Entrevista - Adriano Holanda

Publicado em 07/07/2021

Assine o podcast para ser informado de novos episódios:

A primeira entrevista do podcast traz como convidado Adriano Holanda - psicólogo, pesquisador, professor, e membro da Confraria Lúdica. Adriano fala de seu percurso pessoal, especialmente sobre o entrelaçamento do jogo com outros aspectos da sua vida - no campo pessoal e no campo profissional.

Para as entrevistas no podcast, pretendo resgatar algumas das histórias pessoais de pessoas ligadas ao mundo dos jogos no Brasil – jogadores, criadores, pesquisadores, produtores… as pessoas que muito fizeram quando o mundo dos jogos ainda não tinha a visibilidade que tem hoje.

Adriano representa admiravelmente este perfil. Para além de nossa amizade de décadas, e nossos muitos embates e parcerias nas mesas de jogos, suas reflexões sobre o jogo e o jogar têm sido uma constante fonte de inspiração. É hora que outros possam conhecê-las também.

Referências

O artigo mencionado pelo Adriano, que se originou em uma monografia de graduação: Há gamificação na Psicologia brasileira? Uma revisão bibliográfica sistemática, de Rafael Goulart Lodi e Adriano Furtado Holanda.


Convidados

Adriano Furtado Holanda

Adriano Furtado Holanda

Psicólogo, professor da UFPR, pesquisador, membro da Confraria Lúdica.

Apresentação

Luiz Cláudio Silveira Duarte

Luiz Cláudio Silveira Duarte

Jogador inveterado, pesquisador de jogos, leitor voraz, polímata. Seus interesses de pesquisa são as regras dos jogos e as relações dos jogadores com as regras. Há muito mais, mas assim está bom para começar.