Delta Green

A Pagan Publishing, fundada por John Tynes em 1990, ficou famosa pela alta qualidade dos suplementos que publicou para o RPG Call of Cthulhu - como Walker in the Wastes, The Golden Dawn, Grace Under Pressure e outros.

Mas o ponto alto das publicações da Pagan Publishing veio em 1993 com o lançamento de Delta Green. Criado por Adam Scott Glancy, Dennis Detwiller e John Tynes, o primeiro livro Delta Green ganhou o Origins Award de Melhor Suplemento de Roleplaying em 1998. Alguns livros continuaram o desenvolvimento do cenário; o último livro, publicado em 2010, foi Delta Green: Targets of Opportunity.

A premissa básica de Delta Green é a organização que dá nome à série. Nos livros, a Delta Green é uma sociedade clandestina, formada por agentes de várias agências dos EUA, que persegue e destrói os horrores do Mito Cthulhu. Nesta batalha sem fim, ela é por vezes combatida por agências governamentais, clandestinas ou não, com perspectivas diferentes.

Delta Green já foi comparada a Arquivo X, mas na realidade o conceito de Delta Green foi primeiro publicado meses antes da estréia da famosa série de TV. Ainda assim, existem paralelos bastante evidentes entre os dois mundos, e fãs de Arquivo X certamente apreciarão as tramas de Delta Green.

Até o momento, foram publicados os seguintes suplementos: Delta Green (1997, reeditado em 2007 com informações para o Call of Cthulhu d20); Delta Green: Countdown (1999); Delta Green: Eyes Only (2007) e Delta Green: Targets of Opportunity (2010).

Uma característica dos livros é que, embora normalmente incluam aventuras prontas para uso (e que seguem uma continuidade aproximada), são antes de tudo livros detalhando aspectos do mundo, para que o mestre possa criar suas próprias aventuras.

Delta Green é uma excelente ambientação para atualizar o jogo Call of Cthulhu para os dias de hoje. A adaptação para d20 não gozou de grande sucesso, mas o sistema BRP pode ser facilmente adaptado para outros sistemas, como o de Trail of Cthulhu ou mesmo sistemas mais genéricos, como o Hero ou o GURPS.

Por outro lado, Delta Green apresenta uma explicação racional para uma pergunta fundamental em toda aventura: qual é a motivação das personagens? A organização Delta Green fornece uma razão para as personagens se arriscarem no combate ao Mito Cthulhu. Mas não é só isso. Como é de se esperar em aventuras desta natureza, a taxa de mortalidade das personagens pode ser bastante elevada. Delta Green permite a inclusão de novas personagens sem os problemas de continuidade do *Call of Cthulhu *original, já que basta que essas novas personagens sejam enviadas pela organização.

**Delta Green ** é uma referência básica para aventuras baseadas em conspirações e sobrenatural nos dias de hoje.

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior