2018-05-09

Repito, aqui, o texto de Sonia Zaghetto sobre o assunto. Fico profundamente entristecido e enraivecido que a UnB esteja neste estado.

==================

Dado o silêncio dos jornais de Brasília sobre o assunto, publico o conteúdo da nota e do boletim informativo (foto) do Conselho do Instituto de Ciências Exatas, sobre os fatos ocorridos no período de invasão da Reitoria da Universidade de Brasília. São denúncias muito graves que prejudicam profundamente a universidade. Vão de furto a constrangimento de pesquisadores estrangeiros em visita à UnB, passando por gente armada de faca e intimidação de professores e servidores. O boletim informou que na invasão da reitoria foram furtados objetos dos servidores da UnB e material de escritório; e que agendas e documentos foram manuseados com luvas cirúrgicas. A Nota do Conselho denunciou:

  • bloqueio das entradas do Instituto Central de Ciências (ICC) por pessoas encapuzadas;
  • bloqueio de entradas de salas de aulas e auditórios com carteiras;
  • invasões de espaços comuns tais como: secretarias, salas durante as aulas, laboratórios e locais cedidos às Unidades da Reitoria;
  • ameaças e intimidações a servidores técnicos-administrativos, docentes, discentes e dirigentes;
  • circulação de pessoas encapuzadas portando FACAS e pedaços de pau.

O Conselho acrescenta que os fatos mencionados foram vivenciados por membros do Instituto e comunicados, em tempo real, por diversos meios de comunicação, à Administração da Universidade.

A nota relaciona, ainda, uma série de prejuízos institucionais e administrativos:

  • impedimento de entrada, com constrangimento, de pesquisadores estrangeiros em visitas científicas à UnB;
  • perda de aulas;
  • impedimento de realização de bancas (inclusive de bancas que previam a participação de membros externos);
  • perda de prazos de processos com prejuízo à contratação de docentes e na elaboração e participação em editais, impossibilidade de emissão de documentos à comunidade e depredação de patrimônio público.

Para ler a nota completa do Instituto de Ciências Exatas: http://www.exatas.unb.br/ie-informa/1625/

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior