Blogs antigos

Os textos nesta categoria foram publicados em encarnações anteriores deste blog.

Fim do forum da Confraria Lúdica

19 May 2013 | 6 min de leitura


No último dia 12 encerrei as atividades do **forum ** da Confraria Lúdica, que vinha funcionando desde 2009. Como alguns dos usuários do **forum ** mandaram mensagens com questionamentos a respeito dessa decisão, resolvi expor aqui em maior profundidade a história do **forum ** e os motivos que levaram ao seu fim. Em 2009, além de continuar participando da Confraria Lúdica, eu estava também engajado com o clube Heavy Games Brasília, fundado nas páginas da Ilha do Tabuleiro. Os veteranos da Ilha podem se lembrar que no segundo semestre deste ano aquele **site ** passou várias semanas fora do ar e, quando voltou a funcionar, o novo **layout ** causou um sem-número de reclamações.

continua...

Migração

31 Oct 2009 | 1 min de leitura


Para evitar a duplicação de material, bem como para facilitar o intercâmbio da comunidade lúdica, estou a partir de hoje migrando o Falando em Jogos para o forum da Confraria (https://lcduarte.com/forum/viewforum.php?f=13). Estas páginas vão continuar aqui, mas não serão mais atualizadas. A propósito, terei prazer em hospedar outros **blogs ** lúdicos no **forum **, basta entrar em contato comigo para que eu abra o espaço.

continua...

Maharaja de improviso

27 Oct 2009 | 1 min de leitura


Aconteceu de estarmos em casa sem programação, e sugeri um jogo para passar o tempo. Jogamos **Maharaja ** a três: eu, Andréa e Juca; consegui vencer, mas não foi um passeio, os dois jogaram bem.

continua...

Fuga de Nova Caprica

21 Oct 2009 | 1 min de leitura


FInalmente conseguimos explorar toda a expansão **Pegasus ** para o **Battlestar Galactica ** — e que jogo! Os humanos conseguiram vencer, juntamente com a líder cilônia Caprica Six. Jogamos eu, Marcelo, Sérgio, Rafael (os quatro humanos), Andréa (Six), Sílvio e Rodrigo (os cilônios). Coloquei mais detalhes no **forum ** da Confraria, em https://lcduarte.com/forum/viewtopic.php?f=4&t=5&start=0.

continua...

Dia D do RPG 2009

26 Sep 2009 | 1 min de leitura


Primeiro dia daquele que tem sido o principal evento de RPGs no DF, o (impropriamente chamado) Dia D do RPG. Desta vez dei uma ajuda para o pessoal da organização e acabei convidado para realizar duas atividades. Pela manhã, comecei orientando uma partida de **Betrayal At House On The Hill **, com seis jogadores, que foi um grande sucesso, com os exploradores conseguindo derrotar os Espectros. Depois, ministrei uma palestra sobre jogos de tabuleiro para uma platéia de cerca a 15 pessoas. Fiquei muito feliz com a participação da audiência, que ajudou a fazer desta palestra uma excelente experiência. À tarde, mestrei uma partida de **Pendragon **, usando a aventura do **Torneio dos Sonhos **, na qual os cavaleiros lograram a duras penas derrotar os planos da pérfida rainha Elidia.

continua...

Recebendo amigos

12 Sep 2009 | 1 min de leitura


Tive hoje o prazer de receber os amigos em casa para uma tarde de jogatinas. Fiquei especialmente feliz em ver Renato “Casulo” e Rodrigo, que vieram de Goiânia. Joguei **Ideology **, **Container **, **Battlestar Galactica ** e **Wealth of Nations **; consegui vencer a partida de **Container **.

continua...

Comemorando os 30 anos da Confraria

5 Sep 2009 | 1 min de leitura


Como parte das comemorações dos 30 anos da Confraria, hoje tive o prazer de receber em minha casa os confrades e quase-confrades de Brasília e mais Edward, que veio especialmente do Rio para o evento. Além de Edward, vieram também Luiz Henrique, Udo, Paulo Müller, Claudio, José Theodoro, Breno e Sérgio; Mirian e Juca também abrilhantaram os jogos. Começamos jogando **Ubongo Extreme ** — eu, Juca e Edward, com vitória minha — e seguimos com uma partida de **Container ** entre Juca, Mirian, Edward e eu; Edward venceu. Mais tarde, jogamos outra partida de **Ubongo Extreme **, desta vez entre Breno, Sérgio, Edward e eu, com a vitória de Breno; duas mãos de **Tichu **, opondo a parceria de Breno e Sérgio primeiro a uma parceria Juca e eu, depois à parceria Edward e eu.

continua...

Sábado de jogos

8 Aug 2009 | 1 min de leitura


Hoje tive a alegria de receber um convite de meu amigo Jean Marconi para participar de um sábado letivo no colégio CIMAN, onde ele leciona. Levei dois jogos, **Betrayal at House on the Hill ** e **TIcket to Ride **. Jean, por sua vez, levou o **Transamerica ** e o **Mamma Mia! **; todos fizeram sucesso. Primeiro eu, Jean e Juca jogamos **Betrayal at House on the Hill **, que consegui vencer como O Flautista. Depois, Juca foi jogar **Mamma Mia! ** e eu fiquei conversando com Ricardo Stumpf, outro amigo que há tempos não encontrava. Finalmente, joguei uma partida de **Ticket to Ride ** com Juca e Gabriela.

continua...

RPGCon 2009 — Comentários

6 Jul 2009 | 1 min de leitura


Pelo menos no que me diz respeito, a RPGCon 2009 foi um completo sucesso. Isso não quer dizer que não tenha havido problemas, mas estes não estragaram a experiência de todo positiva. Quero aproveitar para estender um respeitoso obrigado a toda a equipe que nos proporcionou um fim de semana de muita diversão. Douglas, Vasco, Janaína, Rafael, Jaime, Lobo, Tomas, Ricardo, Ana e outros de quem infelizmente não aprendi os nomes, estão todos de parabéns pelo seu trabalho e pelo seu alto astral. Como recomendações para o próximo ano, gostaria de sugerir o seguinte: Um mapa do evento seria muito útil.

continua...

RPGCon 2009 -- Primeiro dia

6 Jul 2009 | 2 min de leitura


Como eu já havia mencionado anteriormente, fui prestigiar a RPGCon 2009, o primeiro evento nacional independente de RPGs, neste fim de semana em São Paulo. Eu e Edward chegamos na sexta-feira, dia 3, pela hora do almoço, almoçamos e fomos dar uma força para o pessoal que estava arrumando o local da convenção. Fomos recebidos com muito carinho por todos e ajudamos a arrumar os livros usados que seriam vendidos na feira durante o evento. Depois, saímos para jantar e o pessoal continuou lá trabalhando. No sábado, chegamos cedo, antes dos portões se abrirem, para ajudar nos preparativos finais. Quando as portas se abriram, dirigi-me à área de jogos para a primeira de quatro aventuras que iria mestrar, **O Torneio dos Sonhos **, para Pendragon.

continua...

RPGCon 2009 -- Segundo dia

6 Jul 2009 | 1 min de leitura


No segundo dia da RPGCon 2009, eu e Edward chegamos um pouco depois de as portas se abrirem e seguimos direto para a área de jogos. Desta vez eu ia mestrar uma partida de Hero na 2ª Guerra Mundial, **To Catch a King **, que eu já mestrara com sucesso em uma campanha no ano passado. Os jogadores demoraram um pouco a aparecer, mas afinal um grupo de amigos veio jogar e todos se saíram muito bem. O almoço de domingo transcorreu sem os problemas de sábado e pude retornar cedo à área de jogos, enquanto Edward mais uma vez ia ajudar na feira de livros usados.

continua...

3º RPG Itinerante

27 Jun 2009 | 1 min de leitura


Hoje participei do 3º RPG Itinerante, mestrando uma aventura de Ars Magica ("Promises, Promises") e depois jogando uma partida de **Shadows Over Camelot ** — que eu venci como traidor. Foi uma tarde bem proveitosa, as duas partidas correram muito bem.

continua...

RPGCon 2009

6 Jun 2009 | 1 min de leitura


A Devir cancelou o EIRPG 2009, mas um grupo de organizações abnegadas está fomentando em seu lugar a RPGCon 2009 (http://rpgcon.com.br/). Eu e Edward estaremos lá, representando a Confraria Lúdica com muito orgulho.

continua...

Dia Internacional do Jogo de Tabuleiro

28 May 2009 | 1 min de leitura


Hoje a turma do clube *Heavy Games Brasília * e a Confraria Lúdica se reuniram para comemorar em grande estilo o Dia Internacional dos Jogos de Tabuleiro. Foram jogadas partidas de diversos jogos; pessoalmente, joguei **King of Siam ** (duas vezes), **Tichu ** e **Shadows Over Camelot **. **King of Siam ** **Before the Wind ** **Glory to Rome ** **Container ** A turma toda

continua...

Primeira vitória dos humanos

23 May 2009 | 1 min de leitura


Hoje, pela primeira vez, vi os humanos vencerem os cilônios em **Battlestar Galactica **. Jogamos eu mesmo, Thiago, Thaís, Diego, Vivianne e Rafael. Vivianne e Rafael eram os cilônios; Thiago revelou-se simpatizante, mas favorável aos humanos. Empregando uma estratégia criada pelo Zinho, os humanos arriscaram-se bastante por todo o jogo, sempre procurando saltar o mais depressa possível, ainda que perdendo recursos. Funcionou, embora as jogadas finais tenham sido bem tensas. Depois, Vivianne, Rafael, Breno e eu jogamos uma partida de **Container **, que Breno venceu. Thaís, Rafael, Vivianne e Diego A situação dos recursos ao final da partida

continua...

Sexta proveitosa

27 Mar 2009 | 1 min de leitura


Hoje a noite foi proveitosa. Primeiro Claudio chegou e jogamos uma partida de **Caylus **; Claudio dominou o início do jogo, mas depois consegui emparelhar e acabei vencendo. Depois, tive o prazer de receber uma nova jogadora, Daniele, que veio com Rafael e Vivianne. Lídia e eu orientamo-los a jogar uma partida de **Ubongo **, que Rafael venceu; depois engatamos uma partida a seis de **Betrayal at the House on the Hill **. Para seu deleite, Rafael foir revelado como o traidor, mas ele e a Casa Viva acabaram derrotados quando Daniele matou o coração da casa. Finalmente, Claudio precisou ir embora e os cinco remanescentes jogamos **Niagara **, que Lídia venceu.

continua...

Jogando no sábado

28 Feb 2009 | 1 min de leitura


Hoje recebi a visita de Thiago Boaventura e sua adorável esposa, Thaís, e de Antônio Nóbrega, todos membros do clube Heavy Games. Jogamos primeiro uma partida de **Container **, que Antônio venceu, e depois para relaxar jogamos uma rápida partida de **Betrayal at House on the Hill **; Thaís foi a traidora (invisível), mas conseguimos derrotá-la. Os dois jogos eram desconhecidos para todos, menos para mim. O **Container ** agradou bastante, mas o **Betrayal ** não fez sucesso com os amigos. **Container ** **Betrayal at House on the Hill **

continua...

Duas estréias

24 Feb 2009 | 1 min de leitura


Hoje Claudio e José Theodoro vieram jogar um pouco e aproveitamos para estrear dois jogos novos: **Tombouctou ** e **TInner’s Trail **. Ambos agradaram bastante; Theodoro venceu as duas partidas.

continua...

Retiro Lúdico, parte II

22 Feb 2009 | 1 min de leitura


O Retiro Lúdico foi um sucesso em seu segundo dia. Participaram Zinho, Daniel, Breno, Sérgio, Rita, Rafael, Vivianne, Milena, André, Max, Claudio, José Theodoro, Lídia, Thalia e eu mesmo. Jogamos **Neuroshima Hex **, **Ubongo **, **End of the Triumvirate **, **Bohnanza **, **Confucius **, **Age of Empires III **, **Chicago Express **, **Shadows Over Camelot ** e um jogo que Sérgio está desenvolvendo, chamado **Cada Um no Seu Quadrado **. **End of the Triumvirate ** **Ubongo ** **Bohnanza ** **Confucius ** **Age of Empires III ** **Chicago Express ** **Cada Um no Seu Quadrado ** **Shadows Over Camelot **

continua...

Retiro Lúdico, parte I

21 Feb 2009 | 1 min de leitura


Começou hoje o Retiro Lúdico, com a participação de dez jogadores: Thiago, Rafael, Milena, Vivianne, Daniel, Breno, Sérgio, Rita, Lídia e eu mesmo. Foram várias partidas; comecei com uma partida de **Lord of the RIngs: the Confrontation **, prossegui com **Traders of Genoa **, **Battlestar Galactica ** e **Chicago Express **, sem falar em uma partida não completada de **After the Flood **. Outros jogos no dia foram **Pandemic **, **Wasabi **, **Indonesia ** e **Ra **. Amanhã tem mais. **Pandemic ** **After the Flood ** **Wasabi ** **Traders of Genoa ** **Battlestar Galactica ** **Indonesia **

continua...

Empires in Arms

1 Feb 2009 | 1 min de leitura


Hoje jogamos uma partida experimental de um famoso wargame, o **Empires in Arms **, um excelente jogo sobre a guerras napoleônicas. Jogamos eu (Turquia), Rafael (Prússia), Luís Paulo (Rússia), Paulo Müller (Grã-Bretanha), Udo (França), Claudio (Espanha) e Sérgio (Áustria). Como imaginado, não conseguimos levar o jogo até o fim, mas conseguimos mostrar os principais sistemas do jogo para os novatos. De qualquer maneira, não creio que tenham gostado o bastante para quererem encarar uma campanha completa. Depois que acabamos quase todos saíram, mas Claudio se demorou um pouco por aqui e ainda jogamos duas partidas de **Ubongo **, que eu consegui vencer.

continua...

Jogando o 1856

15 Jan 2009 | 1 min de leitura


Hoje jogamos o **1856 ** a quatro — eu mesmo, Breno, Sérgio e Rafael. Depois, para espairecer, jogamos uma partida de **Pillars of the Earth **, que só eu conhecia. Breno venceu as duas partidas; o **1856 ** empolgou, mas o **Pillars ** desapontou meus amigos.

continua...

Mais Advanced Civilization

11 Jan 2009 | 1 min de leitura


Hoje jogamos novamente o **Advanced Civilization **, desta vez a seis: Arthur, Sérgio, Breno, Iury, Rafael e eu mesmo. Embora eu tenha tido uma boa abertura e um bom **mid-game **, terminei em quarto; Sérgio ganhou, seguido bem de perto por Iury e com Rafael logo atrás.

continua...

De volta

29 Dec 2008 | 1 min de leitura


Estou de volta a Brasília, depois de passar a semana do Natal em Santo Amaro da Imperatriz (SC) com a minha família. Foi uma semana muito agradável e, como levei vários jogos na bagagem, também foi ludicamente proveitosa. Jogamos **Bohnanza **, **Ticket to Ride **, **Shadows Over Camelot ** e **Carcassonne: Hunters and Gatherers **. A equipe de recreação do hotel Plaza Caldas, onde nos hospedamos, ficou fascinada com os jogos modernos e estão vivamente interessados em acrescentar alguns a seu acervo.

continua...

Jogando no domingo

7 Dec 2008 | 1 min de leitura


Hoje à noite teremos o jantar anual da Confraria. Mas, pela tarde, José Theodoro esteve aqui e aproveitamos para uma partida de **On the Underground **, que ele venceu.

continua...

Jogando 1870

16 Jul 2008 | 1 min de leitura


Hoje Breno, Sérgio, Rita e eu jogamos uma partida de **1870 **. Sérgio ganhou bem e eu fiquei em terceiro, ainda não foi desta vez que eu consegui ganhar este jogo. Mas infelizmente cometemos dois erros. Sérgio, uma companhia pode resgatar apenas *uma * ação em toda uma rodada de capitais. Além disso, eu lembrei o limite errado: pelo menos 60% da companhia tem que estar em mãos de jogadores ou no mercado aberto. Além disso, uma companhia só fica operacional *após * a rodada de capitais e não durante ela, mesmo que 60% sejam vendidos. Assim, é impossível resgatar um certificado durante a rodada de capitais inicial.

continua...

Nephilim no Conjunto Nacional

13 Jul 2008 | 1 min de leitura


Hoje tive a oportunidade de mestrar uma aventura de **Nephilim ** (2ª edição francesa) na 1ª Tarde de RPG no Conjunto Nacional. Participaram da aventura Lídia, Antônio, Fábio, Max e Tatiana; somente Lídia já conhecia o ambiente. Foi uma aventura muito boa e todos se divertiram bastante. Da esquerda para a direita: Tatiana, Max e Fábio.

continua...

Jogos novos chegando

30 Jun 2008 | 1 min de leitura


Acabo de receber uma encomenda com dois jogos encomendados já há algum tempo: **Hannibal: Rome vs Carthage ** e **Pandemic **. Já joguei o **Hannibal ** e gostei muito; o **Pandemic ** me interessou por ser um jogo cooperativo do qual falam muito bem. Agora é estreá-los.

continua...

Domingo animado

29 Jun 2008 | 1 min de leitura


Hoje o domingo foi animado, muitos amigos vieram jogar. Primeiro joguei uma partida de **Tichu ** em parceria com Rita contra Breno e Sérgio, que ganharam. Depois, Claudio e Theodoro chegaram e jogamos **Railroad Tycoon **, que eu ganhei. Para encerrar a noite, eu, Marcelo, Claudio, Theodoro e Breno jogamos **Traders of Genoa **, que Theodoro ganhou.

continua...

Jogando e ganhando

28 Jun 2008 | 1 min de leitura


Hoje Claudio e Marcelo vieram para cá e jogamos dois jogos: primeiro, uma demorada partida de **Through the Ages ** e, depois, uma rápida partida de **Railroad Tycoon **. Consegui vencer as duas, a primeira com dificuldade e a segunda com facilidade, para grande desgosto do Marcelo.

continua...

Masks of Nyarlathotep de novo

27 Jun 2008 | 1 min de leitura


Hoje continuamos a nossa campanha **Masks of Nyarlathotep **. Os investigadores conseguiram sair vivos do Egito e vão seguir rumo ao Quênia. Já descobriram muitas peças do quebra-cabeças, mas alguns detalhes cruciais ainda estão ausentes.

continua...

Through the Ages

25 Jun 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo veio para jogar e decidimos enfrentar o **Through the Ages **. Foi uma boa partida, pela primeira vez consegui chegar ao fim do jogo. Marcelo ganhou bem, resistindo a uma guerra potencialmente devastadora que declarei na antepenúltima jogada.

continua...

Tirando o atraso

23 Jun 2008 | 1 min de leitura


Hoje comecei a tirar o atraso das últimas semanas. Primeiro joguei uma partida de **On the Underground ** com Breno, que ganhou; depois Theodoro chegou e jogamos uma partida de **Caylus **, também vencida por Breno; e finalmente jogamos **Leonardo da Vinci **, que Theodoro venceu. Uma boa maneira de passar a tarde de domingo.

continua...

Longa jornada noite adentro

21 Jun 2008 | 1 min de leitura


Finalmente contratei um novo motorista. Isto me deixa novamente com tempo livre para jogar, o que Marcelo, Claudio e Breno aproveitaram pelo fim da tarde. Primeiro, Breno venceu Marcelo duas vezes no **Tzaar **, depois joguei com eles dois uma partida de **Ingenious ** enquanto esperávamos Claudio. Marcelo acha que seu filho Henrique, que tem 10 anos e é aficionado por xadrez, poderá se interessar por estes dois jogos. Quando Claudio chegou, começamos uma partida de **1870 ** — minha quinta, a segunda para Claudio e Breno e a primeira para Marcelo. Infelizmente tivemos que começar o jogo à luz de velas (!

continua...

Mais uma vez o 1870

14 Jun 2008 | 1 min de leitura


Ando ocupado nos últimos dias, pois nosso motorista se demitiu e estou conduzindo minha família para todos os seus compromissos e não resta muito tempo para jogar. De qualquer maneira, hoje aproveitei para jogar mais uma partida de **1870 **. Joguei com Maurício, um amigo que não via há tempos, e meus confrades Claudio, Paulo Müller e Luiz Henrique. Foi uma boa partida, embora não tenha ido até o fim por causa do adiantado da hora; Paulo conquistou uma bela vitória.

continua...

Jogando o 1870 até o fim

8 Jun 2008 | 1 min de leitura


Hoje, pela primeira vez, conseguimos levar uma partida de **1870 ** até o fim do dinheiro do banco. Jogamos eu, Sérgio, Rita, Gunther e Mirella. Sérgio venceu bem, mas desta vez consegui pelo menos ficar em segundo lugar. Já dá para ter uma idéia bem melhor da dinâmica do jogo agora e mais uma vez o jogo fez sucesso, todos gostaram.

continua...

Masks of Nyarlathotep

6 Jun 2008 | 1 min de leitura


Minha semana não foi tão lúdica quanto eu gostaria, devido a imprevistos no campo familiar. De qualquer maneira, hoje à noite o nosso grupo de **Call of Cthulhu ** continuou a campanha **Masks of Nyarlathotep ** — e sobreviveram a um encontro com o próprio!

continua...

Jogos de Maio

1 Jun 2008 | 1 min de leitura


Maio foi um mês ludicamente mais fraco, somente 24 partidas no total. O jogo mais jogado foi **Through the Ages **, com 6 partidas, seguido por **On the Underground ** (3 partidas), **Caylus ** (2 partidas), **La Città ** (2 partidas), **Mare Nostrum ** (2 partidas) e **Twilight Struggle ** (2 partidas). Os demais foram jogados apenas uma vez cada: **1870 ** **Blue Moon City ** **Container ** **Formula Dé ** **Leonardo da Vinci ** **The Republic of Rome ** **Ubongo **

continua...

Mais 1870

1 Jun 2008 | 1 min de leitura


Hoje joguei novamente o **1870 **, desta vez com Breno, Sérgio e Rita. Foi uma boa partida, corrigindo os erros que cometi ontem, mas mais uma vez não fiquei bem colocado, Breno ganhou. Ainda assim, continuo gostando muito do jogo e pretendo jogá-lo mais vezes.

continua...

Estreando o 1870

31 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje estreamos o **1870 ** em família: eu, Lídia, Luciane e Alexandre. Foi um jogo longo (6 horas) e acabou com uma bela vitória de Alexandre. Mas sinto que cometemos vários erros e vou reler as regras para tirar isso a limpo.

continua...

Continuando Masks of Nyarlathotep

30 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje nosso grupo de **Call of Cthulhu **continuou a campanha **Masks of Nyarlathotep **. As intrépidas personagens continuam a investigar o Cairo e conseguiram puxar mais alguns fios da meada, mas muito ainda os aguarda.

continua...

Novamente o Through the Ages

29 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje Claudio, Marcelo e eu encaramos novamente o **Through the Ages **. Conseguimos chegar apenas até a metade da fase II, mas foi uma partida bem interessante. Temos que marcar um dia com tempo suficiente para jogá-lo até o fim.

continua...

