ZunTzu
Para quem não conhece ainda, o ZunTzu (http://www.zuntzu.com/) é uma mesa virtual para jogos de tabuleiro que roda sob Windows. Embora tenha sido concebido inicialmente para wargames, a comunidade de usuários logo percebeu o seu potencial e hoje existem versões de jogos de tabuleiro os mais diversos, de Carcassonne a Twilight Struggle.
O ZunTzu originalmente incluía comunicação por voz, mas desde o Windows Vista esta comunicação não funciona (a Microsoft, para variar, faz sistemas incompatíveis com programas anteriores). Contudo, basta usar um programa de comunicação por voz para suprir este problema.
Então como funciona? Para os jogadores é muito simples. Eles precisam baixar em seus computadores o gamebox do jogo que pretendem jogar. Um dos jogadores ativa o ZunTzu em modo servidor e os outros jogadores conectam-se ao seu computador. A partir deste momento, a tela e os componentes do jogo são compartilhados, como se fora uma mesa de jogo real.
Alguns exemplos:
[bgzuntzu3128130]
A interface de comandos do ZunTzu é bastante simples, quase que inteiramente baseada em apontar, clicar e arrastar.
A lista de jogos disponíveis para o ZunTzu é extensa (http://www.zuntzu.com/files.htm) e continua crescendo. Além disso, Jerome, o criador do programa, está patrocinando o desenvolvimento do ZunTzu 2.0, que será compatível com mais plataformas.