2013-10-25

Dia do Controlador de Tráfego Aéreo.

Força Aérea 2459, estacionado no pátio do Estirão do Equador, solicita autorização para acionar, taxi e decolagem, destino São Gabriel da Cachoeira, com 150 soldados a bordo. – Câmbio!.

Nos aeroportos do Brasil inteiro, neste instante, neste agora, milhares e milhares de turistas, de homens de negócios, de crianças, jovens, adultos; de pessoas que nem sabem que tu existes, estão sendo guiadas, orientadas, controladas, dirigidas por ti! O dia a dia na vida um controlador de voo, são dias de eternas lutas! E eu sei do valor dessas lutas; sei porque muito me orgulho de haver servido no Serviço Regional de Proteção ao Voo, de Recife! Sei das longas horas de máxima atenção, durante todos os dias, todos os meses, todos os anos! Desde a rigorosa hora de seleção para ser admitido na Escola de Especialista da Aeronáutica – o berço, a decolagem – até o pouso final. Até o corte dos motores…

Controlas aviões caríssimos, que transportam pessoas caríssimas, que voam para lugares caríssimos, lugares onde talvez só possas chegar voando nos teus solitários sonhos… Miami, Vegas, Paris, Tóquio, Toronto, Nova York… Parece que estou te vendo, irmão das nossas eternas aventuras, sempre rodeado de aviões, dos mais modernos e supersônicos, aos mais primários e vagarosos dos nossos Aeroclubes.

Nós todos, pilotos do mundo inteiro, antes de iniciarmos as manobras para mais um dia de voo pelos céus do Brasil e do mundo, batemos palmas para ti; palmas para eles que são os irmãos dos nossos verdadeiros sonhos: Os abnegados Controladores de Voo! – Câmbio!

Coronel Maciel.

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior