Homo regulans

O primeiro livro de uma série impressionista sobre jogos.

Apresentação

Homo regulans trata das relações entre pessoas e regras, usando as regras de jogos como tema central. Este não é um livro acadêmico, e sim orientado para um público não-especialista. Mas as reflexões nele têm influências de campos variados do conhecimento: Direito, Filosofia, História, Psicologia, Linguística. Pensar o jogo é, por natureza, uma atividade transdisciplinar.

Formatos

Este livro foi publicado graças ao generoso apoio de 35 pessoas em financiamento coletivo no Catarse.

Você pode comprar a versão digital EPUB de Homo regulans em qualquer dOs links acima. As versões da Amazon e da Smashwords são EPUB; a versão em PDF pode ser adquirida em minha página no Buy Me a Coffee.

Motivação

Dizem que toda pesquisa começa com uma inquietação… A minha começou pela perplexidade com que eu via o comportamento de Donald Trump, depois ecoado como farsa em nosso próprio país. Estes autocratas cometem transgressões abertamente, escancaradamente – mas não das leis formais (estas transgressões são escondidas); então, o que exatamente estavam transgredindo?

Mas, na verdade, é impróprio dizer que este foi o início da inquietação. Como meu amigo Marcelo menciona no Prefácio, há décadas que já discutíamos como lidar com estes comportamentos. Estes muitos anos de jogos e de pesquisas me deram a lente com que investigar as transgressões dos autocratas.

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Relacionados