Ravenloft Doom

Publicado em 18/05/2015 | Category: jogos | jogos digitais, RPG, first-person shooters



Em 1995, eu tomei contato com a existência de editores de níveis para o jogo Doom II e decidi experimentar para ver o que eu conseguia criar.

Depois de alguns níveis de aprendizado, passei a um projeto mais ambicioso: implementar o Castelo Ravenloft, conforme apresentado no mapas do módulo I6 Ravenloft (1983), uma aventura para oAdvanced Dungeons & Dragons (1ª edição).

Foi um desafio duplo. O primeiro problema era o tamanho do módulo; eu levava quase uma hora de compilação em meu 486DX 50 MHz; em um 486SX 33 MHz era impossível até mesmo salvar o jogo.

O segundo problema resultava do fato que o Castelo Ravenloft original se espalhava por vários andares, interconectados por escadas, rampas e passagens secretas. Como o Doom II não permitia superposição de níveis, eu tive que trapacear… os vários andares do castelo são todos áreas no mesmo “plano”, mas sem conexões físicas entre si. As conexões existem em pontos de teleporte, presentes no alto e no pé das escadas. Assim, o jogador tem a ilusão de estar subindo ou descendo as escadas, conforme o caso. Não sei se outros já haviam desenvolvido esta técnica na ocasião; eu a criei por conta própria.

Os editores utilizados foram DCK, Deutex and DoomCAD. O trabalho foi concluído em 15 de julho de 1995 e distribuído para a comunidade. Algum tempo depois, eu fui contatado por um camarada que quis incluir o nível em uma antologia de níveis para Doom II, mas infelizmente já não tenho a referência desta antologia nem do seu compilador.

O arquivo pode ser encontrado aqui: ravenloft.zip.


Autor

Luiz Cláudio Silveira Duarte

Luiz Cláudio Silveira Duarte

Jogador inveterado, pesquisador de jogos, leitor voraz, polímata. Seus interesses de pesquisa são as regras dos jogos e as relações dos jogadores com as regras. Há muito mais, mas assim está bom para começar.