Transparência em concursos

O Sistema é mais sábio. Mas não do que aqueles que O servem.

Não sei se foi o caso no concurso da OAB, mas já há algum tempo que virou moda em concursos não divulgarem as listas de aprovados em quaisquer das fases, mas apenas franquear aos candidatos o acesso a uma página onde podem verificar suas notas e situação.

O problema com estes procedimentos é que impedem verificação independente, ainda que apenas pelos próprios candidatos, da lisura do concurso. Fica tudo oculto por trás do véu de suposta infalibilidade do mais poderoso de todos os deuses modernos: O Sistema. E, como ocorre com qualquer deus, a sua infalibilidade se manifesta na infalibilidade dos seus representantes mundanos.

A mesma crítica, claro, é diretamente aplicável aos procedimentos eletrônicos de apuração eleitoral, que todos os ministros do TSE sabem ser infalíveis, já que eles também o são.

Mas somente O Sistema é mais sábio.

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2019/06/04/pf-identifica-dois-advogados-aprovados-no-exame-da-oab-com-fraude-de-pagamento-a-hackers.ghtml

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior