Aniversário da Confraria Lúdica

A minha querida Confraria Lúdica está completando quarenta anos. Não temos a memória do dia exato de 1979 no qual ela foi fundada; há alguns anos, combinamos que o mês de agosto seria o mês de fundação, mas não nos preocupamos em determinar um dia exato.

Eu já disse muitas vezes: meus amigos são minha força. Tenho muitos amigos fora da Confraria, mas os confrades têm um lugar especial em meu coração e em minha vida.

Para além de toda a amizade, companheirismo e amor que nos une, tenho ainda que agradecer aos confrades por terem despertado em mim a paixão pelos jogos e pelos jogadores, e que acabou me trazendo ao mundo fascinante da ludologia.

Huizinga, o grande pioneiro da ludologia, escreveu algo que nos define perfeitamente:

“As comunidades de jogadores geralmente tendem a tornar-se permanentes, mesmo depois de acabado o jogo. É claro que nem todos os jogos de bola de gude, ou de bridge, levam à fundação de um clube. Mas a sensação de estar ‘separadamente juntos’, numa situação excepcional, de partilhar algo importante, afastando-se do resto do mundo e recusando as normas habituais, conserva sua magia para além da duração de cada jogo.”

A Confraria Lúdica não reúne jogadores de um jogo ou gênero específico; entre nós, ao longo destas décadas, jogamos praticamente qualquer coisa. Não tenho notícia de um outro grupo como o nosso, que seja mais antigo; se alguém souber, por favor me conte.

Meus amigos, meus irmãos: muito obrigado por estes quarenta anos, e muito obrigado pelos próximos quarenta também!

O Quartelmestre
O Quartelmestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartelmestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior