Retrato chinês

Um jogo de salão francês.

Um retrato chinês é formado pela resposta a um questionário de analogias. Veja este exemplo, com minhas respostas pessoais:

Se eu fosse…

um fenômeno natural: a maresia

um metal: o mercúrio

um animal: um urso polar

uma cor: o verde-floresta

um ser mitológico: um sátiro

uma pessoa famosa: Dom Quixote

uma atividade humana: o jogar

uma obra: The Silmarillion

uma arma: a informação

um objeto: uma caneta-tinteiro


Retratos chineses eram usados como uma variante do jogo do enigma. Em uma reunião social, frequentemente envolvendo jovens damas e cavalheiros, os jogos de enigma envolviam identificar alguém a partir de pistas incompletas.

No caso do retrato chinês, cada um dos jogadores preenchia seu questionário, que depois eram embaralhados e distribuídos a outros jogadores. Seguia-se a leitura de cada questionário, e os jogadores precisavam identificar os autores de cada resposta.

É interessante notar que retratos chineses têm uso nas áreas de marketing e de criatividade – pelo menos no mundo francófono.

As perguntas dos retratos chineses não são fixas. Há uma enorme variação nelas, e você pode encontrar uma página dedicada a isso em https://www.portrait-chinois.com/.

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior