2017-04-15

FB image

Os vídeos de Emilio Odebrecht são reveladores para quem se interessa pela história. Pensando na conversa que teve com o general Golbery, presumivelmente antes de sua saída do governo Figueiredo (em 1981), as palavras de seu interlocutor aumentam a verossimilhança das afirmações de Romeu Tuma Júnior sobre ser Lula um agente duplo para o regime militar (segundo o livro Assassinato de Reputações ).

De qualquer maneira, e ainda mais grave, tanto o fato de Lula ter se vendido, há quase quarenta anos, para a Odebrecht (e, suponho, outros empresários graúdos), quanto as revelações dos criminosos sobre a forma como compraram a Força Sindical e a CUT, revelam uma face profundamente perversa do sindicalismo.

Estudiosos do tema sabem que a estrutura sindical brasileira remonta ao Estado Novo, criado por Getúlio Vargas, e foi inspirada no Estado fascista italiano. Nesta estrutura, o sindicato é entendido como um braço do Estado; a representação dos interesses dos trabalhadores é uma bela fábula, mas nem passa pela cabeça de nossos sindicalistas agirem para atender estes interesses.

Lula e os outros sindicalistas não passam de pelegos.

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior