2018-10-01

Foi um evento bastante instigante. Achei particularmente interessantes as considerações do prof. Breno sobre reações sociais históricas às vacinas, como a Revolta da Vacina no Rio de Janeiro; eu não tinha ideia de que este não era um caso isolado.

Os dois temas mostraram de forma muito clara a necessidade de informação ágil e eficaz sobre ciência para a população. As palavras-chave na frase anterior são ágil e eficaz . As informações são abundantes, mas encontrá-las não é um processo trivial ou intuitivo.

Dois dias antes do Transpints, um editorial no Estado de São Paulo trazia notícias sobre iniciativas de comunicação do Ministério da Saúde, no Brasil, e do Center for Disease Control, nos EUA, com o objetivo duplo de fornecer informações confiáveis e de combater informações falsas.

Divulgação científica não é um problema novo. Os novos meios de comunicação trazem um novo campo para o problema. Continua sendo uma necessidade combater a ignorância e os efeitos da estupidez; o novo desafio é que os novos meios de comunicação deram a esta última um alcance enorme para seus gritos.

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior