2015-12-13

Uma sugestão para quem ainda está pensando se vale a pena vir ao Retiro Lúdico. Que tal aproveitar a oportunidade para conhecer e jogar alguns jogos de grande porte?

Existem jogos que dificilmente temos oportunidade de jogar nos muitos encontros que são organizados pelo Brasil — seja pela sua duração, seja pelo número de jogadores. Geralmente o pessoal prefere aproveitar os encontros para conhecer e jogar jogos mais rápidos… mas não precisa ser assim! :)

Afinal, um encontro de longa duração, como é o caso do Retiro Lúdico, é uma oportunidade de ouro para jogar os jogos maiores. Lá teremos o tempo e os jogadores.

Querem ver? O John Ibarzabal vai levar o Mega Civilization. O Sergio Moreira Filho deve levar o 1880. Eu mesmo tenho vários jogos de grande porte (mas não devo levar o Campaign for North Africa…).

É claro que isso não quer dizer que só se joguem jogos grandes. Mas pode se combinar algo assim: um desses jogos pode começar na tarde de sexta, e continuar na manhã de sábado, deixando a tarde de sábado e o domingo para outros jogos. Ou também se pode combinar um revezamento: alguns jogadores podem deixar o jogo grande e serem substituídos por outros que querem conhecer aquele jogo.

Minha sugestão: quem quer encarar um desses grandes desafios pode ir preparando sua viagem. Mais para perto da data, começamos a combinar o que será jogado.

Que me dizem?

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior