O fascismo e os meios de comunicação

Vou traçar alguns paralelos entre a ascensão da direita xenófoba, no Brasil e no mundo, com a cena nazifascista dos anos 1930. Não quero com isso dizer que Bolsonaro seja nazista ou fascista, nem quero usar o fantasma do nazismo como um fantoche para dizer que Bolsonaro é bobo, mau e feio. Mas identifico elementos comuns na ascensão daqueles regimes e nos de nosso momento, e é destes elementos que quero tratar.

O nazifascismo era um fenômeno complexo, social e politicamente. Entre as suas causas, destaco as seguintes: grandes perdas recentes para a população de seus países (na Alemanha, perdas de guerra e com a hiperinflação; na Itália, formalmente vencedora, a guerra teve um custo altíssimo), regimes liberais incapazes de responder aos desafios do momento, polarização do debate político entre grupos extremistas…

… e o uso consciente de novas tecnologias de comunicação por estes grupos extremistas. A ascensão dos nazistas não teria acontecido sem o uso do rádio, dos jornais (especialmente o Völkischer Beobachter e o Der Stürmer) e do cinema. O uso maciço das técnicas de publicidade fica evidente em todas as ações públicas do partido nazista. Os nazistas também instalaram uma grande capilaridade na sociedade alemã: praticamente qualquer quarteirão de uma cidade tinha o seu responsável na estrutura do partido, que respondia ao chefe de bairro, que respondia ao chefe da cidade…

Pensar a dimensão política de Hitler e Mussolini era falar em meios de comunicação de massa. Eles tomaram de assalto as tecnologias de comunicação e as usaram como armas para tomar o poder.


Deixo como exercício para a turma as comparações com o uso perverso das atuais tecnologias de comunicação – especialmente a Internet – por extremistas de todos os matizes.

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior