2017-10-19

Em 1982, um dos melhores longa-metragens com a tripulação original da Enterprise chegou aos cinemas. Em meio à história principal, fomos apresentados ao Kobayashi Maru, o foco de um exercício de comando na Academia da Frota Estelar. O exercício é um no-win scenario ; o objetivo do teste é avaliar como um cadete se comporta em uma situação que não tem solução.

Durante o filme, descobrimos que o capitão James T. Kirk, comandante da Enterprise, foi o único cadete a vencer o exercício, reprogramando o computador que o controlava…. trapaceando, em suma. O filme não dava maiores detalhes.

Alguns anos depois, em 1989, foi publicado o livro Kobayashi Maru, de Julia Ecklar, no qual ela oferece uma narativa detalhada de como o cadete Kirk enfrentou o exercício. Recomendo o livro, de leitura muito agradável.

Mas o ponto que me interessa hoje é o método usado na trapaça. Depois de reprogramar o computador, o cadete Kirk apresentou-se para repetir o exercício. Quando as naves inimigas apareceram, ele surpreendeu colegas e examinadores quando entrou em contato com o comandante inimigo. Ao receber o ultimato do inimigo, ele respondeu apenas Quero informar a vocês que eu sou o capitão James T. Kirk.

O comandante inimigo responde, atordoado: O quê? Estamos enfrentando O famoso CAPITÃO KIRK??? e imediatamente negocia uma retirada.

Para quem acompanhou os muitos anos de arrogância e vaidade do personagem (e, ao que parece, do seu ator), a brincadeira da autora é absolutamente fidedigna.

Por que lembro disso? Recentemente, a vida imitou a arte, mais uma vez.

As notícias da frente de combate contra o Estado Islâmico mostram que o plano, concebido durante o governo Obama, e que está em execução há mais de um ano, está tendo bons resultados.

Em 17 de outubro, durante uma entrevista, Donald Trump estava enumerando os sucessos contra o Estado Islâmico, e dizendo que isso nunca havia acontecido antes. O entrevistador perguntou por que.

Sua resposta: Porque antes Trump não era o presidente.

http://edition.cnn.com/2017/10/17/politics/trump-isis-raqqa/index.html

https://youtu.be/3R3Opm-0UG0

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior