Jargão

Este jogo é bom porque é rápido.

Todo grupo de jogadores logo adquire uma subcultura toda própria. Frequentemente, esta subcultura se traduz no emprego de jargão, apelidos, frases e outras características peculiares ao grupo, e que pessoas de fora não entendem de imediato. Referências obscuras como “a mãe do Wookie” podem fazer sentido para um grupo de jogadores, mas são impenetráveis para quem não participou de sua gestação.

Eu mencionei na coluna Falando em Jogos 00 que eu participei da fundação da Confraria Lúdica, um dos grupos de jogadores mais antigos ainda em atividade no Brasil. E, como todo grupo, nós também evoluímos nossas cerimônias e nossa subcultura.

Uma das frases mais empregadas na Confraria acabou ganhando mundo. Sua história: um dos confrades, Marcelo, sempre foi um jogador muito competitivo e muito impaciente. Ele cunhou a frase “Este jogo é bom porque é rápido” e a empregava sempre que acreditava que um dos adversários estava demorando demais para fazer sua jogada. O detalhe sarcástico é que a frase provavelmente foi cunhada durante uma partida de Diplomacy, um jogo que pode levar tranquilamente dez horas…

De qualquer maneira, os confrades logo adotaram a frase, naturalmente empregando-a mesmo contra o seu criador. Eu também a emprego regularmente, em qualquer jogo, mesmo os mais demorados.

O tempo passou e, um dia, eu estava jogando com um grupo de pessoas com quem eu ainda não tivera o prazer de jogar. Subitamente, durante uma jogada mais demorada de um dos jogadores, um deles comenta “Este jogo é bom porque é rápido!” Fiquei bastante surpreso e quis saber a origem da frase. A primeira reação foi “eu não sei, é cultura geral de jogo”, mas isso náo me satisfez. Investigando o caso, descobri que este jogador tinha sido apresentado ao mundo dos jogos de tabuleiro por um conhecido mútuo,que eu tinha ensinado a jogar Diplomacy… e que tinha aprendido a frase fatal comigo.

Agora que resido em Curitiba a frase já está ganhando espaço por aqui também.Mas já encontrei pelo menos um caso em que parece ter havido evolução paralela da frase em outro grupo de jogadores.

Gentis leitores, e vocês? Convido-os a compartilharem conosco as frases peculiares ao seu grupo de jogadores. E mantenho a minha curiosidade: alguém mais emprega a frase “Este jogo é bom porque é rápido”?

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior