Curso de Extensão em LaTeX

O LaTeX é um conjunto de programas para preparar e formatar documentos com alta qualidade tipográfica. Ele é uma evolução do TeX, desenvolvido pelo prof. Donald E. Knuth, da Stanford University.

Estes programas são particularmente adequados para a criação de documentos que tenham uma estrutura complexa — por exemplo, várias partes subdivididas em capítulos e seções, com referências bibliográficas, um índice de ilustrações, etc.

O conjunto de programas que integra o LaTeX é software gratuito, portável para qualquer sistema operacional (incluindo Windows, OS X e Unix). Em muitos campos da ciência o LaTeX é o padrão para a edição de documentos: na American Mathematical Society, por exemplo, é o software de uso corrente (LaTeX é particularmente adequado para a edição e apresentação de fórmulas matemáticas).

Mas eu já uso o Microsoft Word

O Microsoft Word tornou-se um software bastante difundido para edição de textos. E, embora muitos o considerem um “padrão” para esta finalidade, ele não é um padrão, pela simples razão que os seus documentos não seguem um formato público. Documentos Word (.doc e .docx) utilizam formatos proprietários, que pertencem à Microsoft, e que ela protege com bastante vigor. Quem usa o Word há mais de cinco anos certamente já passou pela alegre situação de ver seus documentos gravados em uma versão do programa não serem compatíveis com as versões mais novas, e vice-versa.

As grandes vantagens do Word são a sua filosofia WYSIWYG — What You See Is What You Get (“O Que Você Vê É O Que Você Consegue”) — e a sua facilidade de uso, com meros cliques de botão para a formatação. Documentos simples, com poucas páginas, são o forte deste editor.

Mas o Word esbarra em problemas quando o documento se torna complexo. A colocação de imagens e suas legendas no documento, por exemplo, pode ser um pesadelo de formatação — sem falar na dificuldade em montar índices de figuras — e fazer alterações que mudam a paginação das figuras cria uma dor de cabeça. Referências bibliográficas, por sua vez, não são feitas automaticamente pelo Word. Existem macros desenvolvidas com este fim, mas não apenas podem criar problemas de segurança, como também são refratárias a modificações.

Outra dificuldade do Word é com referências cruzadas (por exemplo, “veja a p. 34”), geralmente feitas de forma manual, o que cria inúmeros problemas com qualquer alteração no documento.

É verdade que o Word oferece muitos comandos poderosos para suprir algumas destas falhas… mas (1) a grande maioria dos usuários do Word não sabe usar os seus recursos mais avançados; e (2) estes comandos muitas vezes não são bem implementados (tente, por exemplo, criar um grupo de estilos para secionamento numerado).

Todos estes problemas são resolvidos de forma muito mais fácil com o LaTeX. Bibliografias, por exemplo, são referenciadas e formatadas automaticamente. Os padrões brasileiros da ABNT para produção de documentos também foram implementados no LaTeX, facilitando o seu uso no Brasil.

De forma geral, se o documento que você quer produzir é curto e estruturalmente simples, use o Word. Para documentos mais complexos, de artigos a teses, o LaTeX é imbatível.

O LaTeX é difícil de usar?

Comparado ao Microsoft Word é, sim. O LaTeX não é um programa visual, WYSIWYG como o Word. A sua filosofia de trabalho é outra: você cria um arquivo texto com o conteúdo do seu documento e com comandos LaTeX, e este arquivo é compilado pelo processador. O arquivo de saída é geralmente um arquivo pdf. Ou seja, você não edita diretamente o documento de saída, mas em compensação o LaTeX é um software WYGIWYW — What You Get is What You Want (“O Que Você Consegue É O Que Você Quer”).

Onde posso saber mais sobre o LaTeX?

Em português:

http://pt.wikibooks.org/wiki/Latex

http://www.academia.ed u/2544885/Uma_introducao_ao_Latex_Um_sistema_de_preparacao_de_textos

Em inglês:

http://www.ctan.org/tex/

<a href=“http://www.johndcook.com/blog/2008/04/03/microsoft-word-and-

latex/">http://www.johndcook.com/blog/2008/04/03/microsoft-word-and-latex/

http://met.guc.edu.eg/OnlineTutorials/LaTeX/Introdu ction.aspx

Na UFPR, pelo menos desde 2009 os cursos de Engenharia e de Computação utilizam o LaTeX e preparam material para seu uso:

<a href=“http://ppgmne.blogspot.com.br/2009/12/modelo-latex-de-dissertacao-padrao-

ufpr.html”>http://ppgmne.blogspot.com.br/2009/12/modelo-latex-de-dissertacao-padrao-ufpr.html

http://www.inf.ufpr.br/instrutores/arquivos/latex/lat ex.pdf

http://www.inf.ufpr.br/instrutores/c_latex.html

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior