogo.

continua...

Visita e RPG

5 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje eu e Lídia fomos visitar minha irmã Luciane e sua família. Aproveitamos para jogar um pouco, já que ela e Alexandre não têm tido muita chance para isso desde que Raphael nasceu. Jogamos uma partida de **Caylus Magna Carta **, bem disputada. À noite, nosso grupo da campanha de RPG **O Triunfo da Sombra ** saiu-se bastante bem em sua missão, conseguindo recuperar os dois Palantíri do Norte, perdidos quando Arvedui fugiu da ruína de Arthedain. Agora eles estão a caminho de Mithlond, onde vão se encontrar com Círdan e Elrond e descobrir qual o próximo passo em sua demanda.

continua...

Masks of Nyarlathotep parte I

4 Apr 2008 | 1 min de leitura

Hoje nosso grupo de **Call of Cthulhu ** iniciou a famosa campanha **Masks of Nyarlathotep **. Começaram com a investigação de um terrível assassinato em New York e os primeiros indícios apontam para uma conspiração de escala mundial. Vejamos o que o futuro lhes reserva.

continua...

Jogos de Março

1 Apr 2008 | 1 min de leitura

Joguei pouco em março, comparado aos primeiros meses do ano: 31 partidas no total. O campeão foi o **Railroad Tycoon **, jogado dez vezes, seguido por quatro de **Twilight Struggle ** e duas de **Werewolves of Miller’s Hollow ** (jogadas durante a 8ª Open House Lúdica). Os outros jogos do mês foram todos jogados uma vez cada: **Carcassonne ** **Container ** **Credo ** **Cuba ** **El Grande ** **Formula Dé ** **Gemblo ** **Great Wall of China ** **Ingenious ** **King's Gate ** **Merchant of Venus ** **Mü ** **Paths of Glory ** **San Juan ** **Shadows Over Camelot ** Vejamos que eventos lúdicos abril reserva...

continua...

O Triunfo da Sombra

29 Mar 2008 | 1 min de leitura

Começamos hoje uma nova campanha de RPG, usando o sistema **Hero ** e ambientada em uma Terra Média alternativa, onde a missão de Frodo fracassou e Sauron venceu a Guerra do Anel. Tivemos oito participantes e a campanha promete ser bem interessante.

continua...

Sexta-feira

28 Mar 2008 | 1 min de leitura

Hoje meus confrades Claudio e Marcelo vieram para jogarmos mais um pouco. Jogamos uma partida de **Merchant of Venus **, que eu não jogava há uns vinte anos, e Marcelo ganhou. Depois jogamos **Railroad Tycoon ** e Claudio venceu a disputada partida.

continua...

Mais Twilight Struggle

27 Mar 2008 | 1 min de leitura

Hoje Marcelo pediu a revanche das duas últimas partidas de **Twilight Struggle **, que eu ganhei com os soviéticos. Mas ainda não foi desta vez; hoje joguei com os americanos e, reconhecidamente graças à boa sorte, ganhei de novo.

continua...

8ª Open House Lúdica

23 Mar 2008 | 1 min de leitura

Ontem tivemos a 8ª Open House Lúdica, a primeira com as novas mesas da sala de jogo. Foi uma excelente reunião, com a participação de 21 pessoas. Mais detalhes… Participaram Antônio, André, Mariana, Rafael, Rodrigo, Breno, Thalia, Lídia, Lia, Carlos, Cristiana, Marília, Eduardo, Claudio e seu filho Claudio, outro André, Maurício, Patrícia, Sérgio e Rita. Jogamos Ubongo (2 vezes), Niagara, Blue Moon City, Ticket to Ride, La Cittá, Railroad Tycoo_n, Carcassonne_, _Ingenious_, _Werewolves of Miller’s Hollow_, _Brass_, _Betrayal at House on the Hill_, _Colossal Arena_ e _Shadows Over Camelot_. A reunião começou às 14:30 e foi até as 01:30 da manhã de domingo. Muito obrigado a todos os participantes, foi muito divertido. Niagara Ubongo Blue Moon City Ticket to Ride La Cittá Railroad Tycoon Ingenious Werewolves of Miller’s Hollow Betrayal at House on the Hill Brass Shadows Over Camelot

continua...

E continua a maré

21 Mar 2008 | 1 min de leitura

Minha maré de sorte continua. Hoje Marcelo veio jogar mais uma partida de **Twilight Struggle ** e mais uma vez ganhei com os soviéticos. Depois que Claudio chegou, jogamos uma partida de **King’s Gate ** que Claudio venceu, seguida de uma partida de **Railroad Tycoon ** na qual venci Marcelo por 2 pontos e encerramos a noite com uma partida de **Formula Dé ** que também venci, depois que Marcelo rodou espetacularmente a duas curvas do final.

continua...

Jogando na Semana Santa

20 Mar 2008 | 1 min de leitura

Hoje Marcelo e eu jogamos outra partida de **Twilight Struggle **. Joguei novamente com os soviéticos, mas desta vez consegui dominar cedo o jogo e ganhei no quarto turno. Depois, jogamos uma partida de **Great Wall of China ** enquanto esperávamos Claudio chegar; Marcelo não gostou do jogo, mesmo tendo ganhado. Depois que Claudio chegou, jogamos uma partida de **El Grande ** e consegui ganhar novamente. Finalmente, Claudio e eu encerramos a noite com uma partida de **Railroad Tycoon **, que também ganhei. No geral, um bom dia lúdico.

continua...

Twilight Struggle

19 Mar 2008 | 1 min de leitura

Hoje Marcelo eu eu jogamos uma disputadíssima partida de **Twilight Struggle **. Joguei com os soviéticos e, embora tenha conseguido boas posições no jogo, não consegui traduzi-las em pontos como gostaria. Quando começou o último turno, eu estava em vantagem, mas Marcelo conseguiu reverter isso com a contagem da África — o único continente que ele dominava. Uma merecida vitória para ele, mas certamente foi a partida de TS mais interessante que já jogamos.

continua...

Mais Tycoon

18 Mar 2008 | 1 min de leitura

Continua o empate no **Railroad Tycoon **: hoje eu ganhei a primeira e Marcelo ganhou a segunda partida. A seguir, começamos (mas não acabamos) uma partida de **Power Grid ** enquanto aguardávamos o Claudio chegar. É um jogo interessante, mas em minha opinião não merece a posição que ocupa no **ranking ** do BGG. Depois que o Claudio chegou, jogamos **Credo **, com as cartas recém-traduzidas, mas por comum acordo encerramos o jogo sem acabá-lo. Achamo-lo um jogo muito aleatório; talvez com mais jogadores fique melhor, vamos ver.

continua...

Railroad Tycoon

17 Mar 2008 | 1 min de leitura

Hoje meu confrade Marcelo veio para jogarmos um pouco. Jogamos duas partidas de **Railroad Tycoon **; ele ganhou bem a primeira e eu ganhei apertado a segunda. A dinâmica do jogo a dois fica bem diferente do jogo com cinco ou seis pessoas, é um jogo bem interessante.

continua...

Visita

16 Mar 2008 | 1 min de leitura

Hoje fomos visitar minha irmã Luciane e meu sobrinho Raphael, recém-nascido, e aproveitamos para ajudar Luciane a tirar o atraso lúdico — jogamos uma partida básica de **Mü **. Mesmo sem o leilão, foi bem interessante. Agora é só esperar que Raphael possa sair regularmente de casa para que Lu e Alexandre voltem a freqüentar as nossas jogatinas.

continua...

Mais aniversários

15 Mar 2008 | 1 min de leitura

Hoje fomos à casa de nossa amiga Rita comemorar o aniversário dela e o do Sérgio. Como eles aproveitaram a deixa para organizar uma jogatina, nós também aproveitamos para uma rápida partida de **Railroad Tycoon ** — que, apropriadamente, o Sérgio ganhou.

continua...

Jogos da sexta

14 Mar 2008 | 1 min de leitura

Bem, hoje foi um bom dia de jogos. À tarde, joguei **Gemblo ** com meu confrade Marcelo e ganhei pela primeira vez este jogo. Depois, Claudio chegou e jogamos duas partidas de **Railroad Tycoon **. Claudio ganhou a primeira e eu ganhei a segunda. À noite, nosso grupo de **Call of Cthulhu ** encerrou com louvor a campanha **Shadows of Yog-Sothoth **. Não gostei muito desta campanha como publicada, precisei fazer várias adaptações para que ela fluísse direito. Foi a primeira campanha publicada para **Call of Cthulhu **, e parece quase um **dungeonfest ** sem o **dungeon **. As aventuras são frouxamente conectadas, os ganchos para começá-las são risíveis e alguns dos cenários são simplesmente inaceitáveis. Mas o grupo jogou bem e, apesar de vários percalços, chegou ao fim da campanha sabendo muito mais do que quando começou. Agora estão prontos para encarar o próximo desafio: **Masks of Nyarlathotep **.

continua...

8ª Open House Lúdica

11 Mar 2008 | 1 min de leitura

No dia 22 de março, sábado de Aleluia, eu e Lídia vamos abrir a nossa casa para mais uma Open House Lúdica. Apareça se você quer jogar jogos de tabuleiro modernos, quer você seja um **gamer ** ávido ou um iniciante no assunto. Participantes devem confirmar sua participação até o dia 21 de março e contribuir com R$10,00 para o lanche, depositados em minha conta no Banco do Brasil.

continua...

Sábado

8 Mar 2008 | 1 min de leitura

Mais um sábado, mais um jogo em casa de minha sogra. Desta vez, levei o **Container ** para que Dona Lia o conhecesse. Ela resistiu um pouco a princípio, mas logo pegou o jeito e acabou jogando bem. Só não se saiu melhor porque concentrou-se nas duas primeiras fases da cadeia comercial e deixou a terceira de lado — e é nela que está o dinheiro grosso do jogo. À noite, o grupo de **Call ot Cthulhu ** voltou a se reunir, concluindo com sucesso (e sem baixas) a aventura na Escócia. Na semana que vem não teremos jogo, eu e Lídia vamos para um evento lúdico programado por Sérgio e Rita.

continua...

Nova mesa para jogos

7 Mar 2008 | 1 min de leitura

Hoje entregaram minha nova mesa de jogos. Trata-se de uma mesa bastante grande, que pode ser dividida em cinco — uma mesa maior, central, e quatro mesas laterais menores. Veja as fotos… Agora é só estreá-las!

continua...

Estréia

6 Mar 2008 | 1 min de leitura

Hoje Marcelo, Claudio, Breno e eu estreamos o **Cuba **. Achei-o um jogo muito interessante, comparável ao **Puerto Rico ** mas (em minha opinião) melhor que ele. Vou jogá-lo mais algumas vezes antes de postar aqui uma resenha mais detalhada.

continua...

Paths of Glory

5 Mar 2008 | 1 min de leitura

Hoje meu amigo Breno veio para jogarmos uma partida de **Paths of Glory **. Jogamos o cenário introdutório, 1914 somente, e ele conseguiu uma bela vitória com os Aliados. As regras do jogo oferecem uma série de opções para quem acha que os Aliados têm a vantagem e tanto Breno como eu saímos do jogo com a impressão que este de fato é o caso. Mas, vejamos, ainda temos que jogar outras vezes para tirar a teima.

continua...

Dia do GM

4 Mar 2008 | 1 min de leitura

Há alguns anos, surgiu a idéia de haver um Dia do Game Master (http://www.enworld.org/showthread.php?t=32485) — e qual foi o dia escolhido? Quatro de março, que é o dia de meu aniversário. Com o tempo, a idéia foi ganhando força e hoje já está consagrada. Infelizmente, justo hoje uma das pessoas que criou os RPGs faleceu — Gary Gygax, co-criador do **Dungeons and Dragons ** original. Ficam aqui minha homenagem e meu agradecimento.

continua...

Jogos de Fevereiro

3 Mar 2008 | 1 min de leitura

Fevereiro foi um bom mês lúdico para mim. Foram 60 partidas de 20 jogos diferentes. Vejamos o detalhamento: 12 x **Gemblo ** 10 x **Container ** 6 x ** Brass ** 5 x **Caylus Magna Carta ** 4 x **Werewolves of Miller's Hollow ** 3 x **El Grande ** 3 x **Roma ** 2 x **Age of Empires III ** 2 x **Citadels ** 2 x **Mü ** 2 x **No Thanks! ** 1 x **Bohnanza ** 1 x **Formula Dé ** 1 x **Imperial ** 1 x **Ingenious ** 1 x **Mystery of the Abbey ** 1 x **Tichu ** 1 x **Ticket to Ride ** 1 x **Twilight Struggle ** 1 x **Ubongo **

continua...

Depois do Almoço

1 Mar 2008 | 1 min de leitura

Como acontece quase todo sábado, fomos almoçar em casa de minha sogra e, depois do almoço, jogamos um pouco. Desta vez, minha filha Thalia e seus primos jogaram **Bohnanza **, enquanto nós jogávamos **San Juan **. Pena que desta vez meu **feeling ** não funcionou, Dona Lia não conseguiu se conectar ao jogo em momento algum e acabou não gostando dele. Pena, mas semana que vem experimento alguma outra coisa.

continua...

Jogo de Aniversário

29 Feb 2008 | 2 min de leitura

Hoje meu confrade Claudio veio comemorar o aniversário de 13 anos de seu filho Claudio, trazendo-o com dois colegas para uma boa jogatina. Claudio (flho) já conhecia vários jogos modernos, mas para os seus colegas foi uma revelação, acostumados que estavam apenas a jogos disponíveis no mercado brasileiro. Contando ainda com nosso confrade José Theodoro, começamos com uma partida de **Citadels ** e engatamos depois três partidas de **Ubongo **, uma de **Mistery of the Abbey ** e uma de **Gemblo **, esta com a participação de Lídia. Foi uma noite extremamente agradável. Ao chegar, um dos rapazes (Vitor) olhou a minha coleção de jogos e perguntou, meio perdido, se eu tinha **War **, **Banco Imobiliário ** ou **Detetive **. Respondi que sim, mas que andava dando preferência aos jogos mais modernos, acrescentando que achava uma boa idéia se eles aproveitassem a ocasião para conhecê-los também. Entreguei-lhes o baralho com os jogos da minha coleção (criado em http://www.superpowernosissies.com/games/idkwdywtp/index.php), com uma breve descrição em português de cada jogo, para que eles escolhessem os jogos que lhes parecessem mais interessantes. Acabaram escolhendo mais de vinte jogos, variando de **Republic of Rome ** a **Citadels **. Como éramos seis e um de nós tinha um horário apertado, decidi começar pelo **Citadels **.

continua...

Maré de Sorte

28 Feb 2008 | 1 min de leitura

Acho que estou em uma maré de sorte. Hoje meu confrade José Theodoro e eu jogamos uma partida de **Twilight Struggle ** e uma de **Roma ** e ganhei as duas. Claro, era a primeira vez que ele jogava um e outro, mas sorte é sorte…

continua...

Mais jogos

27 Feb 2008 | 1 min de leitura

Hoje meus confrades vieram para cá e pudemos jogar três partidas: uma de **Brass ** e duas de **Container **; ganhei as três. Curiosamente, nas duas partidas de **Container ** eu tinha muito poucos **containers ** na ilha; na primeira partida fiz $10 e na segunda $5 com os produtos na ilha, mas fiz muito dinheiro nos outros negócios do jogo.

continua...

Sábado

23 Feb 2008 | 1 min de leitura

Hoje almoçamos em casa de minha sogra e, depois do almoço, jogamos duas partidas de **Mü ** — embora sem o leilão de trunfos, que é o cerne do jogo; apenas sorteamos os trunfos, para que a família pudesse aprender as regras básicas dos jogos de vazas. Depois, para relaxar, jogamos duas partidas de **No, Thanks! ** À noite, continuamos nossa campanha **Shadows of Yog-Sothoth **, de **Call of Cthulhu **; mas, devido ao adiantado da hora, adiamos a continuação dos acontecimentos na Escócia para a semana que vem.

continua...