Jogo novo chegando

28 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje recebi um jogo novo: **1870 **, da série **18xx **. Já tive o **1830 **, mas achei-o muito esquisito na época e acabei por vendê-lo. Hoje passei a tarde estudando o **1870 ** e acredito ter acertado, parece ser um jogo muito bom e parece ser o tipo de jogo de que a Confraria gosta. Agora vejamos quando consigo estreá-lo.

continua...

Clube HG

25 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje vieram jogar amigos do Clube Heavy Games Brasília. Primeiro jogamos **Mare Nostrum ** a cinco: eu, Sérgio, Thiago, Zinho e Breno, com uma bela vitória do Zinho. Depois, Sérgio saiu e jogamos uma partida curta de **Through the Ages ** (com as regras completas), que eu consegui vencer. Cada vez gosto mais destes dois jogos; o **Mare Nostrum ** realmente fica muito bom com cinco jogadores e o **Through the Ages ** continua encantando.

continua...

Jogando com a família

24 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje meu cunhado Luís Cláudio veio com meus sobrinhos passar a tarde conosco, e minha irmã Luciane trouxe o Raphael. Casa cheia, mas isso não nos impediu de jogar. Primeiro, orientei Thalia e os primos a jogarem **Mistery of the Abbey **. Depois, eu, Lídia, Luciane e Alexandre jogamos dois jogos que Luciane e Alexandre não conheciam: **On the Underground ** (Lídia ganhou) e **Container ** (Luciane ganhou). À noite, o grupo da campanha **O Triunfo da Sombra ** continuou a sua seqüência de vitórias, resgatando Radagast, Frodo, Merry e Pippin de Orthanc, no caminho aproveitando para matar Saruman.

continua...

Through the Ages

23 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje conseguimos jogar o **Through the Ages ** a quatro: Sérgio, Marcelo, Claudio e eu mesmo. Apesar de os outros três não conhecerem o jogo, achei melhor passar logo ao jogo completo, para que o jogo fosse mais interessante. Decisão acertada: embora as jogadas tenham sido demoradas, foram bastante intensas e o jogo foi muito interessante. Ele realmente fica muito melhor com quatro jogadores. Mas, devido ao adiantado da hora, não pudemos levá-lo até o fim, chegamos apenas até o fim da Era I. Devido a alguns erros que notamos no decorrer da partida, não declaramos vencedor. No fim da noite, o grupo de **Call of Cthulhu ** se reuniu para continuarmos a campanha **Masks of Nyarlathotep **, desta vez com mais um jogador: Janary uniu-se ao grupo.

continua...

Decepção

21 May 2008 | 1 min de leitura


Marcelo hoje saiu decepcionado daqui; ele e Claudio vieram pelo fim da tarde para jogarmos um pouco, mas hoje não era seu dia. Primeiro Claudio ganhou bem no **Caylus ** e ele ficou em último; depois eu ganhei no **Formula Dé ** e ele novamente ficou em último. Melhor sorte da próxima vez, caro confrade. Depois que Claudio e Marcelo saíram, Theodoro apareceu. Aproveitei para ensinar-lhe o **Through the Ages ** e o fiz tão bem que perdi de novo…

continua...

Estreando o Through the Ages

20 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje Breno veio para estrearmos o **Through the Ages **. Achei-o um jogo muito bom, mesmo perdendo as duas partidas… Mas acho que vai ser um jogo muito diferente com mais pessoas jogando. Depois que jogá-lo mais farei uma resenha dele.

continua...

Dia D RPG -- Segundo Dia

18 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje foi o segundo e último dia do Dia D RPG. Mestrei uma partida de **Nephilim: Initiation **, com a aventura **Retour à Venise **. Depois, começamos uma partida de **Shadows Over Camelot **, mas infelizmente não houve tempo hábil para acabá-la. À noite, eu e Lídia encerramos o fim de semana com uma partida de **On the Underground **. Ela achou o jogo interessante e conseguiu empatar no final.

continua...

Dia D RPG -- Primeiro Dia

17 May 2008 | 1 min de leitura


Começou hoje o Dia D RPG. À tarde, eu e Arthur fomos para o Centro Comunitário Athos Bulcão, da Universidade de Brasília. Hoje mestrei uma aventura clássica de **Pendragon, The Tournament of Dreams **, e foi um grande sucesso; todos os jogadores se divertiram a valer. À noite, continuamos a campanha **O Triunfo da Sombra **, com um estrondoso sucesso para o grupo: conseguiram recuperar e destruir um Silmaril e matar o Balrog.

continua...

Desforra

16 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo veio para jogarmos mais um pouco e reeditamos a nossa partida melada de **Twilight Struggle **. Desta vez os americanos levaram a melhor e ele concedeu a vitória no quarto turno. Depois, estreamos o **On the Underground **; o jogo não o agradou muito e eu acabei ganhando neste também. À noite, o grupo de **Call of Cthulhu ** continuou a campanha **Masks of Nyarlathotep **. Os investigadores foram ao Cairo, onde encontraram várias pistas que começam a fazer as coisas se encaixarem.

continua...

Jogos novos

16 May 2008 | 1 min de leitura


Acabo de chegar do correio, com alguns jogos novos que tinham ficado retidos na alfândega devido à greve da Receita. Chegaram **On the Underground **, **Cone of Fire ** e **Through the Ages **, além do **Player’s Guide to Paths of Glory **. Um bocado de coisa com que me ocupar depois do Dia D.

continua...

Jogo melado

14 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo veio para jogar um pouco, mas não tinha muito tempo. Resolvemos jogar uma partida de **Twilight Struggle **. Ele jogou com a URSS e saiu-se muito bem, mas no fim do terceiro turno percebemos que faltava uma carta crucial no maço da **Early War **: a contagem do Oriente Médio (ela estava no maço da **Late War **). Interrompemos o jogo, mas tenho certeza que ele teria vencido.

continua...

Dia D RPG

12 May 2008 | 3 min de leitura


Convido todos a participarem do Dia D RPG, nos dia 17 e 18 de maio — é, eu sei que são dois dias, mas o nome é este mesmo. Veja mais detalhes sobre o evento e sobre a minha participação… Onde, quando, como O Dia D RPG acontece nos dias 17 e 18 de maio, simultaneamente em mais de 30 cidades do Brasil e do exterior. Em Brasília, o evento acontecerá no Centro Comunitário Athos Bulcão, da Universidade de Brasília, das 09:00h às 18:00h tanto no sábado quanto no domingo. O preço da entrada é um quilograma de alimento não-perecível; os alimentos arrecadados serão doados a um orfanato.

continua...

Estreando o Mare Nostrum

11 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje Claudio e Marcelo vieram pelo fim da tarde para jogarmos um pouco. Estreamos o **Mare Nostrum **, primeiro com uma partida interrompida depois de algumas jogadas devido a muitos erros, e em seguida com uma partida completa que consegui vencer. Achei-o um jogo muito interessante, mas parece que ele será muito melhor com quatro ou cinco jogadores.

continua...

Tabuleiro e RPG

10 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje Luciane e Alexandre vieram almoçar conosco e, mais tarde, enquanto Raphael dormia, eu a Lídia jogamos **La Cittá ** com eles. Foi um fracasso: o jogo não agradou e jogar a quatro pareceu-me muito menos interessante que a partida com dois jogadores que me apresentou o jogo, no úlitmo domingo. Acabamos encerrando o jogo sem terminá-lo quando Raphael acordou para mamar. Para compensar, jogamos a seguir uma partida de **Blue Moon City **, que Luciane venceu. Mais tarde, nosso grupo da campanha **O Triunfo da Sombra ** chegou e pudemos continuar a nossa campanha. O grupo conseguiu enfim chegar à Montanha Solitária mas lá descobriram que Frór, o ferreiro que eles procuravam para reforjar Anglachel, tinha sido capturado por orcs e levado a Dol Guldur.

continua...

