Assuntos estratégicos

Em 2002, concebi e executei um periódico online, chamado Assuntos Estratégicos. O periódico durou pouco tempo, menos de seis meses. Foi uma tentativa de criar uma publicação acadêmica sobre este tema. Para além do interesse pessoal, a minha área de atuação no Senado Federal, nesta época, incluía o tema segurança nacional.

A atualidade dos clássicos

13 Oct 2003 | 4 min de leitura

Nosso sistema educacional nunca deu aos grandes clássicos da literatura a mesma importância que o antigo sistema europeu lhes dava. Mesmo nossos bacharéis educados em Coimbra dificilmente se familiarizavam com os clássicos, salvo os mais comuns, como as obras de Cicero ou Caesar. Quanto aos autores gregos, somente em traduções para o latim, se tanto.

continua...

Os caças para a Força Aérea

5 Jan 2003 | 5 min de leitura

O recente adiamento da licitação para os novos caças da FAB suscitou um debate bastante necessário sobre as propostas de modernização da Força Aérea em particular e das Forças Armadas em geral. Este debate é bastante salutar e, espera-se, contribuirá para que surja, afinal, a esperada política unificada de defesa do país.

continua...

Editorial

26 Dec 2002 | 1 min de leitura

Um leitor de Assuntos Estratégicos enviou-me uma mensagem, a propósito de meu artigo A falta de um Livro Branco, chamando a atenção para o fato que Portugal e Guiné-Bissau, entre os países de língua portuguesa, têm Livros Brancos definindo as suas estratégias de defesa nacional.

continua...

Editorial

14 Dec 2002 | 3 min de leitura

Em meio a uma pesquisa sobre a FEB, encontrei um livro muito interessante: Segunda Guerra Mundial, Um Balanço Histórico (Osvaldo Coggiola, org.; São Paulo: Xamã/USP, 1995). Trata-se de uma série de trabalhos apresentados em um simpósio com o mesmo nome, realizado na USP em 1993.

Chamou-me a atenção o fato que muitos dos autores presentes no livro são marxistas; vários são trotskistas. Como sempre, a análise marxista permite trazer insights interessantes ao estudo histórico. Havia grandes forças sociais em ação na 2ª Guerra, e o seu estudo muito contribui para a compreensão daquele conflito.

continua...

Por uma História Militar

13 Dec 2002 | 9 min de leitura

História Militar é, para muitos acadêmicos, anátema — quando não uma contradição. Associa-se a esta expressão uma infindável enumeração de generais e batalhas, desprovida de qualquer mérito.

Este artigo pretende demonstrar que a História Militar pode e deve afastar- se deste estereótipo, e que traz importantes contribuições ao estudo da História como um todo.

continua...

A falta de um Livro Branco

11 Dec 2002 | 7 min de leitura

A Constituição Federal declara que as Forças Armadas “destinam-se à defesa da Pátria, à garantia dos poderes constitucionais e (…) da lei e da ordem”. A enumeração não é exaustiva; outros esforços — como as atividades notáveis das Forças Armadas na integração de comunidades afastadas do interior do País, a administração da aviação civil ou a atuação nas forças da ONU — são extremamente meritórios, mas não têm guarida naqueles objetivos constitucionais senão tangencialmente.

continua...

Editorial

5 Dec 2002 | 2 min de leitura

Meu livro de cabeceira no momento é The Making of Strategy: Rulers, States and War (Williamson Murray, 1996). Trata-se de uma série de case studies, por vários autores, sobre a formulação da estratégia nacional em diversas situações históricas, desde a Atenas de Péricles até os EUA da Guerra Fria.

Mas não são os case studies a parte mais relevante para o primeiro editorial da revista. Leia-se a dedicatória:

continua...

Erros de cálculo no Extremo Oriente

5 Dec 2002 | 5 min de leitura

O Extremo Oriente foi palco de dois dramáticos erros de cálculo estratégico durante o século XX. Na década de 1940, o Japão imperial baseou toda a sua estratégia para a criação da Esfera de Co-Prosperidade Asiática na crença que os americanos poderiam ser forçados à mesa de negociação, desde que suas baixas ultrapassassem um certo nível. Mais de vinte anos depois, foi a vez de os americanos basearem a sua estratégia para a Indochina na crença que o Vietnã do Norte também poderia ser forçado a negociar quando o preço de sangue se tornasse muito alto. Nas duas ocasiões, a mesma premissa mostrou-se completamente equivocada.

continua...

Assuntos Estratégicos

1 Oct 2002 | 1 min de leitura

Assuntos Estratégicos (assuntos-estrategicos.org) é uma revista on-line, em português, sobre estratégia e assuntos correlatos. Nossos artigos podem abordar tanto perspectivas atuais quanto históricas, mas o propósito geral da revista é funcionar como um espaço para a discussão de temas relevantes para a formulação de uma política estratégica racional.

continua...