Aproveitando a sexta-feira...

22 Feb 2008 | 1 min de leitura

… meus confrades vieram para cá e jogamos duas partidas de **Container **, duas de **Gemblo ** e uma de **El Grande **. Marcelo ganhou uma de **Container ** e eu a outra, Claudio ganhou as duas de **Gemblo ** e Marcelo venceu a de **El Grande **.

continua...

Container

21 Feb 2008 | 1 min de leitura

Hoje meus confrades vieram para cá e jogamos mais duas partidas de **Container **. Muito interessante, mas infelizmente nas duas vezes fiquei em segundo lugar. Melhor sorte da próxima vez…

continua...

Resenha -- Container

18 Feb 2008 | 6 min de leitura

Ontem joguei três partidas de Container, o que traz meu total a quatro. Achei-o um jogo muito interessante e pretendo continuar a jogá-lo. Veja minha resenha do jogo…

continua...

Jogatina de domingo

17 Feb 2008 | 1 min de leitura

Hoje a Confraria tinha planejado jogar **Advanced Civilization ** mas, devido ao **quorum ** inadequado, optamos por outros jogos. Primeiro jogamos duas partidas de **Caylus Magna Carta **, depois duas de **Gemblo **, uma de **Age of Empires III ** e encerramos a noite com três partidas de **Container **. Foi a última jogatina de que nosso confrade Adriano e sua esposa Larissa participaram antes de sua viagem para Curitiba. Desta vez Marcelo saiu feliz, ganhou quase todas as partidas, exceto a primeira de **Caylus Magna Carta ** e a última de **Container **, vencidas por mim. Veja a foto do **Age of Empires III **…

continua...

Call of Cthulhu

16 Feb 2008 | 1 min de leitura

Hoje jogamos mais uma partida da campanha **Shadows of Yog-Sothoth **. Desta vez, os intrépidos jogadores investigaram os acontecimentos em um **set ** de filmagem no deserto. Na semana que vem, vão seguir para a Escócia.

continua...

Magna Carta e Gemblo

15 Feb 2008 | 1 min de leitura

Hoje meu confrade Claudio veio para jogarmos um pouco. Jogamos duas partidas de **Caylus Magna Carta ** e depois Lídia uniu-se a nós para duas partidas de **Gemblo **. Foi muito divertido, mas continuo sem conseguir me sintonizar com o **Gemblo **, simplesmente não me entendo com este jogo.

continua...

Bota-fora

14 Feb 2008 | 1 min de leitura

Hoje à noite nos reunimos no Pizzaiolo para uma despedida em regra de nosso confrade Adriano e sua esposa Larissa, que vão para Curitiba na semana que vem. Veja a foto…

continua...

Lista five-and-dime 2007

13 Feb 2008 | 4 min de leitura

Meu amigo Fàbio Tola postou ontem na lista BG-BR uma mensagem mencionando uma pesquisa anual baseada nos jogos jogados pelo menos cinco e dez vezes durante um ano. Como 2007 foi o primeiro ano em que marquei todas as minhas partidas (graças ao Boardgamegeek), estou em condições de montar a minha própria lista **five-and-dime ** para 2007. Vou começar pelos jogados cinco vezes… **Mistery of the Abbey ** (5). Um jogo de dedução bem simples, uma espécie de **Detetive ** ( **Clue **) turbinado. Não gosto muito dele, mas faz um certo sucesso com jogadores iniciantes. **Louis XIV ** (5). Um jogo de controle de área muito interessante, mas raramente acho outros três interessados em jogá-lo. Das cinco partidas jogadas, acho que três foram com apenas dois jogadores, o que não revela todo o potencial deste jogo. **Imperial ** (5). Jogo muito bom, obviamente inspirado no **Diplomacy **, mas com um forte componente econômico que domina o jogo. Um jogo mais pesado, adequado para grupos de **gamers ** inveterados. **Niagara ** (7). Um jogo leve e divertido, jogado freqüentemente com pessoas que estão começando a conhecer os jogos mais modernos. **Goa ** (7). Bom jogo econômico, um dos preferidos de minha irmã Luciane (minha parceira constante de jogos).

continua...

Roma e Magna Carta

13 Feb 2008 | 1 min de leitura

Hoje meu confrade Marcelo trouxe um computador para que eu instalasse o Linux nele. Enquanto o computador trabalhava, aproveitamos para estrear dois novos jogos: **Roma ** (2 partidas) e **Caylus Magna Carta **. Para grande desgosto do Marcelo, ganhei as três partidas… Veja a foto do **Roma **…

continua...

Domingão

10 Feb 2008 | 1 min de leitura

Hoje mais uma vez jogamos **Brass **, seguido por uma partida de 500 pontos de **Tichu ** e a minha estréia do **Container **. Breno conquistou uma vitória folgada no **Brass **, a dupla Sérgio e Rita ganhou o **Tichu ** de virada com Rita aplicando bem um Grande TIchu na última mão, e Sérgio ganhou com boa vantagem o **Container **. Veja a foto do **Container **…

continua...

Call of Cthulhu

9 Feb 2008 | 1 min de leitura

Hoje à noite nosso grupo de **Call of Cthulhu ** reuniu-se para mais uma partida (a quarta) da campanha **Shadows of Yog-Sothoth **. Infelizmente grande parte do grupo não pôde comparecer, mas os jogadores que vieram aproveitaram o baixo **quorum ** para pôr em ordem as muitas informações que reuniram nas partidas anteriores e para pôr em dia as pesquisas que se faziam necessárias. Acabou sendo uma partida quase sem ação, mas essencial para organizar a linha de pesquisa dos investigadores. Na próxima semana, eles vão visitar o Devil’s Canyon na California. Mas minha noite não se resumiu a cumprir minha obrigação semanal com a Igreja RPGista do 7º Dia. Antes do RPG, jogamos uma boa partida de **Ticket to Ride ** (com as cartas do **TtR: 1910 **). Foi uma partida bem travada, com todos se atrapalhando nas rotas do leste americano, e Sérgio acabou ganhando com uma boa vantagem sobre a segunda colocada (Lìdia).

continua...

Jogando

8 Feb 2008 | 1 min de leitura

Hoje Claudio e Marcelo vieram para jogarmos um pouco. Jogamos uma partida bem disputada de Brass e, para relaxar, duas partidas de Gemblo. Claudio ganhou as duas primeiras partidas e Marcelo ganhou a última. Veja as fotos… Brass Gemblo

continua...

Mais um confrade se vai

6 Feb 2008 | 1 min de leitura

Desta vez é o nosso caro confrade Adriano Holanda, que passou em concurso para professor da Universidade Federal do Paraná e vai se mudar para Curitiba. Vamos sentir saudades de Adriano e Larissa, mas tenho certeza que é um bom desenvolvimento em sua vida. Boa sorte, Adriano, e não se esqueça de aparecer por aqui quando puder.

continua...

7ª Open House Lúdica

5 Feb 2008 | 1 min de leitura

A 7ª Open House Lúdica foi um tremendo sucesso. Doze horas de jogo, com a participação de 23 pessoas — com idades variando dos 8 aos 80 — e chegamos a ter quatro mesas de jogos simultâneas. Jogamos **Hellas **, **Brass **, **Gemblo **, **Ubongo **, **Niagara **, **Cuba **, **Bohnanza **, **Through the Desert **, **Betrayal at House on the Hill **, **Werewolves at Miller’s Hollow **, **El Grande **, **No Thanks ** e encerramos a noite com uma partida de **Citadels **. Veja as fotos… **Hellas ** **Brass ** **Ubongo ** **Niagara ** **Cuba ** **Betrayal at House on the Hill ** **Through the Desert ** **Bohnanza ** **Gemblo ** **El Grande ** **No Thanks **

continua...