Delta Green

9 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje Sérgio não pôde vir para nossa partida de **Call of Cthulhu **. Por outro lado, Breno veio participar para conhecer este jogo. Assim, resolvemos fazer uma aventura singular para que ele se acostumasse com o estilo do CoC e escolhi uma aventura do livro **Delta Green **. Foi uma partida muito divertida e eles até mesmo conseguiram sair vivos…

continua...

Encerrando o feriado

4 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje meu pai voltou a Belo Horizonte pela manhã e, à tarde, alguns amigos vieram para encerrarmos o feriado com uma tarde de jogos. Primeiro eu e Breno jogamos **La Cittá **, que eu não conhecia; jogo bastante interessante. Depois, Sérgio, Marcelo e Claudio chegaram e jogamos uma partida de **The Republic of Rome **. Marcelo e Claudio se decepcionaram com o jogo, que acabou novamente em derrota para Roma. Finalmente, depois que Sérgio saiu, fechamos a noite com uma partida de **Caylus **, vencida por Marcelo.

continua...

O Lado Negro da Força

3 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje fizemos um churrasco como parte das comemorações do 70º aniversário de meu pai. À noite, após o jantar, encerramos as comemorações de maneira lúdica — ensinando **Ticket to Ride ** para ele e Letícia. Jogaram bem, mas Lídia ganhou por boa margem. O mais importante: ele gostou do jogo. Veja a foto…

continua...

Jogos de Abril

1 May 2008 | 1 min de leitura


Meu abril foi mais lúdico que março: 40 partidas no total. Desta vez, o campeão de partidas foi **Maharaja ** (10 partidas), seguido por **Ubongo ** (6 partidas), **Caylus ** (5 partidas), **Cuba ** (3 partidas), **Container ** (2 partidas) e **The Republic of Rome ** (2 partidas). Os demais, abaixo, foram jogados uma vez cada: **Brass ** **Caylus Magna Carta ** **Cosmic Eidex ** **Die Kutschfahrt zur Teufelsburg ** **El Grande ** **Hannibal: Rome vs Carthage ** **Leonardo da Vinci ** **On the Underground ** **The Princes of Florence ** **Ra ** **Shadows Over Camelot ** **Twilight Struggle **

continua...

Uma comemoração

1 May 2008 | 1 min de leitura


Hoje comemoramos o 70º aniversário de meu pai, com um dia de antecedência. Foi uma reunião memorável e não deixou de ter seu aspecto lúdico; enquanto o almoço estava sendo preparado, ensinei-o a jogar **Ubongo **. Venci a primeira partida e logo depois Thalia o venceu em sua segunda partida. Apesar da derrota dupla, ele parece ter ficado impressionado com o jogo, o primeiro jogo moderno que ele conhece. Depois do almoço e do bate-papo pós-prandial, nossos parceiros lúdicos habituais, Alexandre e Luciane, jogaram uma partida de **Leonardo da Vinci ** com Lídia e comigo; foi a minha segunda partida e a primeira para os demais.

continua...

Véspera de feriado

30 Apr 2008 | 1 min de leitura


Não sei se vou conseguir jogar muito neste feriado prolongado, mas pelo menos hoje consegui jogar um pouco. Claudio e Marcelo vieram para cá e jogamos uma partida de **Caylus ** que eu consegui vencer por uma margem apertada, e depois jogamos uma partida de **Maharaja ** que Claudio ganhou de forma brilhante.

continua...

Mais The Republic of Rome

27 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje jogamos mais uma partida de **The Republic of Rome **, desta vez usando as **Living Rules ** disponíveis no BGG. Foi uma partida renhida e Breno esteve a um passo de vencer, mas mais uma vez Roma foi derrotada. Pena. Jogamos eu, Breno, Theodoro e Sérgio.

continua...

O Triunfo da Sombra

26 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje o **quorum ** estava reduzido, mas ainda assim jogamos nosso RPG ambientado na Terra Média alternativa, **O Triunfo da Sombra **. Desta vez, o grupo subiu o curso do Bruinen até o sopé das Montanhas Nebulosas, enfrentando dois trolls no caminho, e depois tomou o caminho norte do Passo Alto para atravessar as montanhas. No passo, foram atacados por orcs e, embora vitoriosos, foram forçados a fugir e demandar o vau do Carrock. A seguir, a Floresta Tenebrosa.

continua...

Hannibal

25 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje Breno e eu aprendemos a jogar **Hannibal: Rome vs. Carthage **. Jogo muito interessante, cheio de nuances e muito fiel ao seu tema. Coloquei-o na minha **wishlist **. À noite, o nosso grupo de **Call of Cthulhu ** continuou a campanha **Masks of Nyarlathotep **. Os investigadores conseguiram levar um grupo de cultistas à prisão, além de encontrarem mais alguns fios da meada do grande plano que suspeitam estar por trás dos acontecimentos. Próxima parada: Cairo.

continua...

Caylus em dose tripla

23 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje Claudio e Marcelo vieram para cá e jogamos três partidas de **Caylus **. Na primeira enfrentei e derrotei Claudio. Depois disso, Marcelo chegou e jogamos mais uma, na qual os dois empataram; e encerramos a noite com mais uma, na qual venci os dois por uma boa margem.

continua...

Dia equilibrado

21 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje foi um dia bem equilibrado para a Confraria. Primeiro joguei **Caylus ** com Marcelo e ganhei, depois Claudio chegou e jogamos **Maharaja ** e ele mesmo ganhou. Mais tarde, Theodoro também chegou e jogamos uma partida de **Container **, que ele ganhou, e encerramos a noite com uma partida de **Ra ** vencida por Marcelo.

continua...

Outra visita significativa

20 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje foi a vez de meu caro confrade Adriano, seu filho Thiago e sua esposa Larissa nos visitarem. Nós não víamos Adriano e Larissa desde fevereiro, quando se mudaram para Curitiba. Naturalmente, foi uma oportunidade para jogarmos um bocado. Eu e Marcelo começamos com uma partida (não concluída) de **Caylus **, seguida por uma de **Leonardo da Vinci ** quando os outros chegaram, e finalmente uma partida de **Shadows Over Camelot ** com sete jogadores (mas sem o traidor), vencida pelos cavaleiros com alguma dificuldade. Depois, saímos para jantar e colocar as novidades em dia.

continua...

Um visitante importante

19 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje recebemos um visitante importante: nosso sobrinho Raphael, que está com dois meses de idade. Aproveitamos para jogar um pouco com Luciane e Alexandre; jogamos uma partida de **Cuba ** e uma de **Maharaja **, ambas vencidas por Lídia.

continua...

Sexta-feira

18 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje não tivemos nossa partida habitual de **Call of Cthulhu **. Em compensação, joguei uma partida de **Maharaja **, vencida por meu confrade Marcelo, e depois uma de **Cuba **, vencida por Lídia. Entre uma e outra, Sérgio ensinou Lídia a jogar **Blokus **, ganhando fácil a primeira partida contra ela e imediatamente perdendo a partida subseqüente.

continua...

Recebendo um visitante

16 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje tivemos a oportunidade de receber um visitante, Eduardo, de Salvador — mais conhecido na *bg-br * pelo seu codinome *dudamms * — e naturalmente aproveitamos para jogar um bocado. Começamos por uma partida de **Container **, seguida por uma de **Cuba **, uma de **Die Kutschfahrt zur Teufelsburg **, e finalmente uma de **Maharaja **. Infelizmente, sendo um dia de semana, não foi possível continuarmos. Veja as fotos… **Container ** **Cuba **

continua...

The Republic of Rome

13 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje tive oportunidade de conhecer um novo e interessante jogo de cartas — **Cosmic Eidex **, inspirado no jogo **Skat ** — e de jogar um velho favorito que não jogava há muito: **The Republic of Rome **. Além disso, entre o primeiro e o último, jogamos uma partida de **Brass **. Mas hoje não dei sorte, fiquei em último no **Cosmic Eidex ** e no **Brass ** (Breno ganhou ambos) e todos perdemos no **Republic of Rome **.

continua...

Jogando no Sábado

12 Apr 2008 | 1 min de leitura


Foi um bom sábado lúdico. À tarde, joguei cinco partidas de **Ubongo ** e uma de **The Princes of Florence ** em casa de minha sogra; à noite, continuamos a campanha **O Triunfo da Sombra **. Desta vez, o grupo conseguiu recuperar Gurthang, a espada de Túrin, e encontrar Eluréd e Elurín, perdidos desde a Primeira Era do mundo.

continua...

E ainda mais Maharaja

11 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje Claudio, Marcelo e eu jogamos mais uma partida de **Maharaja **; desta vez, Claudio conquistou uma apertada vitória. À noite, prosseguimos a campanha **Masks of Nyarlathotep ** do RPG **Call of Cthulhu **. Os intrépidos investigadores exploraram uma misteriosa loja no Harlem e saíram quase ilesos: um deles sofreu um ataque de esquizofrenia.

continua...

Mais Maharaja

10 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo e Claudio voltaram a aparecer e jogamos mais um pouco. Claudio e eu empatamos uma partida de **Ubongo ** e, depois que Marcelo chegou, jogamos duas de **Maharaja **; ganhei a primeira e Claudio ganhou a segunda.

continua...

Estréia

8 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje meus confrades Marcelo e Claudio apareceram para jogarmos um pouco. Estreamos o **Maharaja ** e este revelou-se um jogo bastante bom; jogamos duas partidas. Ganhei a primeira e Claudio ganhou a segunda. Veja a foto…

continua...

Conhecendo um jogo novo

7 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje Breno veio devolver o **Imperial ** e aproveitamos para jogar um pouco. Primeiro ele me apresentou um jogo muito interessante, o **On The Underground ** — que parece ser baseado no problema do **Travelling Salesman ** — e depois jogamos uma disputada partida de **Twilight Struggle **. Ele ganhou bem o **Underground **, mas consegui arrancar uma suada vitória soviética no último turno do TS.

continua...

El Grande

6 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje meus confrades José Theodoro e Marcelo vieram e jogamos uma disputada partida de **El Grande **; Theodoro liderou a contagem por boa parte de jogo, mas eu e Marcelo conseguimos reverter este quadro e acabei vencendo com uma pequena vantagem sobre Marcelo. Bom jogo.

continua...

Visita e RPG

5 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje eu e Lídia fomos visitar minha irmã Luciane e sua família. Aproveitamos para jogar um pouco, já que ela e Alexandre não têm tido muita chance para isso desde que Raphael nasceu. Jogamos uma partida de **Caylus Magna Carta **, bem disputada. À noite, nosso grupo da campanha de RPG **O Triunfo da Sombra ** saiu-se bastante bem em sua missão, conseguindo recuperar os dois Palantíri do Norte, perdidos quando Arvedui fugiu da ruína de Arthedain. Agora eles estão a caminho de Mithlond, onde vão se encontrar com Círdan e Elrond e descobrir qual o próximo passo em sua demanda.

continua...

Masks of Nyarlathotep parte I

4 Apr 2008 | 1 min de leitura


Hoje nosso grupo de **Call of Cthulhu ** iniciou a famosa campanha **Masks of Nyarlathotep **. Começaram com a investigação de um terrível assassinato em New York e os primeiros indícios apontam para uma conspiração de escala mundial. Vejamos o que o futuro lhes reserva.

continua...

Jogos de Março

1 Apr 2008 | 1 min de leitura


Joguei pouco em março, comparado aos primeiros meses do ano: 31 partidas no total. O campeão foi o **Railroad Tycoon **, jogado dez vezes, seguido por quatro de **Twilight Struggle ** e duas de **Werewolves of Miller’s Hollow ** (jogadas durante a 8ª Open House Lúdica). Os outros jogos do mês foram todos jogados uma vez cada: **Carcassonne ** **Container ** **Credo ** **Cuba ** **El Grande ** **Formula Dé ** **Gemblo ** **Great Wall of China ** **Ingenious ** **King's Gate ** **Merchant of Venus ** **Mü ** **Paths of Glory ** **San Juan ** **Shadows Over Camelot ** Vejamos que eventos lúdicos abril reserva.

continua...

O Triunfo da Sombra

29 Mar 2008 | 1 min de leitura


Começamos hoje uma nova campanha de RPG, usando o sistema **Hero ** e ambientada em uma Terra Média alternativa, onde a missão de Frodo fracassou e Sauron venceu a Guerra do Anel. Tivemos oito participantes e a campanha promete ser bem interessante.

continua...

Sexta-feira

28 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje meus confrades Claudio e Marcelo vieram para jogarmos mais um pouco. Jogamos uma partida de **Merchant of Venus **, que eu não jogava há uns vinte anos, e Marcelo ganhou. Depois jogamos **Railroad Tycoon ** e Claudio venceu a disputada partida.

continua...

Mais Twilight Struggle

27 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo pediu a revanche das duas últimas partidas de **Twilight Struggle **, que eu ganhei com os soviéticos. Mas ainda não foi desta vez; hoje joguei com os americanos e, reconhecidamente graças à boa sorte, ganhei de novo.

continua...

8ª Open House Lúdica

23 Mar 2008 | 1 min de leitura


Ontem tivemos a 8ª Open House Lúdica, a primeira com as novas mesas da sala de jogo. Foi uma excelente reunião, com a participação de 21 pessoas. Mais detalhes… Participaram Antônio, André, Mariana, Rafael, Rodrigo, Breno, Thalia, Lídia, Lia, Carlos, Cristiana, Marília, Eduardo, Claudio e seu filho Claudio, outro André, Maurício, Patrícia, Sérgio e Rita. Jogamos Ubongo (2 vezes), Niagara, Blue Moon City, Ticket to Ride, La Cittá, Railroad Tycoo_n, Carcassonne_, _Ingenious_, _Werewolves of Miller’s Hollow_, _Brass_, _Betrayal at House on the Hill_, _Colossal Arena_ e _Shadows Over Camelot_. A reunião começou às 14:30 e foi até as 01:30 da manhã de domingo.

continua...

E continua a maré

21 Mar 2008 | 1 min de leitura


Minha maré de sorte continua. Hoje Marcelo veio jogar mais uma partida de **Twilight Struggle ** e mais uma vez ganhei com os soviéticos. Depois que Claudio chegou, jogamos uma partida de **King’s Gate ** que Claudio venceu, seguida de uma partida de **Railroad Tycoon ** na qual venci Marcelo por 2 pontos e encerramos a noite com uma partida de **Formula Dé ** que também venci, depois que Marcelo rodou espetacularmente a duas curvas do final.

continua...

Jogando na Semana Santa

20 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo e eu jogamos outra partida de **Twilight Struggle **. Joguei novamente com os soviéticos, mas desta vez consegui dominar cedo o jogo e ganhei no quarto turno. Depois, jogamos uma partida de **Great Wall of China ** enquanto esperávamos Claudio chegar; Marcelo não gostou do jogo, mesmo tendo ganhado. Depois que Claudio chegou, jogamos uma partida de **El Grande ** e consegui ganhar novamente. Finalmente, Claudio e eu encerramos a noite com uma partida de **Railroad Tycoon **, que também ganhei. No geral, um bom dia lúdico.

continua...

Twilight Struggle

19 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo eu eu jogamos uma disputadíssima partida de **Twilight Struggle **. Joguei com os soviéticos e, embora tenha conseguido boas posições no jogo, não consegui traduzi-las em pontos como gostaria. Quando começou o último turno, eu estava em vantagem, mas Marcelo conseguiu reverter isso com a contagem da África — o único continente que ele dominava. Uma merecida vitória para ele, mas certamente foi a partida de TS mais interessante que já jogamos.

continua...

Mais Tycoon

18 Mar 2008 | 1 min de leitura


Continua o empate no **Railroad Tycoon **: hoje eu ganhei a primeira e Marcelo ganhou a segunda partida. A seguir, começamos (mas não acabamos) uma partida de **Power Grid ** enquanto aguardávamos o Claudio chegar. É um jogo interessante, mas em minha opinião não merece a posição que ocupa no **ranking ** do BGG. Depois que o Claudio chegou, jogamos **Credo **, com as cartas recém-traduzidas, mas por comum acordo encerramos o jogo sem acabá-lo. Achamo-lo um jogo muito aleatório; talvez com mais jogadores fique melhor, vamos ver.

continua...

Railroad Tycoon

17 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje meu confrade Marcelo veio para jogarmos um pouco. Jogamos duas partidas de **Railroad Tycoon **; ele ganhou bem a primeira e eu ganhei apertado a segunda. A dinâmica do jogo a dois fica bem diferente do jogo com cinco ou seis pessoas, é um jogo bem interessante.

continua...

Visita

16 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje fomos visitar minha irmã Luciane e meu sobrinho Raphael, recém-nascido, e aproveitamos para ajudar Luciane a tirar o atraso lúdico — jogamos uma partida básica de **Mü **. Mesmo sem o leilão, foi bem interessante. Agora é só esperar que Raphael possa sair regularmente de casa para que Lu e Alexandre voltem a freqüentar as nossas jogatinas.

continua...

Mais aniversários

15 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje fomos à casa de nossa amiga Rita comemorar o aniversário dela e o do Sérgio. Como eles aproveitaram a deixa para organizar uma jogatina, nós também aproveitamos para uma rápida partida de **Railroad Tycoon ** — que, apropriadamente, o Sérgio ganhou.

continua...

Jogos da sexta

14 Mar 2008 | 1 min de leitura


Bem, hoje foi um bom dia de jogos. À tarde, joguei **Gemblo ** com meu confrade Marcelo e ganhei pela primeira vez este jogo. Depois, Claudio chegou e jogamos duas partidas de **Railroad Tycoon **. Claudio ganhou a primeira e eu ganhei a segunda. À noite, nosso grupo de **Call of Cthulhu ** encerrou com louvor a campanha **Shadows of Yog-Sothoth **. Não gostei muito desta campanha como publicada, precisei fazer várias adaptações para que ela fluísse direito. Foi a primeira campanha publicada para **Call of Cthulhu **, e parece quase um **dungeonfest ** sem o **dungeon **. As aventuras são frouxamente conectadas, os ganchos para começá-las são risíveis e alguns dos cenários são simplesmente inaceitáveis.

continua...

8ª Open House Lúdica

11 Mar 2008 | 1 min de leitura


No dia 22 de março, sábado de Aleluia, eu e Lídia vamos abrir a nossa casa para mais uma Open House Lúdica. Apareça se você quer jogar jogos de tabuleiro modernos, quer você seja um **gamer ** ávido ou um iniciante no assunto. Participantes devem confirmar sua participação até o dia 21 de março e contribuir com R$10,00 para o lanche, depositados em minha conta no Banco do Brasil.

continua...

Sábado

8 Mar 2008 | 1 min de leitura


Mais um sábado, mais um jogo em casa de minha sogra. Desta vez, levei o **Container ** para que Dona Lia o conhecesse. Ela resistiu um pouco a princípio, mas logo pegou o jeito e acabou jogando bem. Só não se saiu melhor porque concentrou-se nas duas primeiras fases da cadeia comercial e deixou a terceira de lado — e é nela que está o dinheiro grosso do jogo. À noite, o grupo de **Call ot Cthulhu ** voltou a se reunir, concluindo com sucesso (e sem baixas) a aventura na Escócia. Na semana que vem não teremos jogo, eu e Lídia vamos para um evento lúdico programado por Sérgio e Rita.

continua...

Nova mesa para jogos

7 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje entregaram minha nova mesa de jogos. Trata-se de uma mesa bastante grande, que pode ser dividida em cinco — uma mesa maior, central, e quatro mesas laterais menores. Veja as fotos… Agora é só estreá-las!

continua...

Estréia

6 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje Marcelo, Claudio, Breno e eu estreamos o **Cuba **. Achei-o um jogo muito interessante, comparável ao **Puerto Rico ** mas (em minha opinião) melhor que ele. Vou jogá-lo mais algumas vezes antes de postar aqui uma resenha mais detalhada.

continua...

Paths of Glory

5 Mar 2008 | 1 min de leitura


Hoje meu amigo Breno veio para jogarmos uma partida de **Paths of Glory **. Jogamos o cenário introdutório, 1914 somente, e ele conseguiu uma bela vitória com os Aliados. As regras do jogo oferecem uma série de opções para quem acha que os Aliados têm a vantagem e tanto Breno como eu saímos do jogo com a impressão que este de fato é o caso. Mas, vejamos, ainda temos que jogar outras vezes para tirar a teima.

continua...

Dia do GM

4 Mar 2008 | 1 min de leitura


Há alguns anos, surgiu a idéia de haver um Dia do Game Master (http://www.enworld.org/showthread.php?t=32485) — e qual foi o dia escolhido? Quatro de março, que é o dia de meu aniversário. Com o tempo, a idéia foi ganhando força e hoje já está consagrada. Infelizmente, justo hoje uma das pessoas que criou os RPGs faleceu — Gary Gygax, co-criador do **Dungeons and Dragons ** original. Ficam aqui minha homenagem e meu agradecimento.

continua...

Jogos de Fevereiro

3 Mar 2008 | 1 min de leitura


Fevereiro foi um bom mês lúdico para mim. Foram 60 partidas de 20 jogos diferentes. Vejamos o detalhamento: 12 x **Gemblo ** 10 x **Container ** 6 x ** Brass ** 5 x **Caylus Magna Carta ** 4 x **Werewolves of Miller's Hollow ** 3 x **El Grande ** 3 x **Roma ** 2 x **Age of Empires III ** 2 x **Citadels ** 2 x **Mü ** 2 x **No Thanks! ** 1 x **Bohnanza ** 1 x **Formula Dé ** 1 x **Imperial ** 1 x **Ingenious ** 1 x **Mystery of the Abbey ** 1 x **Tichu ** 1 x **Ticket to Ride ** 1 x **Twilight Struggle ** 1 x **Ubongo **

continua...

Depois do Almoço

1 Mar 2008 | 1 min de leitura


Como acontece quase todo sábado, fomos almoçar em casa de minha sogra e, depois do almoço, jogamos um pouco. Desta vez, minha filha Thalia e seus primos jogaram **Bohnanza **, enquanto nós jogávamos **San Juan **. Pena que desta vez meu **feeling ** não funcionou, Dona Lia não conseguiu se conectar ao jogo em momento algum e acabou não gostando dele. Pena, mas semana que vem experimento alguma outra coisa.

continua...

Jogo de Aniversário

29 Feb 2008 | 2 min de leitura


Hoje meu confrade Claudio veio comemorar o aniversário de 13 anos de seu filho Claudio, trazendo-o com dois colegas para uma boa jogatina. Claudio (flho) já conhecia vários jogos modernos, mas para os seus colegas foi uma revelação, acostumados que estavam apenas a jogos disponíveis no mercado brasileiro. Contando ainda com nosso confrade José Theodoro, começamos com uma partida de **Citadels ** e engatamos depois três partidas de **Ubongo **, uma de **Mistery of the Abbey ** e uma de **Gemblo **, esta com a participação de Lídia. Foi uma noite extremamente agradável. Ao chegar, um dos rapazes (Vitor) olhou a minha coleção de jogos e perguntou, meio perdido, se eu tinha **War **, **Banco Imobiliário ** ou **Detetive **.

continua...

Maré de Sorte

28 Feb 2008 | 1 min de leitura


Acho que estou em uma maré de sorte. Hoje meu confrade José Theodoro e eu jogamos uma partida de **Twilight Struggle ** e uma de **Roma ** e ganhei as duas. Claro, era a primeira vez que ele jogava um e outro, mas sorte é sorte…

continua...

Mais jogos

27 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje meus confrades vieram para cá e pudemos jogar três partidas: uma de **Brass ** e duas de **Container **; ganhei as três. Curiosamente, nas duas partidas de **Container ** eu tinha muito poucos **containers ** na ilha; na primeira partida fiz $10 e na segunda $5 com os produtos na ilha, mas fiz muito dinheiro nos outros negócios do jogo.

continua...

Sábado

23 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje almoçamos em casa de minha sogra e, depois do almoço, jogamos duas partidas de **Mü ** — embora sem o leilão de trunfos, que é o cerne do jogo; apenas sorteamos os trunfos, para que a família pudesse aprender as regras básicas dos jogos de vazas. Depois, para relaxar, jogamos duas partidas de **No, Thanks! ** À noite, continuamos nossa campanha **Shadows of Yog-Sothoth **, de **Call of Cthulhu **; mas, devido ao adiantado da hora, adiamos a continuação dos acontecimentos na Escócia para a semana que vem.

continua...

Aproveitando a sexta-feira...

22 Feb 2008 | 1 min de leitura


… meus confrades vieram para cá e jogamos duas partidas de **Container **, duas de **Gemblo ** e uma de **El Grande **. Marcelo ganhou uma de **Container ** e eu a outra, Claudio ganhou as duas de **Gemblo ** e Marcelo venceu a de **El Grande **.

continua...

Container

21 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje meus confrades vieram para cá e jogamos mais duas partidas de **Container **. Muito interessante, mas infelizmente nas duas vezes fiquei em segundo lugar. Melhor sorte da próxima vez…

continua...

Resenha -- Container

18 Feb 2008 | 6 min de leitura


Ontem joguei três partidas de Container, o que traz meu total a quatro. Achei-o um jogo muito interessante e pretendo continuar a jogá-lo. Veja minha resenha do jogo…


continua...

Jogatina de domingo

17 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje a Confraria tinha planejado jogar **Advanced Civilization ** mas, devido ao **quorum ** inadequado, optamos por outros jogos. Primeiro jogamos duas partidas de **Caylus Magna Carta **, depois duas de **Gemblo **, uma de **Age of Empires III ** e encerramos a noite com três partidas de **Container **. Foi a última jogatina de que nosso confrade Adriano e sua esposa Larissa participaram antes de sua viagem para Curitiba. Desta vez Marcelo saiu feliz, ganhou quase todas as partidas, exceto a primeira de **Caylus Magna Carta ** e a última de **Container **, vencidas por mim. Veja a foto do **Age of Empires III **…

continua...

Call of Cthulhu

16 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje jogamos mais uma partida da campanha **Shadows of Yog-Sothoth **. Desta vez, os intrépidos jogadores investigaram os acontecimentos em um **set ** de filmagem no deserto. Na semana que vem, vão seguir para a Escócia.

continua...

Magna Carta e Gemblo

15 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje meu confrade Claudio veio para jogarmos um pouco. Jogamos duas partidas de **Caylus Magna Carta ** e depois Lídia uniu-se a nós para duas partidas de **Gemblo **. Foi muito divertido, mas continuo sem conseguir me sintonizar com o **Gemblo **, simplesmente não me entendo com este jogo.

continua...

Bota-fora

14 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje à noite nos reunimos no Pizzaiolo para uma despedida em regra de nosso confrade Adriano e sua esposa Larissa, que vão para Curitiba na semana que vem. Veja a foto…

continua...

Lista five-and-dime 2007

13 Feb 2008 | 4 min de leitura


Meu amigo Fàbio Tola postou ontem na lista BG-BR uma mensagem mencionando uma pesquisa anual baseada nos jogos jogados pelo menos cinco e dez vezes durante um ano. Como 2007 foi o primeiro ano em que marquei todas as minhas partidas (graças ao Boardgamegeek), estou em condições de montar a minha própria lista **five-and-dime ** para 2007. Vou começar pelos jogados cinco vezes… **Mistery of the Abbey ** (5). Um jogo de dedução bem simples, uma espécie de **Detetive ** ( **Clue **) turbinado. Não gosto muito dele, mas faz um certo sucesso com jogadores iniciantes. **Louis XIV ** (5).

continua...

Roma e Magna Carta

13 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje meu confrade Marcelo trouxe um computador para que eu instalasse o Linux nele. Enquanto o computador trabalhava, aproveitamos para estrear dois novos jogos: **Roma ** (2 partidas) e **Caylus Magna Carta **. Para grande desgosto do Marcelo, ganhei as três partidas… Veja a foto do **Roma **…

continua...

Domingão

10 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje mais uma vez jogamos **Brass **, seguido por uma partida de 500 pontos de **Tichu ** e a minha estréia do **Container **. Breno conquistou uma vitória folgada no **Brass **, a dupla Sérgio e Rita ganhou o **Tichu ** de virada com Rita aplicando bem um Grande TIchu na última mão, e Sérgio ganhou com boa vantagem o **Container **. Veja a foto do **Container **…

continua...

Call of Cthulhu

9 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje à noite nosso grupo de **Call of Cthulhu ** reuniu-se para mais uma partida (a quarta) da campanha **Shadows of Yog-Sothoth **. Infelizmente grande parte do grupo não pôde comparecer, mas os jogadores que vieram aproveitaram o baixo **quorum ** para pôr em ordem as muitas informações que reuniram nas partidas anteriores e para pôr em dia as pesquisas que se faziam necessárias. Acabou sendo uma partida quase sem ação, mas essencial para organizar a linha de pesquisa dos investigadores. Na próxima semana, eles vão visitar o Devil’s Canyon na California. Mas minha noite não se resumiu a cumprir minha obrigação semanal com a Igreja RPGista do 7º Dia.

continua...

Jogando

8 Feb 2008 | 1 min de leitura


Hoje Claudio e Marcelo vieram para jogarmos um pouco. Jogamos uma partida bem disputada de Brass e, para relaxar, duas partidas de Gemblo. Claudio ganhou as duas primeiras partidas e Marcelo ganhou a última. Veja as fotos… Brass Gemblo

continua...

Mais um confrade se vai

6 Feb 2008 | 1 min de leitura


Desta vez é o nosso caro confrade Adriano Holanda, que passou em concurso para professor da Universidade Federal do Paraná e vai se mudar para Curitiba. Vamos sentir saudades de Adriano e Larissa, mas tenho certeza que é um bom desenvolvimento em sua vida. Boa sorte, Adriano, e não se esqueça de aparecer por aqui quando puder.

continua...

7ª Open House Lúdica

5 Feb 2008 | 1 min de leitura


A 7ª Open House Lúdica foi um tremendo sucesso. Doze horas de jogo, com a participação de 23 pessoas — com idades variando dos 8 aos 80 — e chegamos a ter quatro mesas de jogos simultâneas. Jogamos **Hellas **, **Brass **, **Gemblo **, **Ubongo **, **Niagara **, **Cuba **, **Bohnanza **, **Through the Desert **, **Betrayal at House on the Hill **, **Werewolves at Miller’s Hollow **, **El Grande **, **No Thanks ** e encerramos a noite com uma partida de **Citadels **. Veja as fotos… **Hellas ** **Brass ** **Ubongo ** **Niagara ** **Cuba ** **Betrayal at House on the Hill **

continua...