Uma das duas inevitabilidades

Um ditado declara que há apenas duas coisas inevitáveis na vida, a morte e os impostos.

Lendo sobre a história do imposto de renda no Reino Unido. Ele foi implementado em 1799, para financiar o envolvimento britânico com as guerras revolucionárias francesas. Foi revogado em 1802, com a Paz de Amiens, e reinstituído de 1803 a 1816, mais uma vez para financiar a guerra contra a França.

Alguns pontos interessantes. Primeiro, quando o jovem Pitt instituiu o imposto, em 1799, esperava arrecadar dez milhões de libras esterlinas por ano, mas na realidade conseguiu pouco mais de seis milhões.

Quando o imposto foi abolido, em 1816, houve um clamor público para que os registros fiscais fossem destruídos. O Chanceler do Tesouro queimou todos os registros, publicamente. Mas o Tesouro guardou cópias em seu porão…

Em 1842, o imposto foi reinstituído por Peel. Ele era conservador e havia sido eleito condenando a ideia de um imposto sobre a renda; então, disse que era uma medida temporária. O imposto continua em vigor, após 179 anos.

Agora, releia os três parágrafos anteriores e pense em fatos acontecidos com qualquer governo brasileiro, desde que você começou a se interessar pelas notícias.

Para encerrar: risque a palavra “brasileiro” do parágrafo anterior. Qualquer pessoa com poder sobre você, em qualquer lugar do mundo, em qualquer tempo, quer de você o seu trabalho, o seu dinheiro, ou ambos. Você consente com algumas destas extorsões – mas é importante saber o que você recebe em troca delas.

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior