Primeiro playtest do 18SP

Hoje tivemos a oportunidade de testar pela primeira vez meu jogo da série 18xx, o 18SP sobre as ferrovias do estado de São Paulo. Jogaram Claudio (que gentilmente ofereceu sua casa para o jogo), Breno, Rafael e eu mesmo. Como era de se esperar, alguns problemas já se tornaram aparentes, mas de forma geral fiquei satisfeito com a dinâmica do jogo. Quase todas as minhas intenções de projeto se realizaram: a região da cidade de São Paulo atraiu o grosso das construções; a Central do Brasil seguiu o Vale do Paraíba; as ferrovias paulistas estenderam-se na direção da região cafeeira de São Carlos; os recursos eram escassos.

Por outro lado, é provável que eu tenha que reduzir a extensão do mapa na direção do Vale do Paraíba e do Rio de Janeiro; será necessário adicionar uma ferrovia à região de Poços de Caldas; os valores e poderes das sociedades de capital fechado têm que ser revistos; o banco deve ser reduzido.

Uma decisão de projeto que mostrou-se acertada foi a de não permitir upgrades e downgrades de cidades pequenas, que são abundantes no mapa. De forma geral, a modelagem histórica também foi bastante satisfatória, embora esta não seja uma das principais considerações do projeto.

O Quartel-Mestre
O Quartel-Mestre
polímata
filomático
pesquisador
escritor

LUIZ CLÁUDIO, o Quartel-Mestre, the Rules Lawyer, conversa e escreve sobre jogadores e jogos de todos os tipos, sobre ludologia, narrativas, poesia, e mais.

Próximo
Anterior