2018-07-06

Meme

Este jogo é bom porque é rápido!

Ouvi estas palavras muitas vezes, às vezes dirigidas a mim. Marcelo, meu amigo há quarenta anos, cunhou a frase pela mesma época da criação da Confraria Lúdica.

Ele a usava frequentemente, quando achava que um dos seus adversários estava demorando demais a realizar uma jogada. Ouvíamos a frase em qualquer jogo, ainda que um dos mais demorados.

Eu a adotei, e frequentemente a usava com outros jogadores, especialmente quando estava ensinando algum novo jogo.

Mais de quinze anos após eu começar a ouvir a reclamação, eu estava em uma partida de Diplomacy; alguns de meus adversários já conheciam o jogo, mas eu nunca jogara com eles.

Para minha surpresa, a certa altura um dos jogadores solta: “Este jogo é bom porque é rápido!”

Imediatamente quis saber dele de onde havia saído a frase. Sua primeira resposta foi ah, isso é cultura popular de jogadores . Fucei mais um pouco e descobri que ele havia aprendido a frase com a mesma pessoa que lhe ensinara a jogar Diplomacy, e que tinha aprendido comigo… junto com a frase.

Marcelo se sentiu lisonjeado quando lhe contei a história. E a frase continua ganhando o mundo. Já a ouvi em algumas outras circunstâncias. E eu ainda a uso e a divulgo.

Claro que é especialmente divertido usá-la contra seu criador. Para essas situações, criei um meme, que agora divulgo para que acompanhe esta frase tão útil.

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior